(Fotos: Divulgação)
Mostra reúne a produção dos alunos do curso de
desenho e pintura do Programa Arte, Educação e Cidadania
Vinte telas e dois painéis com pinturas, colagens e mosaico que compreendem a produção total da turma de alunos do curdo de desenho e pintura e foram desenvolvidos especialmente para a exposição. Arte contemporânea a partir de referências artísticas modernistas e surrealistas em suas diferentes linguagens, com seus respectivos movimentos culturais e suas temáticas. Entre o abstrato e o concreto, pinturas, texturas e assemblage com diversos materiais e técnicas. Emoções e formas inspiradas no imaginário do cotidiano, nas suas manifestações, expressões, sentimentos, paisagens e objetos. Assim é "Cores da imaginação: O abstrato e o concreto".
Inaugurada em dezembro de 2013, durante a VI Mostra Arte, Educação e Cidadania, foi aberta para visitação em 3 de fevereiro, no Hall do Teatro do Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase, campus UGB/Barra do Piraí, onde pode ser vista até 4 de abril. Reúne a produção dos alunos do Programa Arte, Educação e Cidadania. Um dos destaques é o painel inspirado na obra "Guerra e paz", de Cândido Portinari.
_____________________________________________________
Quem é quem na exposição
. Coordenação geral: Luana Oliveira
. Professora e curadora: Maria José Marchiori
. Arte gráfica: Giedre Alves
. Turma E. M. Prof. Arlindo Rodrigues (BP)/artistas: Filipe de O. Guimarães, Guilherme de S. Silvano, Gustavo de S. Silvano, Jarison Oscar dos S. Silva, Laert S. R. Corrêa, Murilo Jones da Costa, Rafaela Reis de P. Arantes, Rayane R. dos S. Venâncio, Therlle dos S. Benício, Yasmin Vitória L. da Silva
_____________________________________________________
Confira a entrevista com Luana Oliveira
A exposição reúne a produção dos alunos do curso de desenho e pintura do Programa Arte, Educação e Cidadania. Como surgiu a ideia de expor os trabalhos? E qual o objetivo específico de expor as obras desses alunos?
Os cursos do Programa Arte, Educação e Cidadania são estruturados para que no segundo semestre seja produzido um trabalho final. Todos esses trabalhos são apresentados num evento denominado Mostra Arte, Educação e Cidadania, quando reunimos as escolas participantes, as famílias dos alunos e o público geral no espaço do centro cultural para a finalização das atividades do ano. Assim, a exposição reúne os trabalhos produzidos pelos alunos do curso de desenho e pintura e aproveitamos esse produto final para divulgar o programa e oferecer uma agenda cultural no espaço do Centro Cultural do UGB.
Veja a galeria de fotos da exposição
Como foi escolhido o tema da exposição? Está ligado diretamente ao que é ensinado no curso?
O tema foi escolhido a partir de proposta da professora da turma, a artista plástica Maria José Marchiori, de trabalhar diferentes técnicas e de permitir ao aluno criar utilizando sua imaginação e referenciais do cotidiano. Os trabalhos expostos foram desenvolvidos durante as aulas do curso que mesclou o conteúdo de técnicas de desenho e pintura com a produção de artistas consagrados, como Cândido Portinari, Alfredo Volpi, Pablo Picasso e Tarsila do Amaral, entre outros.
Como foi realizada a seleção das 20 telas e dos dois painéis?
As 20 telas e os dois painéis compreendem a produção total da turma de alunos e foi desenvolvida especialmente para a exposição.
Qual a faixa etária dos alunos do curso? E qual a reação deles ao ver seus trabalhos expostos?
A faixa etária dos alunos é de 11 a 14 anos e a turma é proveniente da Escola Municipal Professor Arlindo Rodrigues, de Barra do Piraí. É importante frisar que o curso é totalmente gratuito e que o UGB oferece o transporte e todos os materiais para os alunos. É um momento muito especial a chegada dos alunos na exposição montada, mostram orgulhosos as suas obras para o público, o que gera uma satisfação tanto para as famílias e a escola. O programa desenvolve um trabalho que prioriza a arte como elemento de participação social e cidadania, busca por meio de formas lúdicas e expressivas formar uma consciência crítica e inclusiva para os jovens.
