Publicidade

RH

Desenvolvimento Regional

UniFOA sedia encontro do Programa Líder

Objetivo primordial do eixo é discutir a melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem na educação básica pública

Educação  –  19/10/2018 19:27

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Autoridades públicas municipais, gestores de universidades, empresas e representantes de entidades empresariais discutiram “Educação” 

_______________________________________________________

A FOA (Fundação Oswaldo Aranha) e o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) receberam, na manhã de hoje, 19, autoridades públicas municipais, gestores de universidades, empresas e representantes de entidades empresariais, para discutirem “Educação”. A instituição faz parte do projeto Líder, um programa de liderança para o desenvolvimento regional no Médio Paraíba. 

Desde outubro de 2017, o grupo formado por aproximadamente 80 representantes se reúne para pensar em melhorias que atenderão os 12 municípios da região. Quatro eixos vêm sendo trabalhados: desenvolvimento, inovação, turismo, e educação. 

No eixo Educação, do qual a FOA/UniFOA fazem parte, dentre os estudos que estão sendo feitos para beneficiar cerca de 500 escolas públicas, está a construção de uma Escola Inovadora Modelo em Pinheiral e Volta Redonda, e um portal da educação que irá disseminar boas ideias e unir os gestores desses colégios.   

- Nossa intenção é que a primeira fase do ensino fundamental seja trabalhada de maneira inovadora, com novas metodologias e ferramentas que possam levar as crianças a um contato com um ensino mais dinâmico. A universidade entende que, para trabalhar melhor o seu acadêmico, os esforços precisam começar ainda na escola - destacou o vice-presidente da FOA, Eduardo, Prado. 

O objetivo primordial do eixo é discutir a melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem na educação básica pública. 

- Estamos desenvolvendo um planejamento estratégico com nove ações prioritárias que, no conjunto, irão propor melhorias até o ano de 2030 - pontuou o coordenador do eixo, Osvaldir Geraldo Denadai, pró-reitor Administrativo do Centro Universitário Geraldo Di Biase. 

A troca de experiências e a possibilidade de juntar esforços em benefício da região é vista com bons olhos também pela reitora do UniFOA.  

- A educação é fundamental para o desenvolvimento. Os alunos que estão saindo das escolas e faculdades são as pessoas que farão essa transformação. Estar presente no projeto é muito gratificante, estamos unidos para discutir uma das principais demandas sociais - disse a professora Claudia Utagawa. 

Todos os municípios estão trabalhando para construir uma região mais sustentável e moderna. 

- Conseguimos colocar em discussão questões e demandas que antes ficavam apenas dentro da escola. No Projeto Líder temos pessoas que têm interesse em melhorar a qualidade de vida em nossa região. E, se queremos melhorar a qualidade de vida, o primeiro passo é olhar para a educação - Sediene Maia dos Santos, vice-prefeita de Pinheiral. 

Entenda melhor 

O Programa Líder é uma iniciativa do Sebrae que já vem sendo realizado em 17 regiões de 12 estados brasileiros, já incluindo o Médio Paraíba, que é a primeira do Estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa, que terá a duração de 24 meses, com previsão para ser finalizado em 2019. No entanto, os projetos serão implementados ao longo dos anos, até 2030. 

A metodologia do Líder surgiu em 2008 e foi concebida para mobilizar e apoiar as lideranças para a otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. O objetivo é unir as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região a longo prazo, promovendo a qualificação dessas lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×