Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Concurso de Fanfarras e Bandas de Santa Isabel

Mais um título para o Projeto Música nas Escolas

Banda Marcial de Barra Mansa faturou o primeiro lugar nas categorias Corpo Coreográfico e Baliza e o terceiro lugar em Corpo Musical e Maestro no XII Confaban

Pelo Brasil  –  10/07/2017 18:30

1

(Foto: Divulgação/Luis Gustavo)

Banda Marcial de Barra Mansa; baliza Priscilla Veiga - primeiro lugar no concurso em SP 

A Banda Marcial do Projeto Música nas Escolas participou, no sábado, 8, do XII Confaban (Concurso de Fanfarras e Bandas de Santa Isabel - SP), considerada uma das mais tradicionais e disputadas competições do gênero no país. Foram mais de 30 corporações inscritas e avaliações em diversos segmentos. A Banda Marcial de Barra Mansa faturou o primeiro lugar nas categorias Corpo Coreográfico e Baliza e o terceiro lugar em Corpo Musical e Maestro.

Segundo o maestro auxiliar da Banda Marcial, Hércules Alves, o nível do evento um dos mais altos já competidos pela corporação.

- O concurso foi excelente, muito bem organizado e a apresentação da nossa Banda ocorreu dentro do planejado. Acredito que o resultado tenha sido justo, pela nossa qualidade, claro, e também pelo mérito de todas as outras corporações. É sempre bom nivelar esses desafios por cima - afirmou Hercules Alves, que também é percussionista, e compositor residente do Projeto Música nas Escolas.

Os músicos da Banda Marcial são também, em sua maioria, músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Para Hércules Alves, essa integração é um dos grandes motivos do sucesso da Banda que, desde 2008, figura no cenário nacional como uma das maiores campeãs das competições do gênero.

- Costumo dizer que a Banda Marcial é a atleta do Projeto Música nas Escolas. É com ela que saímos pelo país competindo e levando o nome da nossa cidade. E o fato de sermos também músicos da Orquestra de Barra Mansa é o que nos dá essa base de ensaios, qualidade técnica e coesão. 

OSBM Pelo Mundo

2

(Foto: Divulgação/Fabrício Rezende) 

Regência do concerto na Igreja Matriz, nesta terça-feira, 11, será do maestro Vantoil de Souza

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa faz, nesta terça-feira, 11, mais uma apresentação, parte da Temporada 2017 - OSBM Pelo Mundo, na Igreja Matriz de São Sebastião.

Neste concerto, que terá regência do maestro Vantoil de Souza, a Orquestra apresentará obras de Copland; Arutiunian - com solos de trompete de Alexandre Inácio; Villa-Lobos - em comemoração aos 130 anos de nascimento do compositor e Hércules Alves, com a estreia mundial da peça Dedicação 3.

A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há 12 anos promove a interiorização da música de concerto no Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião e no Instituto Cultural Municipal, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.

A arte de educar com música 

Mantido pela Prefeitura de Barra Mansa desde 2003, o projeto é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Desde sua fundação, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que se inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.

Os alunos da rede municipal de ensino de Barra Mansa têm contato, por meio do Projeto Música nas Escolas, com instrumentos musicais e acesso à infinidade de ritmos existentes, construindo, assim, um conhecimento musical que transforma sua bagagem cultural. Essa transformação oferece novas perspectivas aos alunos. Alguns seguem carreira de músico, tornando-se integrantes dos grupos do projeto e futuros professores. Mesmo aqueles que não se tornam músicos profissionais, transformam-se em adultos com grande interesse cultural.

As atividades do Projeto Música nas Escolas têm transformado musicalmente a cidade de Barra Mansa. Desde o início, o Projeto é mantido pela prefeitura, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Além disso, o projeto é patrocinado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também recebe o apoio da Saint Gobain e da Transporte Generoso. 

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa - Data: 11 de julho, terça-feira. Hora: 20h. Local: Igreja Matriz de São Sebastião, Barra Mansa.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×