Publicidade

Toca Logo

Literatura e Pluralidade

Guto Mello lança livro na internet

Obra, publicada pela RH Soluções Artísticas, tem previsão de tarde de autógrafos em Portugal ainda neste ano

Livros  –  10/01/2021 19:41

9798

 

(Foto: Divulgação)

“Oitocentos no plural” aborda o comportamento social na capital Rio de Janeiro no período de Machado de Assis

 

O professor e historiador Djalma Augusto dos Santos Mello, também conhecido pelo meio cultural como Guto Mello, apresenta sua nova empreitada: “Oitocentos no plural - História e literatura nos tempos Machadianos (1838 - 1889)”, seu primeiro livro, publicado pela RH Soluções Artísticas, com venda dos exemplares físicos pela internet.

Em suas 84 páginas, a obra aborda o comportamento social na capital Rio de Janeiro no período de Machado de Assis, fazendo leituras sobre a produção literária e o seu consumo, além das influências, posturas políticas, a presença da mulher e toda uma cultura em meio a um país, naquele momento, ainda escravocrata, além de mostrar o que mudou ou não no cenário entre aquela época e a atualidade.

- No ano de 1872, quando aconteceu o primeiro senso no Brasil, o número de analfabetos girava em torno de 84%. Machado de Assis via com frustração a venda de livros no Rio de janeiro e em todo o país. Hoje no Brasil, nos deparamos com analfabetismo funcional, ou seja, lê, mas não entende devido à pouca leitura dos brasileiros - comenta.

A motivação, segundo o autor, veio da vida pessoal desde a infância.

- Apesar de eu nunca ter vivido no Rio de Janeiro, percorri com a minha mãe o Centro do Rio de Janeiro. No Centro eu ficava contemplando os casarões na Rua do Ouvidor, a Rua Gonçalves Dias, onde se encontra a Confeitaria Colombo e a antiga Avenida Central (Avenida Rio Branco), diante dos monumentais conjuntos arquitetônicos do Theatro Municipal, o Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional - explica ele, que integra a Academia Volta-redondense de Letras e buscou, durante quatro anos, as fontes para a obra na Biblioteca Nacional e na Academia Brasileira de Letras.

Guto Mello comemora o fato de sua obra estar entre os livros que farão parte da Feira Literária Internacional de Lisboa, recebendo tarde de autógrafos em Portugal ainda neste ano, e ressalta o teor do que o leitor pode encontrar em suas páginas.

- O livro tem um conteúdo plural, o que fez pensar em um público que tenha interesse em uma obra com história da literatura luso-brasileira, escravidão e autores que forjaram a nossa história e literatura ao longo do século XIX.

Quem é Guto Mello

Djalma Augusto dos Santos Mello é graduado em turismo e ciências sociais, tornando-se especialista em História do Brasil e Relações Internacionais. Ministrou minicurso em História da Arte, integrante do Grebal (Grêmio Barra-Mansense de Letras), foi vice-presidente do Conselho de Cultura de Volta Redonda (2018-2020), um dos fundadores do Conselho Médio Paraíba de Cultura e integrante no mesmo período da Comissão de Patrimônio Histórico de Volta Redonda.

> Livro: “Oitocentos no plural - História e literatura nos tempos Machadianos (1838 - 1889)”. Autor: Djalma Augusto dos Santos Mello. Páginas: 84. Editora: RH Soluções Artisticas. Valor do exemplar: R$ 35. Contato: A obra está à venda pela rede social do autor @professor.mello e da editora @rhsolucoesartisticas. 

________________________________________________________

Seja o primeiro a comentar

×

×

×