Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Desnudando a Alma Brasileira

O novo romance de Antônio Torres

Após 15 anos sem lançar um romance, escritor retorna ao gênero em livro publicado pela editora Record

Livros  –  26/08/2021 18:07

10133

 

(Fotos: Divulgação)

No ano passado, pelos seus 80 anos de vida e pelo seu conjunto de obra, a PoeArt fez uma homenagem ao autor no livro “XI Coletânea Século XXI”, edição esgotada

 

Décio T. Cruz

Conhecido por seu estilo inovador, temas e cenários variados a cada livro, desta vez Antônio Torres - autor da trilogia “Essa Terra”, “O cachorro e o lobo”, “Pelo fundo da agulha” - torna a surpreender os leitores com “Querida Cidade”. O livro traz uma narrativa pop e cinemática bastante diferenciada, na qual a música acompanha a leitura como a trilha sonora de um filme a se projetar na tela de nossas mentes.

A cidade, a grande protagonista e musa inspiradora do narrador, torna-se um arquétipo e também um enigma a ser decifrado à medida em que avançamos capítulo a capítulo.

Tocando em temas bastante atuais, o narrador desnuda a alma brasileira em toda a sua beleza, solidariedade e magia, mas também revela toda a sua pequenez, mesquinhez, hipocrisia, fanatismo, racismo e preconceitos.

Utilizando técnicas cinematográficas modernas de avanços e recuos narrativos, as vozes de grandes músicos e escritores são ouvidas ao longo do romance, tudo isso aliado ao lirismo de uma linguagem poética expressiva e ao suspense de ganchos narrativos que impulsionam o leitor a seguir em frente.

Creme Ovos de Páscoa Páscoa Cartão_3 

“Querida Cidade” é o 12º. romance de Antônio Torres, e foi escrito ao longo de 12 anos 

Antônio Torres estreou na literatura em 1972 com “Um cão uivando para a Lua”, que causou um grande impacto na crítica e no público. De lá para cá, construiu uma vasta obra, muito premiada e traduzida em vários idiomas pelo mundo afora, da Argentina ao Vietnã.

Hoje, Torres é integrante da Academia Brasileira de Letras, da Academia de Letras da Bahia, da Academia Petropolitana de Letras, e sócio correspondente da Academia de Ciência de Lisboa. Para quem ainda não o conhece, vale a pena a leitura de “Querida Cidade”. Para quem já o conhece, prepare-se para se surpreender.

> Décio T. Cruz é poeta, ensaísta e professor da UFBa. 

________________________________________________________

 

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×