Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Homenagem

Orquestra Sinfônica de BM realiza concertos comemorativos na Sala Cecília Meireles

Apresentações acontecem em 8 e 22 de julho; fazem parte das comemorações dos 70 anos da Academia Brasileira de Música

Pelo Brasil  –  09/07/2015 20:03

Publicada em: 06/07/2015 (19:03:23)
Atualizada em: 09/07/2015 (20:03:23) 

1

(Foto: Divulgação)

OSBM completa dez anos e é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas 

A OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa) foi convidada a integrar a programação de comemoração dos 70 anos da Academia Brasileira de Música. Em dois concertos, com repertório essencialmente brasileiro, a Orquestra homenageia compositores nacionais e a Academia. As apresentações acontecem em 8 e 22 de julho, às 20h, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, um dos templos da música no país.

Em sua primeira apresentação, 8, a orquestra será conduzida pela maestrina taiwanesa Apo Hsu, importante nome do cenário mundial e que já regeu a OSBM em outras ocasiões. Além do concerto na Sala Cecília Meireles, Apo Hsu ainda rege a Orquestra em seu concerto de julho, da temporada oficial. Realizados na Igreja Matriz de São Sebastião, os concertos da temporada são gratuitos. Neste mês, a Orquestra recebe como solista o pianista Aleyson Scopel, no dia 14. Os ensaios com a OSBM e Apo Hsu para ambos os concertos acontecem desde o início do mês, em Barra Mansa.

Ao retornar à Sala Cecília Meireles, no dia 22, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa será regida por seu maestro titular, Vantoil de Souza. O solista desta noite será o saxofonista Welsten Leopoldino, uma das revelações da Orquestra. 

Um momento importante 

O repertório é baseado na obra de José Siqueira e Alberto Nepomuceno. Na apresentação do dia 22, a orquestra executa obras de Antônio Carlos Gomes, Radamés Gnattali e Oscar Lorenzo Fernandez. Antes dos concertos, um integrante da Academia Brasileira de Música conversa sobre a importância musical de um dos compositores da noite.

A Academia Brasileira de Música foi fundada em 1945 por Heitor Villa-Lobos para reunir personalidades do meio musical brasileiro. A comemoração de seus 70 anos representa a resistência da instituição aos novos tempos.

A apresentação da Orquestra na Sala Cecília Meireles é um momento importante, tanto para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, quanto para a Sala, que passou por uma reforma de restauração e reestruturação, reabrindo este ano. As obras foram necessárias para adaptar o prédio, que nasceu como mercearia, transformou-se em hotel, cinema e, posteriormente, uma sala de concerto, em uma sala própria para a realização de apresentações musicais, com acessibilidade e acústica adequada. 

Um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas 

Em 2015, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa completa dez anos de existência e é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.

Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR - NovaDutra, White Martins e Grupo Toniato, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro. 

________________________________________________________
Serviço

> Concertos em Comemoração aos 70 anos da Academia Brasileira de Música na Sala Cecília Meireles - Data: 8 de julho. Regência: Apo Hsu. Programa: José Siqueira, Concerto para orquestra; Alberto Nepomuceno, Sinfonia em Sol menor; Jose Siqueira, Sinfonia nº 5 "Indígena". Data: 22 de julho. Regência: Vantoil de Souza. Programa: Carlos Gomes, Alvorada da ópera "Lo Schiavo"; Radames Gnattali, Concerto para saxofone; Oscar Lorenzo Fernandez, Sinfonia nº 1. Local: Sala Cecília Meireles, Largo da Lapa, 47, Centro, Rio de Janeiro. Ingressos para os concertos aqui. Valor: R$ 40.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×