(Fotos: Divulgação/Renata Mello)
Inauguração: Mais um passo para a consolidação de uma cultura de inovação no Brasil
Uma educação pensada para atender as necessidades do mercado precisa estar de mãos dadas com a tecnologia e a inovação. Com o objetivo de investir ainda mais nessa integração, o Sistema Firjan inaugurou, nesta sexta-feira, 31, em Resende, o Senai FabLab e o Espaço Maker da Escola Sesi. Os dois laboratórios serão usados pelos alunos para desenvolver e aperfeiçoar projetos, além de estimular o empreendedorismo.
No Senai FabLab - que faz parte de uma rede mundial criada pelo Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) -, os estudantes terão a oportunidade de elaborar trabalhos desde a ideia até o protótipo, utilizando ferramentas como impressoras 3D, máquina de corte a laser e cortadora de vinil. Eles, inclusive, serão desafiados a construir projetos que solucionem problemas reais da indústria.
No Espaço Maker, alunos de ensino fundamental e médio terão à disposição ferramentas manuais e tecnológicas para serem estimulados a pensar melhorias para questões do cotidiano da sociedade.
_______________________________________________________
O Senai inaugurou, ainda, a sala Pré-Acelera, espaço onde estudantes vão aperfeiçoar projetos, pensados a partir de problemas reais da indústria, para transformá-los em planos de negócios e apresentá-los a potenciais investidores. A sala faz parte do Desafio Senai + Indústria, mais um investimento do Sistema Firjan para aproximar empresas e estudantes.
_______________________________________________________
Para o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, as inaugurações representam mais um passo para a consolidação de uma cultura de inovação no Brasil.
- Esses laboratórios são alavancas para que os jovens ajudem o país a reduzir a lacuna de desenvolvimento tecnológico que nos separa dos países mais avançados - disse.
O presidente destacou, ainda, a importância de se formar jovens inovadores e com espírito empreendedor.
- Que esses espaços inspirem alunos e professores, pois sem educação e inovação o Brasil não avança - completou.
O empresário Felipe Nunes, da empresa Nunes de Resende, acredita que esse investimento traz infinitas possibilidades tanto para alunos, quanto para a indústria.
- A inovação é um fator de sobrevivência para as empresas e esses laboratórios tornam tangíveis todas as possibilidades que nós temos. Além disso, os estudantes que passam por esses espaços chegam na indústria muito mais entrosados com as nossas necessidades - declarou.
Aluno de ensino médio do Sesi articulado com curso técnico de mecatrônica do Senai, Gabriel de Asevêdo não escondeu sua empolgação com os novos laboratórios. Para ele, a prática vai ajudá-los a reter ainda mais o conhecimento.
- O mundo não é só teoria, ele é prática. Esses espaços nos fazem ser protagonistas na formação pessoal e profissional.
Competições animam unidade
Resende também está sediando um torneio de robótica e um hackathon, com a participação de mais de 160 alunos de todas as Escolas Sesi do estado e de outras sete instituições convidadas. Na competição de robótica, os estudantes estão sendo desafiados a trabalhar em grupos para montar robôs e cumprir missões de engenharia. Já no hackathon, uma “maratona hacker”, os alunos estão desenvolvendo soluções para questões da sociedade com técnicas criativas e empreendedoras.
As competições, realizadas em parceria com a empresa ETC Brasil, ajudam na compreensão dos conceitos de matemática, física e biologia, e, assim como os laboratórios inaugurados, trabalham habilidades que vão ser usadas ao longo da vida.




