Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Completando de 18 Anos de Atividades

Escola de Ballet da Prefeitura de Piraí no Centro Cultural do UGB

Dança moderna e solos do espetáculo sobre a Bela Adormecida reunirão 15 integrantes; formada em 1997, atende atualmente a 200 alunos em três pólos: Piraí, Arrozal e Santanésia

Educação  –  27/04/2015 17:32

1

(Fotos: Divulgação)

Apresentação será em 30 de abril, às 20h; evento é aberto ao público gratuitamente

Quinze integrantes, de 12 a 18 anos, em solos do espetáculo "A Bela Adormecida" e de um balé moderno. A Escola de Ballet da Prefeitura Municipal de Piraí vai se apresentar no teatro do Centro Cultural do UGB, em 30 de abril, às 20h. O evento é aberto ao público gratuitamente e os convites serão distribuídos de acordo com a procura, no escritório do Centro Cultural.

A ideia, segundo a coordenadora geral do Centro Cultural do UGB, Luana Oliveira, veio da própria Escola, que está completando 18 anos de atividades e comemorando com apresentações em espaços culturais da região.

- Como o grupo já havia realizado um espetáculo no Centro Cultural em 2008, retomamos o contato e recebemos com grande alegria a proposta - diz.

A Escola de Ballet da Prefeitura Municipal de Piraí iniciou suas atividades em 1997 junto à Secretaria de Esporte e Lazer. Atende atualmente a 200 alunos em três pólos: Piraí, Arrozal e Santanésia. Ao fim de cada ano, realiza o seu encerramento com um grande festival de balé, que já está em sua 18º edição. 

Confira a entrevista com Luana Oliveira 

Os acadêmicos terão que tipo de participação? Apenas como espectador, ou vocês pensaram numa forma de envolvê-los mais diretamente?

Os acadêmicos do curso de educação física irão assistir ao espetáculo como atividade da disciplina de dança e realizaremos um momento de troca de experiência com a coreógrafa responsável pelo trabalho, Ana Lucia Braga. 

É a primeira vez que um balé se apresenta no teatro do Centro Cultural? Quais outros já se apresentaram?

Não, além da própria Escola de Ballet de Piraí, também recebemos a Companhia de Dança Stacatto, do Rio de Janeiro. 

Um pequeno histórico sobre o teatro, incluindo a capacidade e de que forma ele é utilizado.

O teatro do Centro Cultural foi inaugurado em 2009, construído e é equipado a partir de padrões profissionais com capacidade de 180 lugares. Já recebeu espetáculos como "Vidas secas", da Companhia Artemis; "Dona Margarida", da Companhia Bahiana de Risos; "Cartas", da Companhia Os Autorais", entre outros infantis e produções internas do UGB. 

As apresentações no teatro são sempre gratuitas? Qual a média de público por apresentação?

A maioria das apresentações é gratuita e, quando cobramos, os ingressos são a preços populares. Temos uma média de público que varia muito de acordo com os espetáculos, mas gira em torno de 100 pessoas por apresentação. 

Ao criar um teatro, qual o objetivo do Centro Cultural? Esse objetivo está sendo alcançado plenamente?

O objetivo do Centro Cultural ao criar o teatro é oferecer um espaço e uma programação artística e cultural para a comunidade acadêmica e o público geral. 

Já existe uma programação de ocupação do teatro até o fim do ano? É possível citar alguns espetáculos que serão apresentados no teatro?

Nossa programação tem uma base fixa e também inserimos novos eventos e propostas de acordo com novas demandas. Estamos montando um espetáculo infantil para o fim de maio, em outubro temos a VIII Festa Literária Vale das Artes e em dezembro a VIII Mostra Arte, Educação e Cidadania. 

_______________________________________________________
Dialogando com várias iniciativas
 

2

Ideia é levar o Sarau Histórico para outros eventos temáticos e espaços culturais da região

Do Café ao Chorinho: Sarau Histórico é um novo projeto do Centro Cultural do UGB que envolve a concretização de um grupo artístico com a proposta de fazer um diálogo entre música e história, a partir da temática do Vale do Café. A primeira edição aconteceu no Festival Café, Cachaça e Chorinho de Ipiabas - distrito de Barra do Piraí -, em 20 de abril.

Segundo a coordenadora geral do Centro Cultural do UGB, Luana Oliveira, o sarau foi organizado pelo professor do curso de violão do Programa Arte, Educação e Cidadania, Alexandre Frazão, e pelo maestro do Coral do UGB, Antonio Carlos Silva. Contou com as participações do aluno do curso de violão Igor Dias, de integrantes do coral e do professor do curso de arquitetura Flávio Luiz da Silva. E também: a assessora artística do Centro Cultural Giedre Alves. O convidado especial foi o pandeirista Mirandinha, de Barra do Piraí.

Alexandre Frazão é o arranjador musical que conduz os violões de Igor Dias e Flávio Luiz da Silva. O maestro Antonio Carlos, que também é professor do curso de história do UGB, é o responsável pela construção histórica, insere a temática do período de plantio do café na região com o surgimento do chorinho. Giedre Alves é a cantora do espetáculo. 

