(Foto: Divulgação)
“Última Cidade”, de Victor Furtado,
será exibido no dia 27 (sábado), às 15h
A temporada 2023 do CineSesc continua em maio com sessões de cinema gratuitas no Sesc Barra Mansa. Com o tema “Narrativas do olhar”, a mostra deste mês reúne obras que têm a sua narrativa conduzida a partir do olhar e dos sentimentos de suas personagens, ora dialogando com o cinema de gênero, ora se aproximando do cinema experimental. (Clique aqui e veja como foi a programação de abril)
Os longas em cartaz, em Barra Mansa, são “First Cow - A Primeira Vaca” (2021), “No Coração do Mundo” (2019), “O Funeral das Rosas” (1969) e “Última Cidade” (2020). Os títulos são oriundos de diretores do Brasil, dos Estados Unidos e dos Japão.
- Usamos o termo cinema de gênero para definir quando um conjunto de filmes se assemelha em seus elementos cinematográficos, a partir de uma abordagem temática ou de estilo marcada por convenções. No caso desta mostra, sãos filmes que manejam elementos ora da fantasia e da ficção científica, ora do faroeste, da aventura e do filme de assalto para fundar as bases de suas narrativas. Com esses filmes, propomos um debate a respeito da maestria dos seus diretores em dominar as estruturas cinematográficas e, ao mesmo tempo, subvertê-las e nos surpreender a cada cena - afirma Leandro Luz, analista de Audiovisual do Sesc RJ, e um dos curadores dos filmes.
Serão mais de cem sessões, ao longo deste mês, em 13 unidades do Sesc RJ, sendo quatro delas na capital (Copacabana, Madureira, Ramos e Tijuca). Na Região Metropolitana e no interior, o circuito passa por Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Barra Mansa, Campos, Nova Friburgo, Teresópolis, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, e no Teatro Rosinha de Valença.
Com foco em produções de diversos estilos e países que tiveram pouco destaque no circuito comercial brasileiro, o projeto CineSesc tem o objetivo, segundo Leandro Luz, de fomentar o debate acerca dos filmes e propor uma reflexão a partir de seus temas e de suas narrativas. Confira a agenda e as sinopses para todo o estado no site do Sesc RJ.
A programação em Barra Mansa
. First Cow - A Primeira Vaca: Dia 6 de maio, 15h - Direção de Kelly Reichardt. Estados Unidos. 2021. 122 min. Ficção. 12 anos.
Em 1820, um cozinheiro solitário e habilidoso viaja para o território do Oregon, onde conhece um imigrante chinês que também busca criar sua fortuna. Logo, eles se unem em um perigoso esquema para roubar leite de uma premiada vaca local - a primeira e única em todo o território.
. No Coração do Mundo: Dia 13 de maio, 15h - Direção de Gabriel Martins e Maurílio Martins. Brasil. 2019. 120 min. Ficção. 16 anos.
Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos os seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma e executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.
. O Funeral das Rosas: Dia 20 de maio, 15h - Direção de Toshio Matsumoto. Japão. 1969. 105 min. Ficção. 18 anos.
Tóquio, anos 60. A nova estrela do Bar Genet é a ícone transgênero Eddie, cuja confiança ameaça a madame do local, Leda, mas atrai Gonda, o dono do bar, a colocando em uma perigosa intriga. Apresentado em versão restaurada, “O Funeral das Rosas” é uma obra fundamental da nouvelle vague japonesa e do cinema LGBTQIA+. Essa releitura original de “Édipo Rei” influenciou diretamente o clássico “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick. O diretor Toshio Matsumoto dobra e distorce o tempo como Resnais em “O Ano Passado em Marienbad”, criando uma obra original e marcante na história do cinema mundial.
. Última Cidade: Dia 27 de maio, 15h - Direção de Victor Furtado. Ceará/Brasil. 2020. 70 min. Ficção. Livre.
João, montado no seu cavalo Cruzeiro, e na companhia de um andarilho chamado Tahiel, adentra uma grande cidade do nordeste brasileiro para enfrentar aquele que tomou suas terras e acabou com sua família.
> Sesc Barra Mansa - Avenida Tenente José Eduardo, 560, Ano Bom.