(Fotos: Divulgação)
E-books são todos independentes, porém, Gisele assinou há dois meses com a Editora Charme
Em geral, os livros de Gisele Souza são românticos; às vezes, eróticos; outras vezes, dramáticos. Agora está se arriscando para o lado da fantasia e sobrenatural - "Vamos ver se vai dar certo". O mas recente lançamento da escritora na Amazon, que é uma plataforma digital de publicação de e-books, é "Momentos". É um drama romântico com uma carga emocional intensa, uma história bonita, uma lição de vida e reflexão. O livro foi publicado em 15 de dezembro, no formato de e-book, e tem 250 páginas.
Gisele, nascida em Volta Redonda, conta que sempre gostou de ler e escrevia poemas na adolescência, mas nada muito sério. Era compulsiva e gostava de imaginar finais diferentes nas histórias, só que nunca passou pela cabeça dela escrever um livro.
- Depois de conhecer algumas obras e autoras nacionais, fiquei animada e decidi tentar. Fui indicada a fazer aula de escrita com a Janaina Rico e foi o que me profissionalizou, fez com que eu ficasse mais segura para publicar um livro. Porém, mesmo assim, a cada novo livro a insegurança bate e fico com muito medo das reações, esse é um dos maiores problemas para um autor, principalmente quem está no início da carreira - diz.
Quando a escritora lançou "Inspiração", não imaginava a repercussão que ele teria, conquistando muitos leitores. Ela enfatiza:
- O carinho deles não tem preço. É estimulante, faz com que eu queira escrever cada vez mais. Depois dele veio "Impulso", que é a sequência da série. E "Momentos" que é um livro único.
Confira a entrevista com Gisele Souza
"Sou totalmente contra a pirataria, ela atrasa o
crescimento do autor e desmotiva muito a continuar"
"Momentos" é um livro independente ou lançado por uma editora? Qual a maior dificuldade em conseguir uma editora? Quais dicas você dá para outros autores nesse sentido?
Meus e-books são todos independentes, porém, eu assinei há dois meses com a Editora Charme e estou muito animada. Temos um lançamento para o primeiro semestre de 2015 e não vejo a hora de acontecer. A maior dificuldade para encontrar uma editora é fazer com que eles leiam seus livros, é muita procura. As editoras recebem muitos manuscritos e para que se interessem pelo seu livro e o aprovem é complicado. O mercado editorial é muito vasto, tem muitos autores bons procurando seu espaço, e para um autor iniciante se destacar leva um pouco de tempo e muito trabalho, sorte também conta. Por isso, o caminho independente no início da minha carreira está sendo muito importante, eu fiz meu nome (mesmo não sendo tão conhecida assim, tenho leitores fiéis) e, graças a Deus, a Charme me abriu as portas e confiou no meu trabalho.
Uma dica para um autor: Persista, faça um bom trabalho, escreva sobre o que gosta de ler, e estude muito. Leia, revise, reescreva se achar que não está bom e não desista nunca. A plataforma de leitura online chamada Wattpad é uma ótima forma de testar sua obra, lá os leitores leem, comentam e votam, é uma maneira de saber se está indo no caminho certo, ou tem que voltar e fazer de novo. Porém, nunca parar!
Quanto tempo levou para escrever esse livro? Como foi o processo criativo?
Eu não sou de demorar muito a escrever não. "Inspiração" foi um mês e meio. "Impulso" e "Momentos" já demoraram um pouco. Cerca de dois a três meses, não passa disso. O processo criativo de "Momentos" foi interessante. Minha mãe teve um sonho muito bonito, porém triste, e eu achei que daria um bom enredo. Comecei a montar a história, os personagens e suas personalidades, então os cenários e locais onde se passaria a história. Eu não faço roteiros porque aprendi bem no começo que não adianta. Na cabeça de um escritor (e dos leitores também) os personagens são vivos e mandam em suas histórias, muitas vezes fui desviada de um caminho que havia planejado porque simplesmente o personagem não queria ir pra lá. (risos). Isso é muito engraçado, mas é verdade. Então não faço roteiro, anoto ideias, temas e assim construo o enredo devagar, capítulo por capítulo.
Você depende de inspiração para escrever? Que tipo? Tem algum ritual (ouvindo música, isolada em algum local etc.)?
