Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Campanha

SPA-VR lança calendário 2014 para captar recursos

Objetivo é mostrar que não deve haver preconceito na adoção de animais e estimular essa prática, com animais adultos e outros em situações especiais

Educação  –  17/12/2013 10:22

1

(Foto: Divulgação/SPA-VR)

Compre: Foram produzidas 1.000 unidades iniciais; cada calendário custa apenas R$ 5 

"Assim como o animal não nos ama pela nossa cor, raça, orientação sexual, credo ou posição social, o amor que devemos retribuir não deve ser preconceituoso". Assim a presidente da SPA-VR, Carmem da Costa Leite Marques, define o objetivo da campanha de fim de ano da Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda: o lançamento do calendário 2014 da entidade.

- A ideia do calendário surgiu no meio do ano em uma das reuniões do novo grupo de coordenação da SPA, depois da elaboração do planejamento estratégico da entidade. O objetivo, além da captação de recursos, é mostrar que não deve haver preconceito na adoção de animais e estimular essa prática, com animais adultos e outros em situações especiais - diz.

Foram produzidas 1.000 unidades iniciais, com o apoio de quatro patrocinadores (Transporte Generoso, Posto Camuri, Pet Shop Pet Star e DVR Móveis). Os calendários de parede custam apenas R$ 5 cada um e poderão ser adquiridos, a partir desta quarta-feira,18, nos seguintes pontos:

> Em Volta Redonda, nas clínicas Veterinária Little Pet, Veterinária e Pet Shop Pequenos Amigos, Regno Animale Veterinária e nos pets da Quenia Fernanda, Rosalia Alves Jabour, além da Adega Sabor da Uva e do Restaurante Alecrim Dourado.

> Em Barra Mansa, estarão à venda no Café com Mel e na Margil Carimbos na Mário Ramos, além da Agropecuária Estamparia. 

1

(Fotos: Divulgação/Tainá Toledo)

8 - Dia do Fotógrafo: Tainá Toledo e
Brenda; Tainá é fotógrafa e adotou a Brenda

Confira a entrevista com Carmem da Costa Leite Marques 

Quanto tempo levou para finalizar todo o projeto? Quantas pessoas participaram?

O projeto iniciou em agosto, com o convite a amigos virtuais da SPA, que se ofereceram para participar do calendário. Alguns foram convidados, mas a maioria se voluntariou. O total de modelos foi em torno de 25 pessoas, sendo que algumas fotos serão usadas em calendários e outras em campanhas. O projeto ainda não está finalizado, pois ainda teremos calendário de mesa e peças promocionais incentivando a adoção, castração e posse responsável. A fotógrafa Tainá Toledo cedeu gratuitamente o seu tempo e os direitos autorais das fotos e a Gráfica Bandeirantes foi quem imprimiu os calendários. 

2

10 - Dia do Atleta Profissional: Iago Reis e Kit;
Iago é jogador do VR Falcons e voluntário da SPA

Quando surgiu, o que é, como funciona e o faz a SPA-VR?

A Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda é uma organização não governamental, não eutanásica, sem fins lucrativos, diplomada com o título de Utilidade Pública que visa o bem estar animal. A entidade é devidamente registrada e tem como metas combater maus tratos, fazer trabalhos de conscientização, orientar, prover abrigo temporário, tratar, esterilizar e doar animais abandonados. A SPA não tem veterinários no local e o número de animais que podem ser abrigados é limitado. Como não recebemos verbas públicas, somente podemos ajudar a um determinado número de animais e não a todas as solicitações que recebemos. Fundada em 30 de junho de 1998, em 15 anos de atividade a SPA-VR já ajudou a mais de 10.000 animais, entre socorridos, doados e castrados. Todas essas atividades são custeadas pela receita que a SPA-VR apura mensalmente, por meio da contribuição de seus sócios, das doações individuais e dos eventos realizados. Até 2012 a SPA-VR contava com um convênio com a PMVR, porém o mesmo não se encontra ativo. As despesas abrangem a compra de ração e medicamentos para o custeio dos atuais abrigados da SPA, material cirúrgico e medicamentos usados em esterilizações e outros procedimentos cirúrgicos necessários, pagamento de funcionário designado para a limpeza dos canis e manutenção da sede. 

3

30 - Dia Mundial da Juventude: Bruno
Marchetti e Betinha; Bruno é voluntário da SPA

Quantos animais são atendidos e quantos voluntários?

