(Fotos: Divulgação)
"Rei Atchim" é uma das peças de sucesso da Cia. Teatral Granada que estarão no livro
O desejo é antigo e agora vai para o papel. As peças infantis da Cia. Teatral Granada, além dos palcos, poderão ser conferidas em livro. A iniciativa é do Grebal (Grêmio Barramansense de Letras), que vai editar e publicar algumas delas. A obra reunirá textos dos 30 anos de carreira do ator e diretor Paulo Rangel.
Também autor, ventríloquo, instrutor de artes cênicas e diretor de teatro há 30 anos, é fundador - ao lado de sua irmã Rita Rangel - da Cia. Teatral Granada com foco em teatro empresarial e prêmios. Atuou como ator convidado na Fundação CSN por cinco anos numa turnê pelo Brasil nos projetos Caminhão para Ziraldo e Rindo a Toa. Participa do projeto da Prefeitura de Volta Redonda Palco Sobre Rodas há 14 anos como diretor e ator, é coordenador e professor da Escola de Teatro da Fundação Porto Real - Projeto Atuar. Instrutor de oratória há 20 anos, atuou na Fundação Educacional Dom André Arcoverde, em Valença, UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), em Volta Redonda, entre outras instituições.
Rita Rangel é produtora cultural. Atua em projetos culturais e atualmente é professora de teatro da Fundação Porto Real - Projeto Atuar. Graduada em publicidade e propaganda pelo UBM e pós-graduada com MBA em gerenciamento de projetos pela Universidade Federal Fluminense em Niterói.
Veja a Cia. Granada em ação
Confira a entrevista com Paulo Rangel
"O público infantil sempre foi uma preferência na hora de escrever.
Procurando nunca imbecilizar um texto voltado às crianças.
Misturando magia com as realidades vividas no cotidiano"
Como surgiu e de quem foi a ideia de fazer um livro com algumas de suas peças infantis?
Já há algum tempo Dona Matilde Lacerda, do Grebal, vem cogitando a possibilidade de fazer algo diretamente com a Cia. Teatral Granada. E numa conversa acabamos descobrindo uma forma de homenagear a Cia., que está presente em todos lançamentos de livros de poesias e contos do Grêmio. Um livro publicado com as peças da Cia. Teatral Granada.
Quais e quantas peças serão selecionadas? Como será feita essa seleção e quem fará?
Ainda não conversamos a respeito de números de peças a serem publicadas. Mas eu acredito que entre os diversos títulos que já foram escritos por mim e encenados pela Cia. Teatral Granada não será difícil escolher umas cinco ou seis peças para compor o livro. A princípio, penso em espetáculos escritos há mais tempo, mas de conteúdo sempre atual, e também aquelas peças que foram encenadas já inúmeras vezes, como "Rei Atchim", "Nessa história tem coelho", entre outras.
Como será o livro? As peças vão no formato que são escritas para serem apresentadas no teatro, ou será feita uma adaptação do texto para o livro?
Os textos serão mantidos no formato de leitura teatral.
O livro terá fotos das peças? Já tem ideia de como será a capa?
Ainda não conversamos sobre os aspectos do livro. Mas o bom gosto e com a experiência de anos editando e lançando livros do Grebal, fico bem tranquilo com o resultado final.
Qual a previsão para o lançamento do livro? Quantos exemplares serão produzidos? Será vendido no Grebal ou distribuído gratuitamente?
Essas questões são do conhecimento da diretoria do Grêmio. E geralmente os livros lançados pelo Grebal são distribuídos gratuitamente na noite de lançamento na sede do Grêmio.
"Nessa história tem coelho" é um bom exemplo da linha seguida pela Cia. Teatral Granada
Qual a importância de um projeto desse tipo para a sua carreira?
A vontade de lançar um livro com meus textos já é antiga. A ideia vem de encontro a desejos guardados de expor nas páginas de um livro tudo que escrevi em anos. Espero que outros livros sejam lançados e assim poderei mostrar um pouco do que apresento ao público nos palcos e também um pouco do que ainda mantenho inédito.
Como surgiu esse encontro seu com o Grebal? Já vi várias participações suas em lançamentos de livros no Grêmio. Fale um pouco sobre essa parceria, por favor.
Na verdade, essa parceria aconteceu anos atrás, uma vez que eu era funcionário público de Barra Mansa, dando aulas de teatro na rede de ensino e Dona Matilde, diretora de escolas, sempre priorizava as artes cênicas nas unidades escolares que dirigia. Dessa forma, criamos peças, cenários e tudo que envolvesse o universo teatral nas escolas. Chegamos a ganhar prêmios juntos em Mostras de Teatro Estudantil. Desde então, mantemos contato com o Grêmio, por intermédio da professora Matilde Lacerda, que nos cede o espaço da sede do Grebal para que possamos fazer nossos ensaios e criar nossos espetáculos. Foi assim que nos tornamos envolvidos diretamente com os lançamentos dos livros do Grêmio. E com prazer procuramos transmitir por meio do teatro e da dança a sensibilidade literária que nos transmite o poeta em seus textos, poemas e contos.
Por que a opção pelas peças infantis?
O público infantil sempre foi uma preferência na hora de escrever. Procurando nunca "imbecilizar" um texto voltado às crianças. Misturando magia com as realidades vividas no cotidiano. Vejo essa combinação perfeita para o mundo do teatro infantil. A Cia. Teatral Granada passou anos se dedicando a esse público e conquistando cada criança e adulto da plateia. Por fim, muitos textos infantis acabaram sendo montados nesses quase 30 anos de existência da Cia. E essa é uma forma de registrar o tanto de poesia que existe nesses textos voltados para as crianças. Mas ainda existe a vontade de lançar um livro com as peças adultas da Cia. Teatral Granada. Temos muito ainda a mostrar.
Além do livro, o que a Cia. Granada está fazendo atualmente? O que vem por aí?
Já há algum tempo a Cia. Teatral Granada vem se preocupando com assuntos ligados ao desenvolvimento social e sustentável. Projetos voltados para esses temas devem ser intensificados durante 2014, além, claro, dos espetáculos que serão agendados com maior frequência nos teatros da cidade durante todo o ano.
Quem é quem na Cia. Teatral Granada
. Paulo Rangel - Ator e diretor
. Rita Rangel - Atriz e fundadora
. Amanda Citelly - Atriz e coreógrafa
. Letícia de Carvalho - Atriz e coreógrafa
. Weverton de Souza - Ator
. Indieslay Meneguitti - Atriz
. Niara Duque - Atriz
. Rodolfo de Paula - Ator
Serviço
> Acompanhe as novidades sobre o grupo no perfil de Paulo Rangel no Facebook.