Publicidade

RH

Nas Profundezas da Exatidão

Uma biografia que mistura romance e drama

Livro mostra a matemática de um ponto de vista mais profundo e técnico, sem, no entanto, parecer tedioso

Livros  –  13/12/2020 19:01

 
capa_mente

(Foto: Divulgação)

_______________________________________________________

Uma viagem pela vida de John Nash, um dos maiores gênios da matemática

_______________________________________________________

Oi, gente!
Vamos falar um pouco de matemática. 

A etimologia da palavra matemática: Vem do grego “mathema”, que significa, conhecer, entender, ao passo que tica, do grego “techne”, tem o sentido de técnica ou arte. Portanto, matemática é a arte de conhecer; no caso, as figuras geométricas, os algarismos e suas aplicações. Hoje quero recomendar a leitura de “Uma Mente Brilhante”, de Sylvia Nasar. O livro conta a história do matemático John Nash. Cabe lembrar que ele se dedicou à chamada Teoria dos Jogos, que é um conjunto de estudos que está relacionado ao Mercado Financeiro, bem como à relação e interferência de questões sociais.

O que considero interessante no livro é o fato de mostrar a matemática de um ponto de vista mais profundo e técnico, sem, no entanto, parecer tedioso.

Jonh Nash foi vítima de esquizofrenia, que é uma doença que altera os pensamentos, fazendo com que a pessoa tenha experiências fora da realidade, além de levar à dificuldade de se concentrar e memorizar. Mesmo assim, Nash ganhou o Prêmio Nobel de Economia.

No cinema, ele foi interpretado por Russel Crowe, no ano de 2001 (o mesmo ator que fez “Gladiador”). A obra pode ser encontrada em edição de bolso, caso você prefira.

Então, preparado para entrar no universo dos números? 

________________________________________________________

Por Robson Chaves  –  profrobson.lit@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×