
(Fotos: Divulgação)
Dhiogo Caetano lança obra que propõe uma virada de chave na forma como a África é ensinada e compreendida
E se a história da África que você aprendeu na escola não passasse de um recorte limitado, baseado em estereótipos e silenciamentos? É essa provocação que o pesquisador e escritor uruanense Dhiogo José Caetano lança com seu novo livro, “Desbestializando a Socialização da História Africana e a Contribuição da Educação Contemporânea na Desmistificação das Áfricas”.
A obra é um convite direto à desconstrução de ideias profundamente enraizadas no imaginário coletivo, e, muitas vezes, reforçadas por sistemas educacionais pouco comprometidos com a diversidade cultural e a pluralidade histórica do continente africano.
Com linguagem clara e firme, Dhiogo Caetano propõe uma jornada de aprendizado e reflexão que passa pela valorização das Áfricas em suas múltiplas dimensões; não apenas como território geográfico, mas como potência histórica, cultural e intelectual.
O autor costura uma abordagem crítica sobre a forma como a história africana é socializada e mostra como a educação contemporânea pode (e deve) ser ferramenta ativa na desmistificação dessa narrativa única e distorcida.
Mais que uma leitura, o livro é um chamado à consciência. E chega em um momento em que pensar o papel da educação como agente transformador se faz urgente.
“Desbestializando a Socialização da História Africana...” é leitura indispensável para quem busca reavaliar o próprio olhar sobre a história e mergulhar em uma visão mais justa, plural e humanizada das Áfricas.
O livro convida o leitor a embarcar numa viagem de conhecimento que atravessa o tempo, os saberes e as lutas. Uma experiência de desconstrução que transforma.
> Clique aqui para comprar o livro
