Publicidade

Premiação 2026

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Crônicas e Poesias

Emanoel Ferreira lança seu primeiro livro solo

Lançada pela editora carioca Multifoco, por meio do selo FuturArte Poesia, obra reúne cerca de 100 páginas de lirismo livre com abordagem urbana

Livros  –  10/01/2017 10:42

Publicada: 31/12/2016 (09:41:47) . Atualizada: 10/01/2017 (10:42:33)
  • O poeta na Praça da Estação em BH

  • A capa do livro

  • O escritor autografando sua obra

  • Emanoel Ferreira na Estação Central em BH

(Fotos: Divulgação) 

A história de Belo Horizonte confunde-se com a de nomes como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Otto Lara Rezende, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Pedro Nava, Hélio Pellegrino, Murilo Rubião, dentre outros. Celeiro de grandes escritores, a cidade dá a luz a mais um artista. O jornalista e escritor mineiro Emanoel Ferreira apresenta seu primeiro livro solo, “Já tomei uns tragos de poesia e prosa pra amaciar a tristeza”, pela editora carioca Multifoco, por meio do selo FuturArte Poesia.

São mais ou menos 100 páginas de lirismo livre. De acordo com Ferreira, esse é um livro propositalmente sem foco, sem tema. 

- Isso porque nele está parte da minha produção literária no ano de 2016, numa mistura de temas que vão de amor e amizade (“Os amigos são a prova viva de que, às vezes, sem querer, a cegonha separa alguns irmãos”) à natureza do poeta nos tempos modernos (“Todo poeta é um neandertal / escrevendo nas paredes de papel / das cavernas modernas”) - diz o autor. 

- Conheci Emanoel Ferreira duas vezes nos últimos sete anos. A primeira vez foi em 2009, quando, organizando o primeiro volume da antologia de contos de ficção científica “Solarium”. Recebi o texto de um garoto de 17 anos que morava em BH. O texto foi revisado e publicado, e mantivemos contato nos anos seguintes através do Facebook, onde pude perceber o amadurecimento da escrita do mineiro. Pois bem, sete anos depois daquele primeiro contato profissional, Emanoel me envia o original de um livro de crônicas e poesias, “Já tomei uns tragos de poesia e prosa pra amaciar a tristeza”, e eis então que descubro que aquele menino de BH havia crescido e desenvolvido um estilo próprio, um misto de Bukowski e Leminski com pinceladas de Drummond. Uma combinação de cachaça mineira com bituca de cigarro fumado até o filtro, um misto de início de noite no bar da moda com raiar do dia na birosca de quinta categoria - comenta o editor Frodo Oliveira. 

Na opinião do editor, as mulheres de Emanoel Ferreira são um caso à parte: 

- Elas são fortes e maravilhosas, dominam o mundo e deixam sempre o poeta/cronista com cara de bobo, que, aliás, ele já tem. Dessa vez não havia uma vírgula sequer a acrescentar ao texto, porque Emanoel tornara-se um cronista lírico de mão cheia. Leia “Por acaso”, “Causa”, “3x4”, e me diga se estou enganado. 

A economia vai mal 

(Emanoel Ferreira

por causa da política
a economia vai tão mal,
tão absurdamente mal,
tão cruelmente mal,
e tão triste,
e tão descontrolada,
e preocupante,
e desanimadoramente mal,
que conheço uma mulher linda
que anda economizando o amor. 

a economia vai mesmo mal,
mas a culpa não é minha:
eu votei na poesia. 

_______________________________________________________

Desejo a todos os amigos um Ano Novo:
Cheio de Paz, Harmonia, Mais Igualdade, Amor, Saúde e Prosperidade. Lembremos: Somente com Deus é que podemos tudo sempre! 

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Emanoel Ferreira - O autor interage com os leitores na página (www.facebook.com/mano.poesia) e publica constantemente em (www.emanoelferreira.tumblr.com). O livro “Já tomei uns tragos de poesia e prosa pra amaciar a tristeza” custa R$ 34, no site da Multifoco Editora.

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×