Publicidade

RH

Coletânea

Educação Superior e Covid-19: Desafios e Possibilidades

Professora do UniFOA escreve capítulo de livro sobre o tema

Livros  –  25/11/2020 12:59

9729

 

(Foto: Divulgação)

Lançamento do e-book será no dia 25 de novembro, às 18h, no canal do YouTube da ILAPE

 

A professora do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Ivanete de Oliveira, escreveu o capítulo de um livro para o Instituto Latino Americano de Planejamento Educacional (ILAPE). A obra “Educação Superior e Covid-19: Desafios e Possibilidades” apresenta uma coletânea de relatos de experiências vivenciados durante a pandemia por professores, pesquisadores e interessados no movimento educacional superior. 

Com 165 páginas e escrito por cerca de 40 autores que expõem as realidades enfrentadas durante a pandemia (expectativas, medidas para o enfrentamento da crise e até mesmo angústias do tempo). O lançamento do e-book será no dia 25 de novembro, às 18h, no canal do YouTube da ILAPE.

O capítulo escrito pela professora Ivanete, “Mentoria para a elaboração de adendos em documentos institucionais: evidências do período pandêmico”, nasceu a partir de um curso de atualização em que a escritora participou. 

- A pandemia da Covid-19 foi o principal mediador que contribuiu para se pensar sobre possibilidades, limitações e desafios para se construir uma educação superior fortemente sintonizada com este tempo e projetada para além dele. Nessa perspectiva, pensamos sobre a necessidade de desenvolver um trabalho colaborativo e coletivo de forma planejada e comprometida com a valorização das pessoas que desenvolvem seus projetos de formação profissional e, sobretudo, de vida -, destacou a professora. 

Para a Fundação Oswaldo Aranha e para o UniFOA, como também para toda comunidade educacional, esta obra provoca reflexões acerca do conjunto de ações que foram assumidas como práticas para superar as dificuldades vivenciadas neste período de pandemia. 

- Desse modo, ao analisar a viabilidade e as implicações de tais ações, o profissional do ensino superior (gestor, docente e técnico-administrativo) aprimora sua competência estratégica no sentido de se posicionar de maneira decisória e resolutiva frente à necessária qualidade da educação superior ofertada. Portanto, é trabalhado o desenvolvimento da capacidade de analisar uma determinada situação, identificar uma problemática, implementar ações de melhorias, utilizar novas metodologias e tecnologias, compreender a relevância de práticas que possam ser incorporadas como construtor para a qualidade da aprendizagem do educando e, consequentemente, para o aprimoramento do desenvolvimento institucional - disse Ivanete. 

Toda a arrecadação do e-book será revertida para o Centro de Referência em Reabilitação do Valparaiso, situado na área especial da Cidade Jardins, em Brasília. Para adquirir a obra, basta acessar o site da ILAPE

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×