Publicidade

DJ

Nem Tudo Que Parece É

Livro infantil mostra os perigos do pensamento negativo

Na história escrita por Ellen Moraes Senra, especialista em terapia cognitivo comportamental, o personagem Vitor acredita que não é amado

Livros  –  15/05/2019 10:21

8447

 

(Fotos: Divulgação)

“Quando temos a oportunidade de questionar aquilo que achávamos que sabíamos, nosso mundo pode mudar de cor, proporcionando mais saúde mental, bem-estar e autoestima”

 

Muitas vezes, nossos medos podem distorcer a realidade que acontece ao nosso redor. Essa é a mensagem de alerta do livro “Feiurinha sabe tudo”. Escrito pela psicóloga especialista em terapia cognitivo comportamental Ellen Moraes Senra, a obra mostra os perigos de se confiar cegamente nos pensamentos negativos.  

Segundo a autora, a ideia surgiu de uma conversas com seu filho sobre alguns de seus medos e sobre os coleguinhas.  

- Ele chama todos que conhece de amigos. Mas quando as crianças não querem brincar com ele, não quero que pense que é porque não gostam dele. Por meio do livro, quero ajudar as crianças, assim como meu filho, a entender que nem tudo o que parece é, e que não é possível adivinhar o pensamento das pessoas - ressalta.  

Na obra, o personagem Vitor tem uma distorção, ou um erro cognitivo, que o faz pensar que não é amado. Seu amigo imaginário, o Feurinha, faz Vitor acreditar que as pessoas não gostam dele.  

- Até o faz pensar que o fato dos pais não terem tempo e trabalharem tanto é porque não ligam para Vitor. Na realidade os pais dele o amam muito e precisam trabalhar como todos os outros pais. Mas as coisas mudam com a chegada de Lívia, a nova vizinha que tem a mesma idade de Vitor. Ela o ajuda a pensar de outra maneira, descontruindo as coisas que o Feiurinha fazia com que ele pensasse. Com o tempo, ele percebe que muita coisa que imaginava não era verdade - explica Ellen. 

A psicóloga diz que “Feiurinha sabe tudo” nos alerta de que os nossos pensamentos podem nos enganar em seus propósitos, pois ao acreditarmos neles sem questioná-los estamos assumindo que eles estão corretos.  

- Quando temos a oportunidade de questionar aquilo que achávamos que sabíamos, nosso mundo pode mudar de cor, proporcionando mais saúde mental, bem-estar e autoestima.    

Um pouco sobre a autora  

Ellen Moraes Senra é psicóloga clínica, especialista em terapia cognitivo-comportamental. Mestranda em psicologia social, coautora do livro “Desafios de educar: Educar hoje”, com o capítulo “Geração do futuro: O jovem na faculdade”. Coordenadora editorial do livro “Interfaces do ser adolescente”. Autora do livro “Adolescer sem vacilo: Compreendendo o universo adolescente”.  

> Feiurinha sabe tudo Formato: 16 X 23cm | 32 páginas | Peso: 112g. Acabamento: Brochura. Ano de publicação 2018. Editora Sinopsys. R$ 33. Clique aqui para comprarDisponível também na Amazon. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×