Publicidade

Premiação 2026

Despertando Reflexões

Andréa Brandão, a magia e a força das palavras

O desafio de escrever com facilidade e dificuldade de encontrar quem esteja disposto a ler um escritor que não é famoso

Livros  –  20/01/2018 19:05

1

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

“Despertar reflexões, e quem dera promover mudanças de hábitos, desapegos e pregar o amor, mesmo em momentos de adversidades”

_______________________________________________________

Andréa Brandão tem 46 anos, é contadora de formação e escritora de coração; é casada, mãe e ama o que faz. Andréa é grata por tudo que conquistou até hoje. Escreve com e por amor e não tem grandes ambições como escritora. É sincera e sonhadora, e acredita na magia e na força das palavras; toda grande obra começou por uma ideia que foi para o papel e se transformou em algo valoroso para alguém em algum lugar. 

Confira a entrevista com Andréa Brandão 

Escritora Andréa Brandão, é um prazer contarmos com a sua participação. Conte-nos, o que a inspirou a escrever “Flavilu e aventura acorda, Mundo”?

Meus dois filhos, motivando a criação do nome de nossa personagem principal, Flávia e Lucas... Flavilu, aliada a uma necessidade de fazer algo diferente que talvez possa fazer a diferença; acredito que valores e princípios devem fazer parte da formação. Como ser humano, me sinto parte desse contexto, na escrita encontrei uma forma de partilhar essas crenças que julgo importantes. Nosso personagem gigante mundo é de fato o nosso mundo de hoje, creio que as pessoas precisam reagir aos acontecimentos ao redor e fazerem algo para mudar. 

Quais temas estão sendo abordados por meio do enredo que compõe esta obra literária?

Sustentabilidade, poluição, desperdício, despertando para sentimentos nobres como cooperação, resiliência, valores familiares, tolerância às diferenças, respeito, amor e fé. 

Qual a mensagem que você deseja transmitir ao leitor por meio da trama?

Despertar reflexões, e quem dera promover mudanças de hábitos, desapegos e pregar o amor, mesmo em momentos de adversidades. 

O que mais a encanta nesta obra literária?

O enredo, os personagens que interagem de forma colaborativa e conseguem reverter o cenário caótico instalado; de fato acredito nessa verdade: cada um fazendo sua parte, o mundo pode mudar. 

A quem você indica a leitura de “Flavilu e aventura acorda, Mundo”?

Aos pais, crianças, professores, jovens... Enfim,a pessoas de qualquer idade. O apelo vai para todas as pessoas que apreciam a leitura e acreditam na magia das palavras e no poder das transformações que começam dentro de nós. 

_______________________________________________________

"Experimente o novo, pode ter sabor de quero mais; assim, sugiro começarem a ler um livro meu hoje; talvez dois, quem dera os três... Quem sabe essa seja a porta para o sucesso! Sonhar sempre!"

_______________________________________________________

Além de seu livro, voltado para o público infanto-juvenil, você tem um romance baseado em fatos reais, “Retalhos de uma vida”. Apresente-nos essa obra.

Este livro foi uma coletânea de fatos vivenciados por mim e minha família. De alguma forma marcou minha vida, foi uma homenagem primeiramente para minha mãe, Zaira, uma guerreira vencedora que criou cinco filhos, com pouco estudo. Mas dotada de sabedoria tamanha, imprimiu em nossa educação valores como honestidade, humildade, fé, senso de justiça e outros que com exemplo educou. No livro registro um legado de gerações que com o passar do tempo acaba ficando somente nas memórias, se perdendo. Assim encontrei uma forma de eternizar esses momentos nesta obra. Em sua 2ª edição, em 2017, adicionei mais alguns capítulos de bônus, atualizando alguns fatos marcantes de minha vida mais recentes. 

Quais os principais desafios para a escrita de “Retalhos de uma vida”?

Acredito que foi encontrar uma forma de não ofender nem magoar ninguém, contando a “minha verdade”, minha percepção dos fatos. Como preservei os nomes verdadeiros, busquei ter esse cuidado, mas não sei se consegui o tempo todo. Se não, aproveito para pedir desculpas publicamente. 

Além das duas obras apresentadas, você também escreveu um livro técnico: “ERP Sistema de gestão, problema ou solução”. O que a motivou escrevê-lo?

Minha formação é Ciências Contábeis, trabalhei em várias empresas de segmentos e portes diferentes. Na minha área de atuação todos os processos são automatizados de forma integrada por softwares, já tive oportunidade de trabalhar em projetos de informatização e revitalização, e percebi que os principais problemas se repetiam, e as causas também. Assim, com base em estudos e experiências, busquei traduzir em uma linguagem simples e objetiva jamais vista em livros técnicos na área de tecnologia, mapeando formas de evitar problemas, sugerindo dicas e ações preventivas; compilei informações usando minha experiência de consultora especialista, objetivando agregar valor para quem se interessar pelo tema. 

Quais os seus principais objetivos como escritora?

Descobrir qual a categoria de obra meus leitores aprovarão; podem escolher o estilo e continuarem lendo, pois vou continuar escrevendo. Costumo brincar, dizendo que escrever é fácil, difícil é encontrar quem esteja disposto a ler um escritor que não é famoso. (risos) 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Andréa Brandão. Agradecemos sua participação. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Experimente o novo, pode ter sabor de quero mais; assim, sugiro começarem a ler um livro meu hoje; talvez dois, quem dera os três... Quem sabe essa seja a porta para o sucesso! Sonhar sempre! Obrigada e um abraço fraterno.

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Onde comprar os livros - Os três estão disponíveis em e-book na Amazon; há alguns exemplares impressos disponíveis à venda diretamente com a autora.

_______________________________________________________

Por Shirley Cavalcante  –  smccomunicacao@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×