Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

"Ponte Para Novos Horizontes"

Jovens são beneficiados com aulas gratuitas de inglês

Projeto do UGB/Ferp e Rotary Clube de Volta Redonda Oeste já beneficiou mais de 100 jovens acima de 16 anos

Educação  –  03/02/2014 08:23

2

Mais de 100 jovens acima de 16 anos beneficiados com aulas gratuitas de inglês. Esse foi o resultado do "Ponte para Novos Horizontes", projeto realizado em parceria entre a Proppex (Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão) do UGB/Ferp (Centro Universitário Geraldo Di Biase) e o Rotary Clube de Volta Redonda Oeste. Em 2014, previsão é a de que a oficina de inglês retome as atividades todas as terças-feiras, das 9 às 11h, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Mury; e das 15 às 16h / das 16 às 17h, no Campus Volta Redonda do UGB, a partir de 11 de março, após o Carnaval.

O coordenador do curso de letras do UGB, professor Alexandre Batista, explica que os alunos participam dessas oficinas produzindo material pedagógico inédito e dando aulas.

- Participar desse projeto antecipa as situações de ensino e aprendizagem que o acadêmico de letras experimentaria somente em sua atuação após a conclusão do curso. Além disso, é uma maneira eficiente de articular teoria e prática. Os resultados são extremamente positivos, uma vez que, a um só tempo, o projeto dinamiza o curso de letras e propicia a prestação de um bom serviço à cidade de Volta Redonda.

2

(Fotos: Divulgação)

Cunho social: Projeto envolve acadêmicos do curso de letras do UGB em atividade de extensão 

Para a professora Lucia Costa (da Proppex), a iniciativa tem um cunho social muito grande, envolvendo os acadêmicos do curso de letras nessa atividade de extensão.

- E, ao mesmo tempo, inserimos esses jovens carentes no ambiente universitário, criando oportunidade, por meio da oficina de inglês, de conhecer uma nova língua - destaca.

Novas perspectivas de vida

3

"Ponte para Novos Horizontes" começou em 2012, no Campus Volta
Redonda; aulas em 2013 foram encerradas na tarde de 17 de dezembro

Parte dos jovens é assistida pelo Criaad (Centro de Referência Integrado de Atendimento ao Adolescente), ProJovem da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) e Cras da Vila Mury. 

- Os jovens do Criaad estão em situação de risco social e os do ProJovem são de várias comunidades carentes de Volta Redonda. Essa parceria é uma oportunidade para inserir esses adolescentes no mercado de trabalho e na sociedade, além de possibilitar a convivência no meio acadêmico para terem novas perspectivas de vida - enfatiza a presidente do Rotary Clube de Volta Redonda Oeste, Suely Giovanetti Alves. 

A aluna Sâmela Greice Theodoro dos Reis conta que o projeto trouxe várias melhorias em sua vida.

- É difícil achar um curso de boa qualidade gratuito - frisa.

O "Ponte para Novos Horizontes" começou em 2012, no Campus Volta Redonda. As aulas em 2013 foram encerradas na tarde de 17 de dezembro. Compareceu também à confraternização a monitora da oficina e acadêmica do 6º período de letras do UGB, Mayara Souza. 

_____________________________________________________
Extensão no UGB

4

Em 2014, previsão é a de que a oficina de inglês retome
as atividades todas as terças-feiras, após o Carnaval

A professora Lucia Costa (da Proppex - Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão) resume em três tópicos a política extensionista no UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase).

> Como surgiu o projeto da Oficina de Inglês gratuita para jovens

"A política extensionista, em contínua integração com o ensino e a pesquisa, desenvolve-se por meio de programas que, articulados com a sociedade e com as diretrizes institucionais, levam a ciência e a cultura. Propicia à instituição gerar, em seu interior, a produção de outros conhecimentos testados e alimentados pelo confronto com a realidade. No UGB, a atividade extensionista se configura a partir de três vertentes: uma voltada a projetos sociais; outra voltada a uma extensão universitária, por meio de ofertas de atividades de extensão curricular, cursos e eventos direcionados à comunidade interna e externa, de parcerias interinstitucionais e de intercâmbios; e uma terceira, consolidada nos últimos cinco anos, que é exercida por meio de atividades culturais. As oficinas do "Ponte para Novos Horizontes" são realizadas pelos monitores do curso de letras do UGB Mayara da Silva de Souza, Michel Ribeiro Netto e Iáconis Medici Silva, supervisionados pelo coordenador do curso, professor Alexandre Batista".

> Quais os resultados obtidos na prática

"Em 2013, o projeto foi estendido para a comunidade da terceira idade do Cras Vila Mury e a parceria com a Academia da Vida Oscar Cardoso, da Prefeitura de Volta Redonda, voltado para a terceira idade, com oficina de inglês (início em abril de 2013), com o objetivo de propiciar o conhecimento de uma língua estrangeira por meio de atividades lúdicas. Para 2014 o projeto pretende aumentar o número de assistidos, inclusive, incluindo uma parceria com a Fundação CSN para aula de inglês dos alunos do curso de hotelaria, com vistas de enriquecimento do currículo e preparando os jovens para o mercado de trabalho".

> De que forma os alunos podem colocar em prática o que aprendem

"Pela avaliação dos parceiros, dos alunos e monitores do curso, o que temos observado é uma melhora na postura dos alunos, na conduta e interação com os colegas, tanto na língua materna quanto no inglês. O fato de estarem participando de uma atividade extensionista dentro de um centro universitário trouxe uma nova visão aos jovens, porque sabem que com empenho podem fazer parte da comunidade universitária. Tem aluno que já conseguiu se destacar para avaliação de estágio. O projeto não visa quantidade e sim qualidade, contribuir para mudar a vida desses jovens".

Edição impressa

1

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×