(Foto: Divulgação)
Formato colaborativo permite que a cada edição mais produtores
compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música
Do Zimbabwe à Juvenília. O Grito Rock Mundo volta a conectar o planeta no início deste ano. O festival fomenta uma rede de produtores que conecta vilarejos de 400 habitantes, como Milho Verde, em Minas Gerais, a grandes centros econômicos do mundo, como Madri, na Espanha.
Produzido de forma colaborativa desde 2007, foi criado como uma alternativa ao Carnaval em Cuiabá - capital do Mato Grosso no Centro Oeste brasileiro - e em 2014 começou em 20 de fevereiro e vai até 30 de março. O formato colaborativo permite que a cada edição mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local. Ao mesmo tempo em que o festival amplia seu alcance no "Brasil Profundo", cria também conexões em âmbito global.
Integração com outras linguagens artísticas
Além de fomentar o cenário musical, o Grito Rock propõe diversas possibilidades de integração com outras linguagens artísticas por meio da criação de campanhas que incentivam desde transmissões ao vivo a ações ambientais, artes cênicas, atividades para crianças, formação livre, entre outras. Com dicas, sugestões e modelos, as campanhas trabalham a formação dos produtores para expandir o leque de ações em sua localidade.
As infinitas possibilidades rotas e circuitos formados entre os eventos fomentam também a circulação de produtores culturais, midialivristas, artistas e formadores de opinião. Nesses 12 anos de realização do festival, milhares de bandas já circularam e no último ano 1.500 shows já foram realizados. Para 2014 estão previstas cerca de 200 rotas conectando cidades da mesma região e festivais com datas próximas. As oportunidades, tanto para os shows como para as rotas serão abertas pelo Toque no Brasil, portal de música que promove conexão entre produtores e artistas.
Ações de fomento à música
O projeto foi idealizado pelo coletivo Espaço Cubo em 2003 e, com a criação do Fora do Eixo em 2005, e ampliou de forma conceitual e geográfica. A cada edição ganha ainda mais repercussão e espaço nas cidades onde acontece, como em São Carlos (SP), onde o evento foi inserido no calendário oficial da cidade, e em diversas outras onde já construiu histórico e público. Por meio do festival, produtores de todo Brasil e mundo desenvolvem ações de fomento à música e criam possibilidades para implementação de um sistema de trocas de serviços, tecnologias e experiências.
As edições internacionais começaram tímidas e hoje já chegam a 40 países de todos os continentes, tendo edições em toda a América Latina, ponto marcado na Europa e África e novas edições na Ásia e Oceania.
Para colaborar, interagir e saber mais sobre o Grito Rock, acesse Grito Rock, acompanhe a página do Facebook e/ou entre em contato com contato@toquenobrasil.com.br
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> Histórico
Depois do início das edições integradas em 2007, o Grito Rock cresceu exponencialmente e em 2011 alcançou a marca de 130 cidades, em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores. Na décima edição, em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de 700 produtores culturais, de 15 países diferentes. Finalmente em 2013, ganhando amplitude global, o festival alcançou 300 cidades de quase 30 países, tendo edições em toda a América Latina, Europa e África.
> Fora do Eixo
O Fora do Eixo é uma rede de Cultura, Comunicacão e Comportamento que reúne coletivos e parceiros espalhados em cerca de 300 cidades brasileiras. Em sete anos de atuação impulsionou a criação de dezenas de projetos, que, por sua vez, estimularam o desenvolvimento de outras redes, tais como, a Universidade das Culturas, o Banco das Culturas, Rede Brasil de Festivais e a Mídia NINJA.
> Toque no Brasil (TNB)
Site e rede de música brasileira com o objetivo de conectar bandas, músicos e produtores por meio de uma plataforma que reúne eventos, projetos e festivais diversos. Todas as vagas abertas pelos festivais do Grito Rock Mundo 2014 são gerenciadas pelo Toque no Brasil.
> Rede de realizadores
Com centenas de cidades conectadas, a cada ano mais produtores se integram à rede de festivais criada no Grito Rock. Aprimoramento de tecnologias e compartilhamento de experiências são os principais fatores pelos quais os produtores se mantém conectados, a fim de explorar plataformas de intercâmbio que favoreçam o avanço de tecnologias de desenvolvimento que fomentem culturalmente seus territórios.
> Rotas e turnês
Com o objetivo de traçar diversas rotas que cruzem o Brasil e o mundo, os eventos encadeados que compõem o festival possibilitam a criação de turnês de pequeno, médio e grande porte para artistas que poderão realizar suas inscrições por meio da plataforma do TNB - Toque no Brasil. O grande número de cidades produtoras e o curto período de tempo de realização do festival facilita a criação de rotas e mini turnês, reduzindo custos e aumentando o número de apresentações. Acompanhe as novidades.
> Campanhas Grito Rock
Promovendo a conexão da música com diversas linguagens, o Grito Rock utiliza 23 campanhas, que abrangem a sustentabilidade, produção, formação, comunicação, linguagens e circulação. O objetivo é potencializar os eventos em cada cidade e oferecer aos produtores um material de suporte para a ampliação e qualificação dos festivais por meio de cartilhas, tutoriais e ferramentas sistematizadas para facilitar as novas ações.