Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Privilegiando Músicas Brasileiras

Coral do UGB se apresenta na Festa da Padroeira, em Valença

Apresentação na Catedral Nossa Senhora da Glória foi após a missa e teve no repertório músicas nacionais e estilos variados

Educação  –  03/09/2014 16:23

1

(Fotos: Divulgação)

Especial: Apresentação, em 9 de agosto, na Catedral Nossa
Senhora da Glória, começou com a "Oração de São Francisco"

> Leia também: Coral do UGB, um agente cultural e de socialização 

A Festa da Padroeira, em Valença, ganhou a marca do Coral do UGB este ano: músicas nacionais e de estilos variados. A apresentação, em 9 de agosto, na Catedral Nossa Senhora da Glória, começou com a "Oração de São Francisco", seguida de "Fico assim sem você" - Claudinho e Buchecha, "Tempos modernos - Lulu Santos, "Berimbau" - Baden Powell e Vinicius de Moraes, "Wave" - Tom Jobim e "Alecrim" - cantiga popular. Foi a primeira apresentação do coral no evento.

- A experiência foi bastante positiva. Aconteceu depois da missa e o público aguardou com receptividade a apresentação do Coral do UGB. Acreditamos que novos convites podem surgir e estamos disponíveis e ansiosos por novas apresentações - diz a coordenadora geral do Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase, Luana Oliveira, acrescentando que as próximas apresentações previstas são em eventos internos do UGB.

2

Repertório eclético: Coral interpretou "Fico assim sem você",
"Tempos modernos, "Berimbau" e "Wave", entre outras canções

O Coral do UGB vai do sertanejo ao rock anos 60, passando pelo samba, bossa nova e MPB. Não tem uma base única, mas se apoia nos preceitos de fazer músicas que agradam os coralistas e os ouvintes.

- Dessa forma, tem privilegiado as músicas brasileiras, o que não significa que são exclusividade no seu repertório - fala o maestro Antonio Carlos da Silva.

Tudo começou em março de 2012. Luana conta que receberam no teatro o Coral Vozes em Canto, de Barra do Piraí. Daí veio a ideia e a vontade de montar um grupo de canto coral no UGB. Em contato com o maestro Antonio Carlos, a assessora da reitoria, Maria Aparecida Di Biase, articulou a formação do Coral do UGB e sua realização nos campi de Barra do Piraí e Volta Redonda.

Segundo a coordenadora, o objetivo principal da iniciativa é disponibilizar um espaço de aprendizado do canto coral para alunos, professores e amigos da instituição.

3

Coral do UGB vai do sertanejo ao rock anos 60, passando pelo samba, bossa nova e MPB

- Fazer do ambiente acadêmico um lugar mais lúdico e de socialização, formando um grupo de apresentação e disseminando a cultura através da música. Além de divulgar e integrar a marca do UGB na região sul fluminense - enfatiza.

No grupo de Barra do Piraí são 25 coralistas, e são mais pessoas da comunidade, mas também funcionários e alunos. No campus Volta Redonda o número de alunos, professores e funcionários é um pouco maior, mas a faixa etária é a mesma, com um total de 20 pessoas.

- A idade não interfere na qualidade ou desenvolvimento do trabalho - frisa o maestro.

Em 2013, o Coral participou de dois grandes festivais, Juiz de Fora e Conservatória, além de encontros regionais e eventos. 

Serviço 

> Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase - Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site. Campus do UGB, em Volta Redonda. Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81, Aterrado. Telefone: (24) 3345-1700. Site.

Edição impressa

1

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×