(Foto: Divulgação)
Mauro Tavares: “Poderei propor melhorias
para as provas e ainda preparar os nossos
alunos para a avaliação”
O coordenador de medicina, professor Mauro Tavares, obteve uma importante conquista que enaltece ainda mais o status do curso e da instituição. Ele, e mais um professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), são os únicos professores-doutores do Estado do Rio de Janeiro a comporem uma das Comissões Assessoras de Área, para as áreas avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2016.
Com isso, o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) é a única instituição privada do estado a ter um docente escolhido pelo MEC para ser parte integrante da equipe que formula as provas do Enade, em Brasília.
- A conquista se deve em grande parte pela excelente avaliação do Centro Universitário, e, em pequena porcentagem, pelo peso do meu currículo e experiência acadêmica. A credibilidade que o UniFOA tem perante ao MEC foi, sem dúvidas, o fator que mais contou na hora da escolha deles por mim. Dentro desse universo, poderei propor melhorias para as provas e ainda preparar os nossos alunos para a avaliação, cujos temas foram fundamentados nas doenças de maior prevalência - disse Mauro.
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, e competências (conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes) adquiridas em sua formação. O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
_______________________________________________________
Atlética EngFOA lança campanha do agasalho
Uma das vertentes mais exploradas pela Atlética EngFOA é a de cunho social. Já foram desenvolvidas diversas campanhas pelos alunos que ajudaram centenas de pessoas carentes, como a Campanha de Doação de Leite, realizada em 2015, por exemplo. Mas, desta vez, o foco é o inverno. Os futuros profissionais irão arrecadar agasalhos, cobertores e roupas de cama que serão doados à comunidade do Quilombo de Santana, em Quatis. A campanha se estende até o dia 21 de junho.
- Nossa ideia é não ser apenas uma atlética esportiva, mas ter esse olhar e esse cuidado com a sociedade também - explicou a diretora social da EngFOA, Anna Paula Oliveira, acrescentando que todos são bem-vindos à campanha.
- O movimento partiu da Atlética, em parceira com a Sala Verde UniFOA, mas queremos que todos alunos, funcionários e professores participem também. Quanto mais gente, melhor, porque mais pessoas serão ajudadas.
São aceitos todos os tipos de agasalhos, cobertores e roupas de cama em bom estado para serem doados. As peças serão colocadas em caixas de coleta localizadas nos prédios 14 e 18 (Engenharias), do campus Três Poços e nas secretarias de curso de todos os campi.