Hoje são atendidos cerca de 100 animais, entre cães e gatos. Há dois anos eram 300. A SPA-VR conta com um pequeno número de voluntários fixos (cerca de cinco), os quais auxiliam no trato dos animais do canil (dar banho, cortar unhas, medicar, alimentar, limpar o canil etc.), e um número maior de voluntários nos eventos, principalmente na Feira de Adoções. Todo o segundo domingo de cada mês, a SPA-VR realiza uma feira de adoções no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. A feira, realizada próxima da Feira Livre, é uma excelente oportunidade de visualização do trabalho da SPA-VR e de seus parceiros. Além da feira, a SPA-VR divulga seu trabalho em informativos mensais, distribuição de material educativo e também pela sua página nas redes sociais

4

7 - Dia do Jornalista: Cláudio Alcântara e Mancha;
Cláudio é jornalista e tem gatos adotados

Além de comprar o calendário, como as pessoas podem ajudar a SPA-VR?

As pessoas podem ajudar a SPA doando ração, medicamentos, material de limpeza ou se voluntariando para a limpeza dos canis e medicação dos animais nos fins de semana e em eventos que realizamos (feira e bazares). A SPA também está criando linhas de produtos para serem colocados à venda em pontos estratégicos da cidade. 

5

13 - Dia do Chef de Cozinha: Paula Chiamenti e Chico
(in memorian); Paula é nutricionista, chef e voluntária

Como foi o 2013 para a SPA-VR, faça um balanço das coisas positivas e das maiores dificuldades?

O 2013 foi um ano excelente para a SPA. Apesar da imensa dificuldade pela falta da verba recebida da PMVR (que não recebemos desde 2012), conseguimos aumentar a arrecadação de sócios, a adesão de voluntários e incrementar as ações de captação de recursos com eventos (bingos e bazares). As maiores dificuldades são exatamente a falta de recursos financeiros e a falta de entendimento das pessoas do trabalho da SPA. 

6

8 - Dia do Oceanógrafo: Douglas e Clara; Douglas é oceanógrafo

O que pode ser feito para conscientizar as pessoas dos direitos e do respeito aos animais?

O trabalho de conscientização é um trabalho de catequese e que deve começar na base da formação do ser humano. As crianças são mais suscetíveis a receber essa informação e são mais contundentes em defender junto a seus pais os direitos dos animais. Devemos cobrar do poder público o seu papel como agente tutelador de todos os animais (Art 1º da Lei 24.645/34), devemos implementar programas educativos em escolas e facilitar o acesso ao programa de castração gratuita já existente em Volta Redonda (para esse último necessitaríamos de um ônibus e de pessoas para o desenvolvimento do projeto).

7

27 - Dia do Motociclista: Neide e Tic-tac; Neide é
gerente administrativa, motociclista e voluntária

Volta Redonda é uma cidade que está melhorando nesse sentido?

Infelizmente não. O número de animais abandonados nas ruas vem crescendo e isso é reflexo da inexistência de uma política efetiva de educação e prevenção do aumento exponencial da população de rua, tanto de felinos quanto de caninos. É necessário começar a desenvolver o trabalho de castração nos bairros e de educação nas escolas, urgentemente.

8

11 - Dia do Estudante: Júlia Cunha e Mumu; Júlia é estudante

Projetos, o que vem por aí?

Para 2014 pretendemos iniciar a implantação do programa de educação nas escolas e comunidades, utilizando cães da SPA. Outros projetos são a viabilização de um programa de castração volante ou mesmo de transporte de animais ao Centro de Controle de Zoonoses, onde seriam castrados; a implementação, com o apoio da imprensa, de campanhas de conscientização da adoção de animais adultos e especiais, e da posse responsável; e a implantação do site da SPA.

9

13 - Dia Internacional da Moda; Gabriela Alvarenga e Milú; Gabriela é modelo

10

12 - Dia do Corretor de Seguros; Ariana Fonseca
e Pandora; Ariana é corretora e tem cães adotados

11

22 - Dia do Músico: Maxwilliam e Suspiro; Max é músico, adestrador e voluntário

12

11 - Dia do Engenheiro: Nathália Fernandes e Gugu
(in memorian); Nath é engenheira e voluntária

> Mais informações: (24) 99985-7023

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

2 Comentários

×

×

×

  • Celia Mariano da Silva

    Parabéns!!! Excelente reportagem, muito esclarecedora. A população de Volta Redonda e cidades vizinhas precisam conhecer o trabalho que vem sendo realizado pela Sociedade Protetora dos Animais e sua equipe de voluntários . . Obrigada! Jornalista Cláudio Alcântara... por nos brindar !!! Sou Voluntária da SPA /VR . \\r\\n

  • Priscila

    Linda iniciativa, lindas fotos e lindos modelos! Porém mais linda ainda é a vontade de fazer o bem, e isso a SPA tem (: adorei!