(Fotos: Divulgação)
Programação cultural esteve associada a uma visita guiada ao Centro Cultural do UGB
Atividades culturais e esportivas. Noventa alunos e 30 profissionais. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi comemorada, de 21 a 28 de agosto, com vasta programação no Campus UGB de Barra do Piraí. No dia 25, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade, entidade filantrópica que presta atendimento a crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais, utilizou o espaço do centro universitário.
Segundo a diretora geral do Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase, Luana Oliveira, trata-se de uma comemoração de abrangência nacional, com o objetivo de promover ações de defesa dos direitos e políticas junto aos órgãos públicos, empresas privadas e imprensa.
Programação esportiva consistiu em recreação no ginásio e passeio pelo Centro Esportivo
Foi a primeira vez que a Apae de Barra do Piraí comemora no Campus UGB. Luana explica que essa escolha se deu a partir de uma aproximação da Apae com o UGB, por meio de outros projetos e ações que estão propiciando o fortalecimento de uma parceria.
Confira a entrevista com Luana Oliveira
Por que a escolha de uma programação cultural e esportiva para comemorar a Semana do Excepcional?
Além da diversão, a organização de uma programação cultural e esportiva foi pensada com o intuito de proporcionar para os alunos da Apae novas experiências em um novo espaço. Assim, as atividades envolveram integração e inclusão social.
Quais as atividades fizeram parte da programação cultural?
A programação cultural esteve associada a uma visita guiada ao Centro Cultural. Os alunos conheceram nossa estrutura física, visitaram as exposições do Memorial Geraldo Di Biase, a Capela São José, o teatro e assistiram a um filme no cinema.
Quais as atividades fizeram parte da programação esportiva?
A programação esportiva consistiu em uma recreação no ginásio esportivo do Campus UGB e um passeio pelo Centro Esportivo, piscina, pista de atletismo, campo e academia.
Quantos profissionais atuaram no evento. Quantos do UGB?
Foram 30 profissionais envolvidos no evento, 25 da Apae e cinco do Centro Cultural do UGB.
Além dos profissionais do UGB, de que forma o Centro Cultural participou do evento?
O Centro Cultural participou fornecendo apoio estrutural e cedendo o ônibus para o transporte dos alunos da Apae até o Campus UGB de Barra do Piraí.
Qual a importância de um evento como esse para a Apae e para o UGB?
Em primeiro lugar a importância está na proposta e nos objetivos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a promoção de ações de defesa de direitos e políticas. Além disso, destaco a consolidação da parceria entre as instituições e o UGB, cumprindo sua missão: "Compromisso com a transformação social".
A experiência deve se repetir nos próximos anos?
Esperamos que sim, nossas portas estão sempre abertas para iniciativas como esta.
______________________________________________________
Serviço
> Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase - Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site.