Publicidade

RH

Exame Nacional do Ensino Médio

Enem - Dicas para aumentar o foco

Saiba qual a importância da rotina, de não se sobrecarregar, de fazer pausas, exercitar-se e encontrar o método de estudos ideal

Educação  –  17/09/2021 16:25

10156

 

(Foto Ilustrativa)

Aproveite a tecnologia: O YouTube e o Instagram têm vídeos e perfis dedicados para como se sair bem em provas e no Enem

 

Leonardo Chucrute

É muito comum se distrair enquanto estamos estudando. Quando estamos em casa, a mãe ou o irmão chama, o cachorro late querendo brincar ou a televisão ligada faz a gente dar aquela olhadinha e acabar perdendo o foco nos estudos. A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), somando os dois dias de prova, dura dez horas e meia. Então, para ter um bom desempenho é necessário ter foco.

Muitas pessoas não sabem, mas a concentração é algo que a gente desenvolve. Nós, seres humanos, somos multifocais. Desde a pré-história, tínhamos que estar atentos a tudo. Hoje, continuamos a ter nossa atenção dispersa, uma vez que somos bombardeados por informações. Mas, claro, temos que ficar atentos, porque há momentos importantes, como os estudos, que exigem nosso foco completo.

1 - Em primeiro lugar, é muito importante planejar sua rotina. Pode parecer óbvio, mas, ao se organizar, você consegue aumentar o seu foco. Então, separe seus horários e determine suas tarefas para assim conseguir se concentrar melhor. Crie hábitos, planeje tudo com auxílio de agendas, planners ou aplicativos. 

2 - Outra dica é que é preciso ter cuidado com a sobrecarga. Ninguém é de ferro e se tem uma coisa que tira o foco é o cansaço. Então respeite seus limites. Separe entorno de duas horas para estudar aquela matéria e mais uma hora para fazer exercícios.

3 - A terceira técnica é fazer pausas. Entre uma matéria e outra, é importante que pare um pouco para respirar. Nesse momento, o cérebro absorve mais o que você aprendeu. Beba água e relaxe um pouco para voltar com mais foco para os estudos.

4 - Exercitar-se é mais uma coisa que você deve fazer. É importante que separe um momento para se alongar, fazer uma meditação, esfriar a cabeça. O exercício é bom tanto para o seu físico quanto para o mental.

5 - Mais uma dica é encontrar seu método de estudo ideal. Não adianta alguém te indicar fazer mil exercícios de matemática, quando você aprende só de ver vídeos. Então, teste diversas formas de estudar e veja com qual aprende mais e da melhor forma.

6 - A última técnica é aproveitar a tecnologia. O YouTube e o Instagram têm vídeos e perfis dedicados para como se sair bem em provas e no Enem. Aproveite o celular e o computador para usar as redes sociais para estudar e aprender mais. Só tome cuidado para não se distrair e passar mais tempo vendo vídeos ou fotos e se distraindo do objetivo principal de tirar uma boa nota no Enem. 

Não desanime dos seus objetivos porque isso também pode tirar o seu foco. Cabeça erguida. Lembre-se sempre que o seu amanhã depende do que você faz agora. Dedique-se e estude, pois o resultado vem. 

> Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum, professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×