Detalhe, por favor, o destaque da exposição, o painel inspirado na obra "Guerra e paz", de Cândido Portinari.
O painel inspirado na obra "Guerra e paz" é uma produção coletiva, todos os alunos participaram, pintura acrílica em papel que reunidas formam um mosaico e expressam em linguagem contemporânea a temática em questão.
Como surgiu a Mostra Arte, Educação e Cidadania? E qual finalidade?
A Mostra é uma etapa fundamental do programa e ela existe desde a sua criação em 2008. A finalidade é reunir todos os envolvidos nas atividades, escola, instituições parceiras, famílias, comunidade acadêmica em geral para a apresentação dos trabalhos finais desenvolvidos durante o ano nos cursos: exposição de artes, espetáculos de dança, teatro e violão, sites e blogs etc.
E o curso de desenho e pintura? Quando ele entrou em prática e com qual objetivo?
O curso de desenho e pintura foi iniciado em 2009 e tem o objetivo geral de promover um diálogo entre o desenho e pintura e as demais linguagens artísticas, estabelecendo uma ponte de referenciais estéticos e históricos locais, visando a autoestima dentro da realidade dos alunos.
Pode resumir, por favor, a história do Programa Arte, Educação e Cidadania?
O Programa Arte, Educação e Cidadania foi criado em 2008 e consiste no oferecimento de cursos gratuitos de: artes plásticas, capoeira, dança, desenho e pintura, hidroginástica, informática, natação, teatro e violão, para um público dividido em três grupos, crianças e jovens de escolas da rede pública de Barra do Piraí e Valença, grupos da terceira idade e turmas abertas para o público livre da comunidade local. O público-alvo é o jovem e o idoso, pois acredita que unir diferentes gerações em um mesmo conjunto de ações é um desafio muito interessante. O objetivo principal é habilitar e capacitar alunos por meio de formas de expressão subjetiva - estética, corporal, musical e intelectual - para novos caminhos de inserção e participação social. Por meio de um conjunto de atividades formativas, inovadoras e criativas de desenvolvimento pessoal, social e profissional, o programa, oferece anualmente mais de 500 vagas distribuídas entre os cursos e oficinas.
Dentro da proposta do programa, todos os cursos devem elaborar um trabalho final, envolvendo a temática do projeto. Assim, prevemos para o primeiro semestre o aprendizado das modalidades, e no segundo o início do trabalho com o tema. Todos os trabalhos são apresentados em um grande evento final, a Mostra Arte, Educação e Cidadania, quando organizamos o encontro das famílias, representantes das escolas e o público em geral.
Outras exposições estão previstas para este ano? O que vem por aí?
Sim, em março, ainda não temos a data definida, lançaremos a exposição "Bordando o Vale: Artesanato e memória". A exposição apresentará peças artesanais bordadas pelo grupo Bordando o Vale do Café. É resultado do projeto realizado pelo Centro Cultural do UGB em parceria com o Projeto Social Amor Perfeito. O objetivo principal foi contribuir para a geração de renda de bordadeiras e promoveu uma capacitação por meio de oficinas de história, memória e patrimônio cultural. O diferencial dos bordados produzidos é que representam lugares de memória que fazem parte das histórias de vida das bordadeiras, pois elas não só bordam, produzem o que aprendem por meio do diálogo com a memória. Todos os lugares retratados nos produtos foram visitados pelo grupo e, a partir das fotografias, desenhados como riscos e bordados. Esses lugares de memória são apresentados como marcas que identificam parte da história regional.
Serviço
> Cores da imaginação: O abstrato e o concreto - A exposição está aberta à visitação até 4 de abril, de segunda a sexta-feira, das 14 às 21h, no Hall do Teatro do Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase. Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site.