(Foto: Divulgação)
_______________________________________________________
“XII Coletânea Século XXI” é o resultado da XII Seletiva Nacional de Poesia e homenageia o poeta José Inácio Vieira de Melo
_______________________________________________________
A “XII Coletânea Século XXI” reúne 52 escritores de nove estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo), mais o DF e Portugal, divididos em duas modalidades de participação: Cinco Primeiros Colocados e Poetas Selecionados. A antologia foi lançada em março pela PoeArt Editora, de Volta Redonda, e é o resultado da XII Seletiva Nacional de Poesia.
Conforme o regulamento, uma comissão avaliadora, formada por nomes do meio local, classificou cinco poemas em primeiro lugar:
. “Transbordamento”, de Carlos Henrique Costa;
. “Flor sagrada”, de Carlos Souza de Jesus;
. “A tarde”, de Dutti Moreira;
. “Pandemia de encantos”, de Pietro Costa;
. “A seca no sertão do Nordeste”, de Renato Ferraz.
Homenagem
De forma singela e com sua prévia aquiescência, homenageamos o consagrado poeta José Inácio Vieira de Melo (clique aqui e confira a entrevista), autor de uma obra rica e vastíssima com destacada atividade literária no Brasil e além-fronteiras. Buscamos evidenciar um pouco de sua importante trajetória, com o registro em um capítulo especial deste livro e na história da cultura brasileira.
“José Inácio Vieira de Melo é a voz poética do Nordeste. Hoje. Sua poesia nos leva à magia dos cavaleiros lunares dos agrestes, das estrelas que caem da noite sobre a seca sem tréguas. E canta os desvalidos descalços com rostos cavados pela fome e pela sede. É um poeta singular de ritmo próprio, densa temática e domador de metáforas surpreendentes. Sem dúvida, sua poesia veio para ficar”, escreveu a poeta e musicista Denise Emmer.