Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Apresentações Culturais e Palestras

ETPC apresenta projetos técnico-científicos de alunos

Aberto ao público, o 28º Conheça a ETPC tem o patrocínio do Banco do Brasil e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação  –  30/09/2016 12:41

5491

(Foto: Arquivo/ETPC)

Abertura do Conheça a ETPC 2014; este ano Escola

abre as portas para a comunidade no dia 7 de outubro

 

A ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), da Fundação CSN, em Volta Redonda, abre as portas no dia 7 de outubro para apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos do ensino médio e técnico na 28ª edição do Conheça a ETPC. Sob patrocínio do Banco do Brasil, o evento gratuito e aberto a toda comunidade faz parte da agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), que acontece simultaneamente em todo o país. Entre as atrações principais, estão as apresentações culturais e palestras. 

Neste ano, o tema “Ciência alimentando o Brasil” tem como finalidade estimular propostas para melhoria na alimentação. Essa temática foi escolhida após a ONU declarar 2016 o Ano Internacional das Leguminosas. Segundo o MCTI, o objetivo da Semana Nacional é aproximar a população da ciência e da tecnologia, por meios de projetos inovadores, que estimulem a curiosidade e motivem a discussão sobre o assunto em questão. 

Na ETPC, os projetos técnicos que serão apresentados pelos alunos dos terceiros anos no 28º Conheça a ETPC têm como eixos fundamentais a inovação e a criatividade. Os alunos montam os seus projetos em grupo, tendo como base o conteúdo aprendido em sala de aula. No total, serão 27 projetos dos cursos técnicos em eletrônica, eletromecânica, mecânica, petróleo e gás e informática. Haverá uma competição entre as equipes com votação presencial e nas redes sociais. 

_______________________________________________________

Para estimular a experimentação da teoria na prática, todas as turmas do ensino médio e técnico, inclusive primeiros e segundos anos, participam da ação, com trabalhos de temas diversificados. Entre eles: gastronomia inteligente, que propõe o aproveitamento integral dos alimentos; hidroponia, que é o cultivo de alimentos sem solo; e Projeto Pensando Limpo, que aborda a conservação da escola. 

_______________________________________________________

O 28º Conheça a ETPC conta com a participação de empresas parceiras, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), De Lorenzo, Saae (Serviços Autônomo de Água e Esgoto), ATMA e Pernod Ricard; e universidades da região. Entre os destaques dessa edição, estão as palestras com profissionais da CSN, sendo uma delas sobre “Embalagem para alimentos: Aspectos tecnológicos, sanitários e ambientais”. A CSN está presente no setor de embalagem há mais de 50 anos. 

Para o diretor da ETPC, Rogério de Paiva Lima, o ensino médio aliado ao curso técnico incentiva a pesquisa científica e ajuda a despertar a investigação nos estudantes.

- Os projetos realizados pelos alunos na conclusão dos cursos demonstram soluções inovadoras não só para as indústrias, mas também para a sociedade, tendo como foco principal a otimização de recursos e o desenvolvimento sustentável. O Conheça a ETPC fortalece ainda o relacionamento da escola com empresas, universidades e comunidade.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • Andréia

    De fato, projetos que impressionam pela criatividade e originalidade. Parabéns aos alunos e todos que fazem deste evento um sucesso!!!