
(Fotos: Divulgação)
Trabalhar com o setor artístico, oferecendo espetáculos, exposições, oficinas, debates, rodas de leituras etc. Esse é o objetivo do Programa Vale das Artes. Seu propósito, segundo a coordenadora geral do Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase, Luana Oliveira, é despertar o espectador para a arte por meio da possibilidade de criação de empatia entre plateia e artista.
- Dessa forma, proporcionamos um meio para o exercício de sua cidadania, acreditando que a arte amplia a visão de si mesmo e do mundo ao redor - diz.

Luana enfatiza que o Programa Vale das Artes na Região do Vale do Paraíba Fluminense representa uma inovação bem peculiar para a sociedade local:
- Há na localidade uma grande carência de desenvolvimento de projetos artísticos, culturais e sociais. As comunidades da região em questão, apesar de não estarem localizadas tão distantes da capital do Estado do Rio de Janeiro, encontram-se em uma situação de "isolamento" no que se refere à possibilidade de vivenciar atividades relacionadas à arte e cultura.

E qual seria o diferencial do Programa? Para Luana, é a proposta de envolver e garantir à população valeparaibana o amplo direito à fruição e à produção cultural relevante no cenário nacional, oferecendo um olhar abrangente sobre as linguagens artísticas e sobre o atual posicionamento e engajamento artístico e cultural contemporâneo.
- O Vale das Artes oferece, mensalmente, opções artístico-culturais, como eventos musicais, teatrais, de artes plásticas, de dança, rodas de leituras, debates e oficinas - frisa.
Serviço
> Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase - Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site.
Edição impressa

