Publicidade

Premiação 2026

Mundo Virtual

Blogueiros: Fernando Anselmo, do "In Memory of the Traveller in Time"

Conferente em supermercado de Vargem Grande Paulista ajuda a divulgar bandas desconhecidas e incentiva o consumo de música

Música  –  10/01/2013 17:54

741

(Fotos: Divulgação)

Coleção: Objetivo inicial era postar álbuns

favoritos, agora é postar bandas não tão conhecidas

 

Série dedicada a blogs, blogueiros e colecionadores, "Loucos por Música" já é referência para quem quer encontrar um blog bacana, principalmente os iniciantes na aventura de vasculhar as teias da web em busca de entretenimento, cultura e boa música. Meu convidado de hoje é Fernando Anselmo, 23 anos, conferente em supermercado, Vargem Grande Paulista (SP).

Márcia: Como e quando começou a escrever seu blog? Qual era o objetivo e esse objetivo permanece o mesmo ainda hoje?

Fernando: Comecei em junho de 2011, por sugestão de um amigo que também tem um blog sobre música, nunca tinha pensado sobre essa possibilidade, nem sabia como fazer, a primeira postagem foi um pequeno texto sobre a Allman Brothers Band, mas não ficou muito bom. Com o tempo percebi que não conseguiria atualizá-lo com frequência, aí parti para os downloads. Meu objetivo inicial era postar meus álbuns favoritos, agora é postar bandas não tão conhecidas.

Márcia: Quando começou já era "In Memory of the Traveller in Time" e por que escolheu esse nome?

Fernando: No começo era só "Traveller In Time", por causa da música do Uriah Heep que tocava no momento em que criei o blog, mas depois que minha primeira conta no Mediafire foi excluída, resolvi começar tudo novamente, excluí todas as postagens e estava pensando em um novo nome, como "In Memory Of Elizabeth Reed" é uma das minhas músicas favoritas, uma amiga me sugeriu unir os dois nomes.

Márcia: Como escolhe os álbuns para postagem? Suas escolhas são aleatórias?

Fernando: Não tem nenhuma regra especial, posto álbuns que gosto ou que tenham capas bonitas.

Márcia: Já teve algum tipo de problema com gravadoras ou bandas ou teve álbuns deletados de provedores?

Fernando: Algumas denúncias, vários álbuns excluídos e um pedido para retirar o link de download

Márcia: Você acredita que de alguma forma esteja prejudicando alguém com suas postagens, falando de direitos autorais?

Fernando: Creio que não, as postagens ajudam a divulgar bandas desconhecidas, e incentivam o consumo de música.

Márcia: Qual é a importância de um blog dedicado à música?

Fernando: É facilitar o acesso para quem gosta de determinado estilo que não tem espaço em outros meios.

Márcia: A maioria dos internautas não deixa comentários de agradecimento, mas quando querem reclamar ou pedir sabem usar os comentários, isso te irrita?

Fernando: Antes de ter um blog eu pensava nesse campo como um espaço para reclamações de links quebrados, agora percebo quanto um simples "obrigado" vale muito.

Márcia: Faz ideia de quantos álbuns já publicou no blog?

Fernando: Cerca de 500, no momento tenho várias postagens no modo rascunho precisando de links novos, estou pensando em retirar as bandas e álbuns mais populares, esses dão muitos problemas com direitos autorais.

Márcia: Acredita que haja competição entre certos blogs?

Fernando: Sinceramente nunca pensei nisso, acredito que não ocorra, até porque o objetivo dos blogs é espalhar a música pela internet.

Márcia: Sua coleção aconteceu por acaso ou desde o início você já sabia que era uma colecionador?

Fernando: Sempre curti colecionar, a música entrou há pouco tempo em minha vida, quando comecei a baixar discos das bandas que ouvia no rádio quase enlouqueci, logo enchi minha pasta de música.

1

"Não tem nenhuma regra especial,
posto álbuns que gosto ou que
tenham capas bonitas"

Márcia: Quando começou a colecionar?

Fernando: CDs desde o ano passado, os mp3 desde 2010.

Márcia: Sua coleção é de LPs, CDs, mp3 ou tudo junto?

Fernando: A grande maioria são os mp3, mas também tenho CDs e alguns vinis.

Márcia: Sua coleção é só de rock ou outros gêneros podem entrar?

Fernando: Claro que sim, se for boa música e que me agrade sem problema algum, tenho no PC alguns álbuns de rap nacional do fim dos anos 90 que são maravilhosos, o "Espaço Rap Ao Vivo" é uma obra-prima.

Márcia: Qual o LP/CD ou mp3 que considera o mais raro de sua coleção?

Fernando: O "Meadowmuffin", do Clean Living, que postei recentemente no blog, não conseguia achar de jeito algum, tive que baixar as faixas do YouTube e depois editar.

