(Foto: Divulgação)
"Bordando o Vale: Artesanato e memória" foi realizada de
21 a 23 de outubro e fez parte da nona edição da Jornic UGB
O hall de entrada principal do campus UGB de Volta Redonda foi tomado por cores e formas artesanais. A exposição "Bordando o Vale: Artesanato e memória", realizada de 21 a 23 de outubro, fez parte da nona edição da Jornic UGB (Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário Geraldo Di Biase). O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão com o apoio da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
"Bordando o Vale: Artesanato e memória" já havia sido montada este ano no Memorial Geraldo Di Biase, campus UGB de Barra do Piraí, com grande sucesso.
- A única diferença é que nessa montagem em Volta Redonda levamos menos peças bordadas, foi uma exposição menor dos produtos de artesanato - diz a coordenadora geral do Centro Cultural do UGB, Luana Oliveira.
Segundo ela, a avaliação do evento é muito positiva, pois divulgou o Projeto Bordando o Vale, realizado pelo Centro Cultural do UGB, no campus universitário de Volta Redonda.
- O público circulante no evento correspondeu aos alunos da instituição e muitos visitantes. Encerramos a exposição com essa montagem em Volta Redonda - frisa.
A exposição, em março deste ano, contou com aproximadamente 200 peças produzidas por 11 bordadeiras que formam o grupo Bordando o Vale do Café. Produtos exclusivos, vendidos a preços acessíveis. Elas participaram da escolha dos lugares retratados e da seleção das fotos a serem desenhadas. As linhas suaves e harmoniosas dos desenhos de Maria José Marchiori transformaram as fotografias selecionadas em riscos para os bordados, dando vida e criando a identidade visual dos produtos confeccionados.
Uma parceria de sucesso
O Projeto Bordando o Vale começou em 2009, a partir de uma parceria entre o Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase, do UGB, e o Projeto Social Amor-perfeito (Distrito de Ipiabas - Barra do Piraí). O Centro Cultural desenvolveu a proposta do projeto e buscava um grupo de bordadeiras para colocá-lo em prática.
- Em 2008 conhecemos o Projeto Social Amor-perfeito e iniciamos um diálogo para realizar a parceria que se consolidou em 2009 com a realização das oficinas e o início da produção dos bordados. O objetivo principal é contribuir para a geração de renda das bordadeiras - conta.
Além das oficinas realizadas pelo Centro Cultural do UGB, em 2010 o Projeto Bordando o Vale foi indicado pela Secretaria Municipal de Cultura de Barra do Piraí para receber uma consultoria do Sebrae-RJ como um grupo produtivo para compor a Coleção DOM (Dignidade, Ousadia e Maestria), pois incentiva o Empreendedorismo Social/Economia Solidária. A partir de então, as bordadeiras Amor-perfeito fundaram o Grupo Bordando o Vale do Café, unindo a proposta do projeto do Centro Cultural do UGB com a consultoria do Sebrae-RJ. Assim, o grupo segue desenvolvendo produtos artesanais e aperfeiçoando o bordado, produz tanto peças de vestuário quanto de casa e decoração. Participa de feiras e eventos turísticos, além de ter alguns pontos de venda fixos: Ipiabas - Loja Muito Além do Jardim/Empório dos Arcos/Fazenda São João da Prosperidade; Conservatória - Fazenda Florença.
Projeto Social Amor-perfeito
As bordadeiras são integrantes do Projeto Social Amor-perfeito, todas de Ipiabas, distrito de Barra do Piraí. O grupo é coordenado pela professora aposentada Ana Lúcia Moura e foi criado em 2006 como uma organização não governamental composta por mulheres que desenvolvem atividades artesanais, tanto para um aprimoramento geral de suas habilidades, quanto para complementação de sua renda. O projeto oferece um espaço para trocas, diálogos e para cursos e oficinas de abordagem geral. Em 2009 começou a parceria com o Centro Cultural do UGB, por meio do Projeto Bordando o Vale.
O projeto resgata a história local, por meio de pesquisas e relatos de memória, estabelecendo linhas temáticas de trabalho. A principal linha temática desenvolvida partiu de uma discussão geral com as bordadeiras e a proposta inicial do Projeto Bordando o Vale. Foi definido trabalhar o patrimônio histórico, artístico e cultural do Vale do Café.
Os produtos são ótimos para presentes e lembranças de modo geral. A coleção compreende desde peças de vestuário e uso pessoal como bolsas, blusas e xales, como peças de decoração e utilidade doméstica: almofadas, quadros, aventais, bandejas etc.
Já foram realizados, entre eventos e feiras, mais de 20 exposições, tendo como marca a participação no Rio-à-Porter, que aconteceu de 10 a 13 de janeiro de 2010, no Píer Mauá, Rio de Janeiro, além dos Festivais Vale do Café e Café, Cachaça e Corinho.
______________________________________________________
Serviço
> Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase - Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site. Mais informações sobre o Grupo Bordando o Vale do Café pelos telefones: (24) 2437-1234 e (24) 9-9257-1161; e-mail: (analuciamoura@oi.com.br), no blog e Facebook.