(Fotos: Divulgação)
Grupo de mulheres produz artesanato no tempo em que esperam seus filhos na Apae
Unindo forças. Ampliando horizontes. O Projeto Bordando o Vale iniciou uma nova parceria com o Grupo de Pais da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Barra do Piraí. A coordenadora geral do Centro Cultural do UGB, Luana Oliveira, conta que a iniciativa surgiu da proposta de expansão. Depois de consolidar e divulgar o trabalho iniciado em 2009 com o Projeto Social Amor-perfeito e o Grupo Bordando o Vale do Café, veio a ideia de levar a metodologia desenvolvida para um outro grupo de artesãos.
- Assim, buscamos informações e tivemos contato com o Grupo de Pais da Apae de Barra do Piraí, um grupo de mulheres que produzem artesanato no tempo em que esperam seus filhos na instituição. Entendemos que o perfil do grupo vai de encontro com os objetivos do Projeto Bordando o Vale e iniciamos a parceria - diz.
O Projeto Bordando o Vale tem como objetivo principal contribuir para a geração de renda de artesãs. Promover capacitação por meio de oficinas de história, memória e patrimônio cultural e oficinas de técnicas de artesanato. O diferencial dos produtos confeccionados é a representação de lugares de memória que fazem parte das histórias de vida das artesãs, pois a proposta não é só reproduzir técnicas, mas produzir o que aprenderem através do diálogo com a memória. Todos os lugares retratados nos produtos são visitados pelas artesãs e, a partir das fotografias, desenhados como riscos e bordados. Esses lugares de memória bordados apresentam-se como "marcas" que identificam parte da história local e regional. Os produtos confeccionados serão utilizados para a elaboração de um livro/catálogo, exposições e venda. Leia aqui a reportagem.
Confira a entrevista com Luana Oliveira
Como vai funcionar na prática essa parceria?
A parceria consiste em uma capacitação temática e técnica oferecida pelo Centro Cultural do UGB e convidados para o desenvolvimento do Projeto Bordando o Vale e na produção de artesanatos pelo Grupo de Pais da Apae.
O que caberá especificamente às integrantes do Projeto Bordando o Vale? E o que caberá ao Grupo de Pais da Apae de Barra do Piraí?
Cabe aos integrantes participar de todas as atividades propostas, contribuir para o desenvolvimento e aproveitamento das oficinas, contemplando a formação pela capacitação e o desenvolvimento de um artesanato temático que aborda a história local, a memória e os patrimônios culturais da região de Barra do Piraí e da região do Vale do Café.
Em que essa nova parceria avança, no que se refere ao início do projeto?
No início de 2014 o Projeto Bordando o Vale foi contemplado pelo Edital de Auxílio Básico à Pesquisa (APQ1) da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e a nova parceria celebra a utilização desse recurso e a expansão do projeto para um novo grupo de artesãos.
Oficinas já foram iniciadas e próximo passo é a elaboração dos desenhos a partir de fotografias
Quais as ações estão planejadas já para este ano com essa nova parceria?
As ações previstas são: oficinas temáticas de história, memória e patrimônio cultural e oficinas técnicas de artesanato; elaboração dos desenhos a partir das fotografias dos lugares de memória; criação das peças artesanais e de uma linha de trabalho; produção das peças artesanais; divulgação e comercialização dos produtos confeccionados.
Essa parceria busca resultados em curto, médio ou longo prazo?
Os resultados esperados são a curto, médio e longo prazo. Curto, porque desde o início traz para os integrantes um envolvimento, motivação e capacitação. Médio, porque é um trabalho que demanda uma construção coletiva e uma dedicação para a realização dos objetivos do Projeto Bordando o Vale. Longo, porque o que for desenvolvido pelo grupo fica e pode ser utilizado sempre.
Como o Centro Cultural avalia mais esse passo do projeto?
O Centro Cultural avalia de forma muito positiva, pois representa uma nova etapa que prevê novos desafios e a possibilidade de beneficiar mais um grupo a partir de um projeto que capacita, sensibiliza e instrumentaliza os envolvidos para uma atividade de desenvolvimento pessoal e profissional.
O que vem por aí?
As oficinas já foram iniciadas e temos pela frente a elaboração dos desenhos a partir de fotografias, a criação das peças artesanais e de uma linha de trabalho e a produção das peças artesanais.
Serviço
> Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase - Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site. Mais informações sobre o Grupo Bordando o Vale do Café pelos telefones: (24) 2437-1234 e (24) 9-9257-1161; e-mail: (analuciamoura@oi.com.br), no blog e Facebook.