Depende, quando a inspiração vem é uma maravilha, escrevo três capítulos de uma vez, mas muitas vezes ela não quer aparecer e tenho que escrever mesmo assim, é mais difícil e demora o dobro do tempo. E quando surge o temido bloqueio criativo é complicado, fico frustrada sem saber o que fazer para sair do impasse. Toda vez que vou escrever um capítulo novo, escolho uma música e a ouço repetidamente, então acho que é um ritual sim. Mas não tenho lugar especifico pra escrever, às vezes vem alguma ideia e anoto no bloco de notas do celular.
Que análise você faz do cenário literário em Volta Redonda e na região? Acompanha os trabalhos dos autores locais?
Vou confessar que não conheço muito os autores da região, tive contato com uma autora de Barra Mansa, a Priscila Xavier, que é autora do livro "A herança de sangue". Nós já nos falamos pela internet, mas ainda não nos encontramos. Eu comecei minha carreira há um ano e três meses, ainda estou conhecendo o mundo literário e seus artistas.
O que sinto muita falta aqui são eventos literários, fico sabendo por alto de alguns autores fazendo seus lançamentos por aqui, na verdade vi a notícia de uma que fez na Livraria Veredas, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer os colegas de profissão. O que seria bem legal um evento que reunisse autores daqui e redondezas também, tenho amigas do Rio que são autoras e seria legal fazer algo assim. Aproximaria autores e leitores.
O que poderia ser feito para facilitar que autores locais lançassem mais títulos?
Eu acredito que um evento anual, ou semestral ajudaria muito (mesmo sendo coisa pequena, talvez um evento em uma livraria). A região é muito escassa disso, quando tem alguma coisa é longe e fica difícil para a locomoção. Acredito que se tivesse uma movimentação de autores e leitores, os profissionais da região ficariam mais "animados" para lançarem suas obras. Mesmo sendo independentes.
Como você vê a questão da internet, quando o assunto é literatura? Aprova a divulgação de trabalhos na íntegra para serem baixados gratuitamente?
Eu comecei a "aparecer" na literatura por meio de uma plataforma de leitura online, o Wattpad. Ele não permite que baixe o livro, mas que você leia no site, os leitores votam, comentam e te ajudam a ver se a história será bem aceita. Então, sim aprovo esse tipo de divulgação. E tem o Widbook agora que é bem similar. Conquistar leitores antes de lançar seu livro é um grande passo para que seja lido com mais frequência. A internet hoje em dia é essencial a um autor, os leitores querem conversar, falar sobre o livro e eu digo isso como leitora. Mas quanto à pirataria eu sou totalmente contra, ela atrasa o crescimento do autor e desmotiva muito a continuar.
O público local prestigia seus autores como deveria? Ou existe um certo preconceito, preferindo autores consagrados?
Eu não tenho como dizer com certeza, ainda estou começando e meu livro ainda não foi para as livrarias, mas preconceito eu não diria, talvez certo receio. Os autores consagrados você já leu a obra e conhece a escrita; já o novo é diferente, você pode tanto amar como se frustrar. Mas acredito que isso está passando rapidamente, eu mesma tenho descoberto autoras iniciantes maravilhosas que têm tudo para se tornarem best-sellers. Assim que lancei meu primeiro livro em formato digital encontrei uma leitora de Volta Redonda no meio da internet e fiquei muito animada. E isso é muito legal! Saber que as pessoas da sua cidade estão prestigiando seu trabalho é estimulante. Tenho amigas e conhecidos que compraram meus livros e foi muito legal.
Projetos. O que vem por aí?
Nossa, falar em projetos é muita coisa. (risos). Um autor tem a mente fervilhando o tempo todo, eu tenho 14 livros na fila para serem escritos. Porém, alguns são prioridades como o restante da série e outros queridinhos que estou ansiosa para escrever. No primeiro semestre de 2015 será lançado meu primeiro livro pela Editora Charme, em formato físico e digital. Ele se chama "Pecaminoso", que é erótico com pitadas de humor e drama, sem deixar de ser romântico, claro. Estou muito animada e ansiosa, adoro o trabalho da editora, tenho livros deles e estou louca para ver como irá ficar o meu. Espero que dê tudo certo e estamos muito confiantes. Ainda tem a série "Inspiração", que será lançada também pela editora logo depois de "Pecaminoso", fora meus lançamentos em e-books que continuarão no decorrer do ano.
______________________________________________________
Serviço
> Gisele Souza - Para comprar os e-books lançados é só ter cartão de crédito. Preço: R$ 6,99. Contatos com a autora: blog, página do livro ("Inspiração") no Facebook, página da autora, site da editora e página da editora. E-mail: giselesouzavr02@gmail.com