
(Fotos: Divulgação/Dorinha Lopes)
Já à venda: Lançamento do livro do jornalista acontece no dia 16 de setembro, no Horto Municipal
Nascido em 21 de agosto de 1984, José Edson da Silva adotou o pseudônimo de Edson Sill em 2010, quando iniciou o curso de jornalismo pelo UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), onde se formou em 2013. Agora o jornalista e escritor lança o seu primeiro livro: “As crônicas do Sill”. A obra traz reflexões sobre fatos diversos com foco em determinação, autoestima e superação. O lançamento do livro, que já está disponível para venda (R$ 35) no site da Editora Multifoco, acontece dia 16 de setembro, na Feira Literária Cultural de Porto Real, no Horto Municipal, onde o autor promoverá uma manhã e uma tarde de autógrafos.
- Esse livro é a realização de um sonho de criança. Desde pequeno sou apaixonado pela diversidade do mundo da leitura. Quando escrevo me sinto dentro do meu próprio mundo, onde os personagens e elementos são o que eu quero que eles sejam. Escrever traz um conforto à minha alma, ao meu âmago. Considero a escrita um refúgio onde abrigamos nossas mais íntimas emoções - diz.
Para Sill, o caminho das letras é um recurso que gosta de utilizar para expressar seus sentimentos e vivências de cada dia. Ele conta que sua inspiração é a vida e todas as nuances possíveis, imagináveis e inimagináveis. Amigos, situações do cotidiano, família e trabalho são alguns dos elementos que despertam no escritor toda a inspiração necessária para compor suas escritas.
_______________________________________________________
Além de lançar o primeiro livro, Sill estreia como compositor. A cantora Hellen Reis foi a responsável por definir a melodia e interpretar a música “Tão bela”, originalmente uma poesia que o autor fez em homenagem à jornalista Giovana Mansur. Durante a Feira Literária haverá o lançamento do clipe da música e ainda do monólogo “A fubazada”, livremente inspirado na crônica de mesmo nome do autor Edson Sill.
_______________________________________________________
Sill acredita que o dom com as palavras tem um impacto bastante positivo na vida das pessoas.
- Eu tenho convicção de que a escrita possui essa infinidade de possibilidades como o teatro e a música. Eu acredito que nesse momento que nosso país atravessa é importantíssimo que as autoridades e a sociedade tenham esse olhar diferenciado, voltado principalmente à educação e à cultura. Às vezes a fuga da realidade é o melhor momento para relaxar e pensar em como resolver nossas dificuldades reais.
Um pouco sobre o autor
Jornalista, Edson Sill contribuiu com a criação, produção e apresentação de conteúdos para a Web Rádio UBM, entre eles, o programa “Cupido UBM”, no ar entre 2011 e 2013, ao lado da jornalista Michelle Marques. Sill Estreou como escritor e autor com a radionovela “Pedras no caminho” (Rádio UBM, 2012). Um ano mais tarde outra radionovela de sua autoria entrava no ar pela Web Rádio UBM: “Depois do fim”. Ambas tiveram como protagonista a jornalista da TV Rio Sul, Rianne Netto. Edson Sill baseia seu trabalho em fatos do cotidiano, acontecimentos variados, romance, superação, autoestima. Tudo isso o inspira a manter uma página homônima em uma rede social há três anos com seguidores de diversas idades e segmentos.
> Clique aqui para comprar “As crônicas do Sill"; preço do livro: R$ 35