Márcia: E qual deles seria o mais estranho dentro da coleção?

Fernando: Não sei se estranho é bem a palavra, mas o "The War Of The Worlds", do Jeff Wayne, que a versão musical do livro achei por um acaso em casa, resolvi postar por ter curtido a capa, hoje é uma das postagens mais visitadas.

Márcia: Qual álbum deu mais trabalho para encontrar?

Fernando: O do Clean Living que citei anteriormente foi muito difícil.

Márcia: Ainda tem uma lista grande de discos que procura?

Fernando: Eu procuro sempre ouvir bandas que não conheço, mas no momento nenhum.

Márcia: Como costuma achar seus objetos de desejo?

Fernando: Pesquisando na internet.

Márcia: Sua coleção é compartilhada no seu blog?

Fernando: Sim, tudo que consigo dou um jeito de postar no blog, até álbuns que já têm link gosto de upar os que comprei.

Márcia: Pode citar algumas das raridades que tem em sua coleção?

Fernando: Tem um bacana da Allman Brothers chamado "First Flight", se não me engano é o primeiro ou segundo show deles, ainda sem o Gregg, a versão de "Hey Joe" quem canta é o Duane, mas o áudio não é nada bom. Agora em CD ou vinil, não tenho nada raro.

Márcia: Sei que é uma sacanagem pedir uma listinha de álbuns favoritos, mas poderia fazer uma pequena lista com os dez álbuns que considera fundamentais em uma coleção. Lista comentada álbum a álbum, por favor!

Fernando:

1. Led Zeppelin - Led Zeppelin - Provavelmente o álbum que mais ouvi na vida, a pedra fundamental do Led.

2. Uriah Heep - Uriah Heep Live - Perfeito, a música "Traveller In Time" dá nome ao blog.

3. The Allman Brothers Band - At Fimore East - Descobri quando estava começando a curtir músicas longas, viajava sempre na Whipping Post, é indispensavél para quem curte discos ao vivo.

4. Recordando O Vale Das Maças - As Crianças Da Nova Floresta - Meu nacional favorito, instrumental lindo, como me disseram uma vez "faz bem para o coração".

5. Bob Dylan - The Bootleg Series, Volume 4 The Royal Albert Hall Concert - Conheci primeiro o lado acústico, que é maravilhoso, nem sabia da existência do lado elétrico, que parece ser melhor ainda, aí se tornou um dos meus álbuns favoritos. 

6. Sui Generis - Vida - Esse é muito viciante, belas melodias, o melhor que já ouvi do rock argentino. 

7. Jethro Tull - Thick As A Brick - Um dos álbuns que mudaram minha maneira de ouvir música, não imaginava uma canção desse tamanho, e que poderia ser tão boa, abriu muito minha mente com relação ao rock. 

8. Sandy Denny - Like Old Fasioned Waltz - Arranjos maravilhosos, a carreira solo da Sandy Denny consegue ser melhor do que o Fairport Convention. Quem nunca ouviu que ouça pelo menos uma vez. 

9. Crosby, Stills, Nash & Young - Déjà Vu - Folk, country, blues, com essa cominação e esses músicos não dava para sair algo ruim, obra-prima.

10. Joni Mitchell - Song To A Seagull - Lindo com a voz da Joni.

Caso queira acompanhar a série "Loucos por Música", os já publicados são:

> Luciana Aum do blog ProgRockVintage > Cristian Farias do blog Eu Escuto

> Luiz Fernando Rodrigues dos blogs Envoyez-la e Eu Escuto > Bruno Costa do blog Eu Ovo

> Marcello “Maddy Lee” do blog Pântano Elétrico > Renato Menez do blog Stay Rock

> Romeu Corsino do blog Prog Resenhas > Tiê Passos do blog Difusor de som

> Eduardo Marins do blog Planeta Progressivo > Homem Traça do blog Criatura do Sebo

> Heldon Brazil do blog Progressivo-Vivo > Os seis meninos do blog Valvulado

> Dugabowski do blog Melofilia > Alex sala do blog Muro do Classic Rock

> David Marques do blog Bordel do Rock > Outran Borges Jr. do Octopusland e Contramão

> Edson D´Aquino do Gravetos & Berlotas > Menegon do Venenos do Rock

> Micas do blog Consultoria do Rock

Por Márcia Tunes  –  marciatunes@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Anna Karenina

    O Fê é um cara de um gosto musical espetacular. Manja muito,muito e muuuito³ sobre Rock N Roll. O único problema é que ele é Corinthiano :( (hahahhaha!)...bem...mas ninguém é perfeito! Brincadeiras à parte, eu tenho o Fê em altíssima consideração porque ao contrário de muitos que curtem RNR no mesmo nível dele e "se acham" por isto, o Fê é sempre muito legal, divide com carinho seus conhecimentos e suas descobertas. Vida longa às viagens musicais do Fernando!