Publicidade

RH

Personagens Adoráveis

"A culpa é das estrelas": as possibilidades do amor

John Green criou uma história doce, natural e que supera muito as expectativas de quem o julga pela capa

Livros  –  21/02/2013 20:56

947

(Fotos: Divulgação)

Título é inspirado em uma

cena da peça de Shakespeare

 

Um amor que começa em um grupo de apoio a crianças com câncer. As possibilidades de isso acontecer? Inúmeras, assim como é possível dois adolescentes se apaixonarem num momento difícil de suas vidas. Hazel, de 16 anos, sobreviveu a uma metástase em seus pulmões, graças a uma droga revolucionária. E Augustus Waters, 17, ex-jogador de basquete que teve uma perda para o osteosarcoma (tumor maligno dos ossos que se propaga para os pulmões). Os dois são inteligentes e não deixaram as doenças e o clima triste corromperem sua juventude e graça. Com isso, faziam piadas clichês do mundo do câncer, uma forma de enfrentar a doença.

Livros que abordam esse tipo de tema tão chocantes e tristes, sempre forçados. Os livros te dão a liberdade de infringir toda e qualquer realidade, mas alguns autores abusam do seu poder - não é o caso de John Green. Criou uma história doce, natural e que supera muito as expectativas de quem o julga pela capa.

É um daqueles livros que não se critica, o que queremos é indicar, dizer: leiam. Chegue à livraria, olhe a capa, leia a sinopse e abra em qualquer página. Os personagens são adoráveis, Isaac é um deles. Hazel o conhece no grupo de apoio. Ele perdeu a namorada e a visão, tudo numa única vez. Foi um personagem que partiu meu coração e suas piadas o construía de novo. O pai de Hazel é outro personagem comovente, a relação dos dois é emocionante. E o casal Hazel e Augustus, difícil descrever a grandiosidade infinita dos dois, dá vontade de ter um amor pro resto da vida. Acho que só as circunstâncias em que eles se encontravam permitiria que se entregassem de forma tão intensa.

2

Prazer. John Gree, eu sou o cara

Uma frase de quem devora os livros desse autor é a seguinte: Eu leria até a lista de compras do John - Não estou forçando que você goste dele ou do livro, mas vou lhe pedir que procure no Google, no sebo, no Facebook e na livraria. E depois me conte como se sentiu, do que gostou ou do que odiou. Jonh tem um jeito único e arrojado de dizer, por exemplo, um simples "Te amo". Cheio de palavrinhas e termos engraçados, com ironia e tiradas fenomenais. O primeiro livro dele é "Quem é você, Alasca", de 2005, e foi uma febre gelada que ainda continua com os amantes de livros e amantes de John.

"Há livros que existem para evitar o vazio da estante" (Carlos Drummond de Andrade)

Esse livro, como tantos outros, existem para ocupar um vazio no coração, no modo de pensar, numa nova filosofia, num sentimento que nasceu na página 18, com a vontade de viver algo tão sublime quanto o amor de Hazel e Augustus. O título é inspirado em uma cena da peça de Shakespeare: "Júlio César". O nobre Cassius diz a Brutus: "A culpa, caro Brutus, não é de nossas estrelas, mas de nós mesmos, que somos subordinados". As pessoas precisam de exemplos para seguir em frente, essa história nos impulsiona a amar e a viver. Aprendi muito com Hazel e Augustus. Se você tiver a mesma oportunidade que eu, não desperdice. Esse é um dos livros que você sente necessidade de que outras pessoas leiam para se tornarem melhores.

3

Trechos do livro

"(...) A maior parte do tempo, conseguia não me lembrar disso, mas a verdade inexorável era: Eles podem estar felizes por me ter por perto, mas eu era a alfa e o ômega no sofrimento dos meus pais".

"Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: Gradativamente e de repente, de uma hora para outra".

"Meus pensamentos são estrelas que não consigo arrumar em constelações".

"Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros… Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter."

Frente & Verso

1

. Título: A culpa é das estrelas
. Autor: John Green
. Editora: Intrínseca
. Ano: 2012
. Preço: R$ 35

Por Elisa Marques  –  nataliasouzamarques@outlook.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×