(Foto: Divulgação)
Participaram do colóquio aproximadamente 150 discentes dos
cursos de serviço social, engenharia mecânica e de produção
Promover no ambiente acadêmico um debate qualificado sobre relações étnico-raciais, racismo, preconceito e políticas públicas. Proporcionar para o público um diálogo com especialistas e representantes de movimentos sociais. Com esses objetivos foi realizado em 4 de junho, no Teatro do Centro Cultural do UGB/Barra do Piraí o "Colóquio diversidade étnico-racial: Um debate contemporâneo". A promoção foi do curso de serviço social.
A coordenadora geral do Centro Cultural do UGB, Luana Oliveira, conta que a ideia foi dos discentes do 7º período do curso, a partir das discussões das disciplinas Atividades de Práticas Transversais Acadêmicas III: Relações Étnico-raciais e Gênero e Etnia.
- Eles entenderam que seria relevante organizar um evento e convidar especialistas e representantes de movimentos sociais para discutir a temática em questão sob uma perspectiva atual. Abordando tanto a história do Brasil e as políticas públicas, com as ações afirmativas e cotas para negros nas universidades públicas, quanto o racismo no futebol - diz.
Daí foi colocada em prática a ideia de uma proposta de diálogo, debate e construção de conhecimento sobre o tema da Diversidade Étnico-racial.
Confira a entrevista com Luana Oliveira
Qual o papel, na prática, do curso de serviço social do UGB nesse evento?
O curso, a partir dos discentes do 7º período, foi responsável pela organização, divulgação e realização do evento. Contaram com o apoio da coordenadora do curso, Elizabeth Nascimento, e da professora da disciplina de Gênero e Etnia, Vanessa Santos do Canto. Os discentes formalizaram a proposta, escolheram os integrantes que participaram da mesa e foram responsáveis pela realização do evento.
Por que a escolha do tema Diversidade Étnico-racial? Quem participou como convidado?
O tema, de relevância destacada na formação histórica e política da sociedade brasileira, é trabalhado nos cursos do UGB de forma interdisciplinar a partir de sua perspectiva transversal, uma vez que a educação das relações étnico-raciais é obrigatória e de fundamental importância de acordo com a Lei 11.645, de 10 de março de 2008 (ampliação da lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Ético-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Os convidados integrantes da mesa foram: Eva Lúcia de Moraes Faria Rosa, vice-presidente da Associação Cultural Sementes D´África de Barra do Piraí e e coordenadora do Projeto Jongo, História, Sabedoria, Identidade Negra; Luana Oliveira, professora do UGB e mestre em História pela UFF; Paulo Cardoso, assessor de Promoção da Igualdade Racial - Prefeitura Municipal de Barra do Piraí; Vanessa do Canto, professora do UGB, mestre em Serviço Social pela PUC-Rio e doutoranda em Direito pela PUC-Rio.
Qual o público alvo do evento? Quantas pessoas participaram?
O público alvo do evento foi os acadêmicos do UGB do Campus Barra do Piraí que estão cursando a disciplina de Atividades de Práticas Transversais Acadêmicas III: Relações étnico-raciais. Participaram do colóquio aproximadamente 150 discentes dos cursos de serviço social, engenharia mecânica e de produção.
Em que consiste o curso de serviço social? Quantos alunos? Tempo de duração?
O curso faz parte do Instituto de Ciências Sociais e Humanas e é realizado em quatro anos. Foi reconhecido pelo MEC na Unidade de Volta Redonda pela portaria nº 21, de 12, de março de 2012, e na Unidade de Barra do Piraí pela portaria nº 122, de 5 de julho de 2012, tendo recebido conceito 4 em ambas. É coordenado pela professora Elizabeth Machado do Nascimento, graduada em Serviço Social pela UFF e mestre em História Social pela USS.
O curso visa à formação de assistentes sociais que por meio de sua prática de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, saibam utilizar o instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção das diversas expressões da "questão social". Oferece formação intelectual e cultural generalista crítica, de acordo com sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.
A escolha do Teatro do Centro Cultural para a realização do evento tem alguma finalidade específica?
A escolha do teatro se deu devido a proposta da realização de uma mesa-redonda e um debate com o público, o espaço dispõe de recursos audiovisuais e proporciona interação entre os integrantes da mesa e a plateia.
Quais as próximas atividades previstas para o Teatro?
Estamos produzindo uma comédia e uma peça infantil para o segundo semestre, além da proposta de um monólogo. Quando os títulos e datas estiverem definidos, divulgaremos por aqui.
Quais as próximas atividades previstas para o curso de serviço social?
No segundo semestre é realizada a Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social do UGB com atividades nos campus de Volta Redonda e Barra do Piraí.
Serviço
> Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase - Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site.