
(Foto: Divulgação)
O projeto aconteceu em agosto na Apae de Barra Mansa e será realizado em setembro na Escola Municipal Ada Bogato; inscrições são gratuitas e abertas apenas para atendidos pela Apae para os estudantes da Escola Municipal Ada Bogato
O som contagiante da percussão ecoando em uma escola pública da região periférica e na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Barra Mansa com a Oficina Faz Batuque - um projeto que une música, criatividade e conscientização ambiental.
A iniciativa oferece aulas de percussão, violão e canto, utilizando instrumentos alternativos confeccionados a partir de materiais recicláveis, como latas e galões, construídos pelos próprios participantes. O objetivo é democratizar o acesso à formação musical, estimular a criatividade, fortalecer o senso de coletividade e despertar a consciência ambiental, incentivando o consumo responsável e o reaproveitamento de materiais.
- Integrar a sustentabilidade ao projeto cultural, como a musicalização com instrumentos recicláveis, não apenas educa, mas também inspira ações positivas em prol do meio ambiente, promovendo a educação ambiental, reduzindo o desperdício, promovendo o acesso à cultura e fomentando a criatividade - diz Pablo Café, coordenador do projeto.
Inclusão e acessibilidade são pilares do projeto: Todas as inscrições são gratuitas, os materiais são fornecidos pelo próprio programa e as atividades são adaptadas para estudantes com deficiência, incluindo acessibilidade física e instrumentos adaptados.
- O projeto almeja despertar o interesse pela música, promover a conscientização ambiental e fortalecer o senso de coletividade e inclusão social e oferecer uma oportunidade de desenvolvimento musical e artístico - complementa Pablo Café.
Além das aulas, haverá apresentações abertas à comunidade, aproximando famílias, escolas e moradores da região. A Oficina Faz Batuque acredita que a música é capaz de transformar vidas, abrir novos horizontes e criar laços de pertencimento - tudo isso ao som de ritmos que misturam arte, educação e cuidado com o planeta.
O projeto aconteceu em agosto na Apae de Barra Mansa e será realizado em setembro na Escola Municipal Ada Bogato. As inscrições são gratuitas e abertas apenas para atendidos pela Apae para os estudantes da Escola Municipal Ada Bogato.
- Levar o Oficina Faz Batuque para a Apae tem sido muito oportuno. Pois os alunos têm trabalhado o desenvolvimento sustentável na horta, e a oficina amplia significativamente o trabalho a partir da música produzida com materiais recicláveis. Isso prova que é possível unir a arte com o desenvolvimento sustentável. A união dessas duas práticas com certeza tem um impacto não só no modo de vida e alimentação, mas na constituição de cada sujeito que tem participado. Estamos a cada dia mais no lugar de construção do educar tratando - ressalta Vívian Fonseca, mediadora inclusiva do projeto.
O projeto foi contemplado pelo Edital-001.24 - Produção, Difusão e Formação no Município de Barra Mansa e viabilizado por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB (Lei nº 14.399/2022).
Quem é quem
. Coordenação de Projeto: Pablo Café
. Produção Executiva: Laboratório Produções Artísticas
. Coordenação de Comunicação: Laboratório Produções Artísticas
. Oficina de Construção de Instrumento e Percussão: Pablo Café
. Oficina de Prática em Grupo - Canto: Cecília Reis
. Oficina de Prática em Grupo - Harmonia Musical: Leynho
. Monitor: Wellington Calixto da Silva
. Mediadora Inclusiva: Vívian Fonseca
. Fotógrafo & Videomaker: Thiago Almeida
. Sonorização: Caio Braga Gabriel
. Contabilidade: Luzinete Schultz