Publicidade

Premiação 2026

Dimensão Cultural

O Carnaval e a influência da cultura brasileira na Europa

Geógrafo analisa o fenômeno da desterritorialização do samba

Livros  –  19/02/2017 21:27

1

(Foto: Divulgação)

Preço: Livro de Alessandro Dozena pode ser comprado por R$ 48 

O Carnaval é um dos maiores símbolos culturais do país. O samba é o ritmo brasileiro que se tornou a chave mestre para a festa e durante um século teve mais destaque no Rio de Janeiro, por ter sido o berço das primeiras escolas de samba. Porém, a cada ano, o ritmo e as festividades têm se destacado também em São Paulo e a cada vez mais em outros cantos do mundo. Em recente pesquisa, o geógrafo Alessandro Dozena, autor de “A geografia do samba na cidade de São Paulo” (Editora PoliSaber), elucida essa dimensão cultural e sua influência em outro continente. 

Segundo Dozena, podemos considerar o samba como uma commodity brasileira. 

- Desde o fenômeno Carmen Miranda, o ritmo é um produto de grande exportação. Na Europa, por exemplo, existe uma busca pela reconstrução da cultura original, uma necessidade que atrai influências externas. A curiosidade pela cultura brasileira permite concessões dentro de um processo de integração - explica. 

Em seu livro “A geografia do samba na cidade de São Paulo”, Dozena mostra que o samba se tornou uma identidade cultural por meio da dispersão territorial. 

- Na capital paulista, a contaminação do gênero musical esteve interligada a um processo de expansão urbana, que foi identificado através de um recorte geográfico e socioeconômico da cidade - menciona o autor, que pesquisou o tema por mais de três anos para defender sua tese de doutorado. 

O pesquisador, em seu atual estudo, ressalta que esta identidade não se limita a uma região. 

- Essa influência não está restrita somente ao território brasileiro. Hoje o ritmo gera uma pertença mundial fluida e desterritorializada, aculturada a outras músicas e contextos culturais em escala global - comenta. 

Para Dozena, o Carnaval como festa atrai utopias festivas, que é ao mesmo tempo uma concepção de mundo e uma busca desmedida pelo prazer, capaz de atuar como um vigoroso álibi. 

- Assim, as festas carnavalescas manifestam não só um desvio da razão, mas a busca por um modelo de civilização não civilizado, e uma felicidade ancestral ainda concebível. 

Para saber mais sobre a expansão do samba em São Paulo, a obra pode ser adquirida por e-mail ou por telefone. Para mais informações sobre a pesquisa na Europa, o autor está disponível via telefone e e-mail.

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Livro A geografia do samba na cidade de São Paulo - Preço: R$ 48. Contato: contato@polisaber.com.br / (11) 2145-7691.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×