Como é a participação dos acadêmicos do UGB no sarau? De que forma o UGB facilita essa participação no evento?

Esse evento não é direcionado para os acadêmicos. Teremos a participação do grupo da terceira idade do Programa Arte, Educação e Cidadania, o UGB disponibilizou um micro-ônibus para o transporte. 

Onde foi realizado, especificamente, o sarau lá em Ipiabas? Foi aberto ao público gratuitamente?

O sarau foi realizado no Empório dos Arcos, espaço gourmet e de artesanato localizado na Rua Lourival de Oliveira, 900, em Ipiabas, aberto ao público gratuitamente. Antes do sarau tivemos um wokshop e degustação de café. 

Qual a importância para o UGB em participar de um evento como esse?

O UGB, por meio do Centro Cultural, participa de eventos como esse com o propósito de contribuir para a formação de uma programação cultural e artística na região. 

De que forma aconteceu esse convite para a participação no evento?

O convite veio dos proprietários do Empório dos Arcos, que já vêm mobilizando algumas instituições e organizações para a construção de um calendário turístico em Ipiabas. Além do sarau, ainda dentro da programação do Festival Café, Cachaça e Chorinho, o Coral do UGB se apresentou na Igreja Nossa Senhora da Piedade, também em Ipiabas, em 19 de abril. 

Não é o primeiro evento que o UGB participa fora do Centro Cultural. Qual a importância de participar de eventos assim?

A importância é dialogar com várias iniciativas, levar a produção que acontece no ambiente universitário para um outro público e divulgar as ações e projetos realizados pelo UGB. 

Este ano, já estão programadas outras participações em eventos fora do Centro Cultural?

Sim, a ideia é levar Do Café ao Chorinho: Sarau Histórico para outros eventos temáticos e espaços culturais da região. 

_______________________________________________________
Centro Cultural realiza recepção para os novos alunos 

3

Alunos receberam informações sobre os projetos desenvolvidos na área de arte, cultura e esportes

O Centro Cultural realizou a recepção para os novos alunos do campus UGB de Barra do Piraí. O evento aconteceu em dois momentos, uma apresentação do campus dos programas e ações do Centro Cultural no auditório, além de um ensaio aberto do Coral do UGB no Bistrô. Participaram as turmas de alunos ingressantes, cerca de 500 deles foram envolvidos nas atividades.

Segundo a coordenadora geral do Centro Cultural do UGB, Luana Oliveira, o ensaio aberto do coral no início dos semestres acontece há dois anos e a apresentação do Centro Cultural aconteceu pela primeira vez este ano.

- Foi uma iniciativa proposta pelo pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Francisco Sampaio, com o objetivo de informar e integrar os novos alunos sobre os projetos desenvolvidos na área de arte, cultura e esportes que são oferecidos gratuitamente para a comunidade. 

Há a integração dos acadêmicos veteranos com os novos nessa recepção?

Sim, há a integração, uma vez que ambas ações foram abertas e proporcionaram informações que circularam entre os alunos. 

Quantos profissionais do UGB se envolvem na realização dessa recepção? E de que forma?

Toda equipe do Centro Cultural esteve envolvida na elaboração do material, a assessora administrativa Juliana Teixeira, assessora artística Giedre Alves e a assessora pedagógica Maria Aparecida Di Biase. Também realizamos uma apresentação de profissionais do UGB para os alunos, como a assessora da reitoria, Maria Luiza Andrade; o prefeito do campus, João Luiz Alvez; e a responsável pelo Grupo de Apoio Pedagógico, Gisele Shad. 

Os novos alunos corresponderam às expectativas e aprovam esse tipo de recepção?

A receptividade e interesse dos alunos foi bastante satisfatória, realizaram perguntas e demonstraram entusiasmo em se integrarem e participaram dos programas e eventos realizados pelo Centro Cultural no campus UGB de Barra do Piraí. 

O que pode ser destacado no evento deste ano?

Destaco a conscientização e sensibilização dos alunos quanto aos projetos sociais realizados pelo UGB e oferecidos gratuitamente para a comunidade. Para novos alunos é importante serem apresentados à instituição e saber o que ela desenvolve. 

O que você observa que um evento como esse provoca nos novos alunos, em termos de expectativas para o ano acadêmico que se inicia?

Provoca novas expectativas e possibilidades que estão relacionadas com a vivência proporcionada pelo ambiente acadêmico, espaço de formação e de trocas de experiências, saberes e oportunidades. 

É um evento "vivo" e que é modificado no seu formato a cada ano, ou segue um padrão rígido?

Este ano aconteceu em um formato de palestra, com a exibição de um vídeo e o ensaio aberto do Coral. 

O tom é de formalidade ou mais descontraído? Os organizadores têm essa preocupação?

Mesmo com um formato de palestra, o tom é mais descontraído e deixamos os alunos bem a vontade para participarem, fazerem perguntas. A intenção é abrir um canal de diálogos e informações.

> Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase - Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 (Estrada Barra do Piraí/Valença), Barra do Piraí. Telefone: (24) 2447-4726. Site.

Edição impressa

1

2

3

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×