Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Mais e Maior

Simpósio do UGB/Ferp compartilha pesquisas e práticas pedagógicas

Evento abriu, oficialmente, o ano letivo 2014; segunda edição consecutiva teve na programação apresentações de pesquisas dos docentes

Educação  –  03/02/2014 08:05

2

(Foto: Divulgação) 

Sucesso: Evento foi realizado de 28 a 31 de janeiro, no Campus Volta Redonda do UGB/Ferp 

Incentivar e divulgar as pesquisa e produções dos docentes; divulgar práticas pedagógicas de sucesso; promover o intercâmbio de informações. Foi com esses objetivos que o II Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes abriu, oficialmente, o ano letivo de 2014. O evento foi realizado de 28 a 31 de janeiro, no Campus Volta Redonda do UGB/Ferp (Centro Universitário Geraldo Di Biase). A pró-reitora de assuntos acadêmicos, professora Elisa Alcantara, conta como surgiu a ideia de realizar o simpósio:

- Constatamos que muitas pesquisas realizadas e práticas interessantes não eram divulgadas internamente. Assim, a ideia do simpósio surgiu da necessidade de compartilhar as pesquisas e as boas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes do UGB. 

É o segundo ano consecutivo do evento, que teve na programação as apresentações de pesquisas dos docentes.

- Nossa expectativa era mesmo receber um número maior de professores participantes, já que em 2011 e 2010 foi realizado o Congresso de Pesquisa dos Docentes. Com o novo formato desde 2013, o simpósio se ampliou para apresentação de pesquisa e relatos de práticas pedagógicas bem sucedidas. Considerando o perfil de nossos professores, foi mais um evento de sucesso - diz.

O que mudou do primeiro para o segundo? De acordo com Elisa, na primeira edição focaram apenas pesquisas. Já na segunda ampliaram para pesquisas e relatos de práticas pedagógicas significativas.

- A mudança visa a troca de experiências docentes e o incentivo a adoção de metodologias inovadoras - frisa.

Para professores e pesquisadores

O público alvo do simpósio são professores e pesquisadores do UGB/Ferp. O trabalho pôde ter até três autores, desde que no mínimo um deles fosse professor do UGB. Cada professor pôde inscrever até dois trabalhos em cada categoria nas seguintes áreas de conhecimento:

> Ciências Biológicas e Saúde;
> Ciências Exatas e da Terra;
> Ciências Humanas e Sociais;
> Ciências Sociais e Aplicadas;
> ou Engenharia e Tecnologias. 

Elisa enfatiza que o evento acaba por fomentar entre os professores o desejo de realizar pesquisas e inovar sua prática pedagógica: 

- E isso repercute diretamente no processo de ensino e aprendizagem.

Edição impressa

1

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×