(Fotos: Divulgação)
A escola Luiz Marinho Vidal, no bairro Jaqueira, se prepara para receber Ramires, campeão da Champions League pelo Chelsea, que abrirá oficialmente a retomada do projeto
Motivar, inspirar e mostrar que é possível superar barreiras. Essa é a proposta do Projeto Superando Limites: Somos Todos Iguais, que retorna em 2025 à Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, no bairro Jaqueira, em Piraí. Após uma pausa de cinco anos, a iniciativa que marcou gerações de estudantes volta com força total e já tem data para sua primeira grande ação: no dia 28 de agosto (quinta-feira), o ex-jogador Ramires, campeão da Champions League pelo Chelsea e da Libertadores pelo Palmeiras, será recebido com festa pela comunidade escolar.
Criado em 2013, o projeto sempre foi um ponto alto no calendário da instituição, que atende 350 alunos da educação infantil ao 9º ano. Mais do que palestras, ele proporciona encontros com referências nacionais em diferentes áreas, estimulando autoestima, motivação e perspectivas de futuro. Ao longo dos anos, a escola já recebeu nomes como Ana Botafogo, Bia Bedran, Robson Caetano, César Souza, além de ídolos do voleibol, natação, futebol e canoagem.
Sob a direção de Neyri Nazário e Adriana Perozini, e coordenado pelos professores de educação física Fernando Marlos e Leonardo Santos, o projeto envolve toda a comunidade: pais, alunos, professores e funcionários trabalham em conjunto para preparar apresentações de teatro, música, dança, leituras e até fanfarra, sempre alinhadas ao perfil do convidado.

- Temos o maior orgulho das ações preparadas pelos nossos profissionais, sempre com foco no aluno, que é a razão de existir da nossa escola - afirma a diretora Neyri Nazário.
A escola entra em contato com o convidado, mostrando a importância da visita de uma pessoa com dificuldades e problemas na vida como os alunos tem.
- Somos bem sinceros dizendo que não podemos pagar nenhum centavo. A maioria aceita participar. Alguns respondem dizendo que não têm agenda. Um ou outro nem responde. Acho pior não responder - comenta o professor Fernando Marlos.
Depois de muito tempo a escola está retornando com os projetos que parte da disciplina de educação física e se une a tantas outras.
- Assim podemos trabalhar em equipe com cada profissional (professor e funcionário) participando das ações efetivamente - diz Neyri Justino, diretora adjunta.
A escola se considera privilegiada em receber muitos convidados.
- E por isso planejamos e nos organizamos para criar e preparar as ações junto com os alunos. É maravilhoso poder trabalhar com projetos com aprendizagem significativa. Eu me orgulho de fazer parte de uma equipe como esta - enfatiza a professora Silvana Silva.
O resultado é que todos amam trabalhar na escola.
- Aqui temos muitas oportunidades de trabalhar junto com os alunos a parte prática sempre que pensamos numa atividade. Temos um grupo forte de professores e funcionários que acreditam que essas ações são importantes na vida dos alunos - destaca a professora Carla Bock.
Projeto Copa do Mundo 2026
A retomada também marca a largada de um novo desafio: o Projeto Copa do Mundo 2026: Em Busca do Hexa!, que terá ações pedagógicas ao longo dos próximos meses e culminará em junho do próximo ano, às vésperas do Mundial.
Mais do que receber grandes nomes, o Superando Limites reafirma a importância de oferecer às crianças e adolescentes da Jaqueira - uma região com poucas oportunidades de acesso à cultura e ao esporte - experiências que transformam vidas.

