Publicada: 15/03/2017 (13:00:43) . Atualizada: 02/04/2017 (13:32:16)

(Foto: Divulgação)
Nos poemas, o astronauta Major Tom que está perdido escreve sobre sua viagem pelo espaço
"Gravidade zero" é o novo livro de poemas do escritor Alexandre Guarnieri, ganhador do Prêmio Jabuti em 2015. A obra, publicada pela editora Penalux, é um tributo ao cantor David Bowie que deu vida ao astronauta Major Tom nas canções “Space Oddity”, “Ashes to Ashes” e “Hallo Spaceboy".
Segundo o escritor, o livro conta sobre um astronauta perdido que decide escrever poemas sobre o que pode testemunhar em sua viagem pelo espaço e o sentido da vida que deixou para trás na Terra.
- Minha inspiração veio das sessões de cinema de ficção científica e audições das músicas de Bowie, e de outros artistas - diz.
O poeta conta que o caso de Major Tom é extremo porque ele parte numa viagem espacial e não está certo quanto ao seu destino, sua missão. Ele conta que ficou tão imerso nas músicas de Bowie que no final do livro indica as músicas que mais o inspiraram na escrita dos poemas e na ambiência do tema.
- Sinto que “Gravidade zero” é a conclusão de uma trilogia composta por “Casa de máquinas” e “Corpo de festim”. Da máquina ao homem. E de volta à máquina para lançar o homem o mais longe possível, para além de toda a familiaridade, sozinho - comenta.
Um pouco sobre o autor
Carioca, nascido em 1974, Guarnieri é historiador da arte e mestre em tecnologia da imagem. Começou, a partir de 1993, a participar de eventos de poesia falada no Rio de Janeiro. Publicou seu primeiro livro, “Casa das máquinas” (Editora da Palavra), em 2011. É um dos editores da revista eletrônica “Mallarmargens”.
Em 2015, foi vencedor do Prêmio Jabuti com o livro “Corpo de festim”. Além disso, o escritor conquistou em 2003 os prêmios Yêda Schmaltz, oferecido pela União Brasileira de Escritores, Seção Goiás; e Marco Lucchesi, oferecido pelo “Jornal Panorama da Palavra” (RJ).
_______________________________________________________
Fique de Olho
> Gravidade zero - Autor: Alexandre Guarnieri. Editora Penalux. Gênero: Poesia. Ano: 2017. Formato: 16x23cm. Páginas: 150. Clique aqui para comprar.
