(Fotos: Divulgação)
São quatro atores/improvisadores em cena: André Lamare, Cristiano Lopes, Celso Jardim e
Ricardo Ferreira; grupo conta com a direção de Claudio Manoel (integrante do Casseta & Planeta)
Um projeto de humor baseado no improviso, onde a plateia tem fundamental importância para o desenvolvimento do espetáculo. Assim é "Impromédia", que foi encenado em 6 de novembro, às 20h, no teatro do Centro Cultural do UGB. Sucesso, com público de aproximadamente 150 pessoas - lotação completa.
A coordenadora geral do Centro Cultural do UGB, Luana Oliveira, conta que o contato para "Impromédia" ser apresentado no teatro veio a partir de um professor do curso de educação física do UGB, que conhecia o trabalho do grupo com jogos de improviso.
- A peça fez parte da programação da Semana Acadêmica do curso. Entretanto, a plateia contou com acadêmicos do campus UGB de Barra do Piraí de forma geral. Além de educação física, alunos de engenharias civil, produção e mecânica, biomedicina, administração e serviço social, o público reuniu alunos de variados cursos do UGB - diz.
Sucesso de público e crítica
"Impromédia" foi criado em 2011 como um grupo de jogos de improviso e já foi apresentado em espaços variados, sempre com sucesso de público e crítica. Esteve em temporada durante o mês de outubro/2014 (quatro semanas, de sexta-feira a domingo), no Teatro dos Grandes Atores/Barra da Tijuca e foi aplaudido por quase 3 mil pessoas.
Durante essas quatro semanas, o espetáculo contou com a participação dos atores Bemvindo Sequeira, Alexandra Dias, Antonio Ysmael, Helio de la Peña e Marcelo Madureira, e muitos outros serão convidados para as próximas temporadas.
No espetáculo tudo é feito no improviso com a ajuda da plateia, por meio dos temas sugeridos na hora.
- Há um roteiro dos jogos que serão realizados, mas os temas, os personagens, tudo que irá acontecer na cena, são pegos na hora com a plateia. Também há jogos que a plateia participa ativamente. Além de tudo isso, durante o espetáculo ainda são feitos esquetes de humor com temas atuais, previamente ensaiados - detalha Luana.
Diferente e interativa
São quatro atores/improvisadores em cena: André Lamare, Cristiano Lopes, Celso Jardim e Ricardo Ferreira. O grupo conta com a direção de Claudio Manoel (integrante do Casseta & Planeta).
- Como as cenas e as histórias são improvisadas, o público sempre assiste a uma peça diferente e interativa a cada apresentação. No palco, um mestre de cerimônias aquece o público com uma pequena introdução. Na hora das improvisações, ele seleciona as sugestões da plateia e explica os mecanismos e as regras dos jogos de improviso - fala a coordenadora.
Luana explica que no espetáculo tudo é feito na hora, após a apresentação de um roteiro dos jogos que serão realizados, e isso é o máximo do que cada um pode saber antes de começar:
- Os temas, os personagens e tudo que irá acontecer na cena, são escolhidos na hora com a plateia, tornando-a participante ativa da apresentação.
______________________________________________________
Serviço
> Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase - Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site.