Publicada: 20/04/2016 (10:06:18) . Atualizada: 02/06/2016 (10:34:37)

(Fotos: Divulgação)
Oficinas: Fotografia e edição de vídeo, guia turístico, elaboração de microprojetos culturais
Contribuir para o resgate e apropriação da memória histórica de Volta Redonda. Este é um dos objetivos do Projeto Residência na Memória. Começa em 26 de abril e serão três meses de oficinas: Fotografia e edição de vídeo, Museu de Rua (guia turístico local), Curso livre de elaboração e produção de microprojetos e eventos culturais. Tudo grátis.
- A ideia é criar o sentimento de pertencimento cidadão e o resgate da autoestima pelo corpo discente através do diálogo com a comunidade, utilizando produtos artísticos/culturais poéticos - diz Carlos Eduardo Giglio, da Guerrilha Produções Teatrais.
Tudo será feito, segundo Giglio, por meio de pesquisas, envolvimento nas oficinas oferecidas e pela produção intelectual realizada durante o processo de ensino aprendizagem em sala de aula.
A oficina de fotografia e edição de vídeo será baseada em técnicas de história oral. Vai realizar entrevistas para a elaboração de um pequeno documentário sobre o assunto. Durante o processo, os alunos receberão capacitação para captação e edição de vídeo e fotografia.
Em Museu de Rua, será elaborado um roteiro de museu a céu aberto pela cidade, desde o marco inicial, a Vila de Santo Antônio de Volta Redonda, até o “Abraço à CSN”, utilizando toda a produção do Projeto Residência na Memória.
Já o curso livre de elaboração e produção de microprojetos e eventos culturais vai instrumentalizar estudantes da rede pública, a partir dos 16 anos, a elaborar e desenvolver projetos e eventos de pequeno porte em comunidades, escolas, sindicatos e associações, possibilitando o desenvolvimento e o empoderamento sócio cultural e territorial.
_______________________________________________________
Serviço
> Projeto Residência na Memória - Colégio Estadual Rio Grande do Sul, Rua 154, n° 255, bairro Laranjal, Volta Redonda. Mais informações: (24) 9-9996-7802. Ficha de inscrição no grupo Residência na Memória.

