Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Reconhecimento

PoeArt lança livro em homenagem a Vicente Melo

Uma Vida Dedicada à Cultura foi organizado pela editora de Volta Redonda com supervisão da família do homenageado

Livros  –  07/08/2022 10:36

 

(Fotos: Clarisse Melo)

_______________________________________________________

“A cultura como identidade, amparo, deleite e valor precisa ocupar o seu lugar. Para isso, terá que atualizar a sua linguagem, seus signos e conceitos, à luz da vivência contemporânea. Pode ser exagero falar em ressignificação, mas não se pode negar a dicotomia entre a atual busca de sentido e a demanda pelo saber. O conteúdo on-line ainda nos parece fugidio, impalpável, em relação ao livro, de cuja disponibilidade temos certeza quando o colocamos em nossa estante para uma cuidadosa e duradoura pesquisa”.

(Vicente Melo)

_______________________________________________________

A PoeArt Editora lançou “Vida Dedicada à Cultura”, uma homenagem ao jornalista Vicente Melo (19/7/1945 - 31/7/2021). O livro foi organizado pela editora de Volta Redonda com supervisão da família do homenageado, tem cem páginas e foi distribuído na noite do lançamento, em 19 de julho, na Biblioteca Municipal.

Logo após seu passamento, decidimos fazer esta justa e merecida homenagem, reunindo não só seus escritos, em prosa e verso, biografia, entrevista, fotos, e uma parte muito especial, que são os depoimentos de seus amigos e admiradores. É o reconhecimento da importância que teve em suas vidas, a fim de que se perpetue nas páginas deste livro a história surpreendente e incentivadora de um cidadão voltado, dedicado, a vida toda, ao afã cultural, social. Ele acreditava na capacidade do ser humano de criar, transformar, unir e propagar ideais e coisas boas.

Um turbilhão de emoções

Vicente Melo, uma mistura de inesquecíveis e eternas lembranças, um turbilhão de emoções e sentimentos que nos incentivavam, inspiravam-nos... Permeando não só nossas criações como também nossos caminhos.

Nascido na efervescente e evolutiva Volta Redonda da década de quarenta, de família simples, porém, como muitas, de importante valor na construção da nossa querida Cidade do Aço. Foi o segundo de uma prole de nove irmãos. Desde muito cedo já se identificava e se encontrava com a arte, com a cultura em si, fazendo delas e das causas sociais bandeiras para uma vida inteira de lutas, desafios e conquistas.

Homem íntegro, atencioso, simples, olhava-nos sempre com carinho, respeito, admiração, vendo em cada ser um potencial, fosse como ser humano ou artisticamente. Fazia com que seguíssemos sempre firmes e confiantes em nossas ações e ideais, propagando, assim, para pósteros feitos que pudessem ser marcantes. Principalmente os culturais, que os via sempre como ferramenta essencial de transformação (fomento) e inclusão em nossa sociedade, carente de bons pensadores e feitores de mais cultura, como ele foi em sua brilhante missão aqui na terra.

São inúmeros os adjetivos para qualificar esse ser iluminado com quem muitas pessoas tiveram a rica oportunidade de conviver, passar bons e inesquecíveis momentos, não só de alegrias, mas de conhecimentos e aprendizados eternos.

Creio que, por todas essas razões e motivos, fui um privilegiado de poder conviver com ele nesses últimos 15 anos, tendo sua atenção, admiração, parceria e colaboração de inigualável valor em nossas edições. Fosse como revisor, avaliador de textos e mesmo crítico, construindo textos, após as entrevistas que fazia a autores, sempre de um jeito peculiar e próprio, conseguindo fazer com que o simples ficasse belo através de palavras tocantes e bem colocadas.

Viva Vicente Melo, jornalista, militante, poeta, acadêmico, amigo e nosso campeão inesquecível! 

________________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Avrignhy Cunha

    Uma homenagem significativa e extremamente emocionante da qual tive a honra de participar e, devido a isso, ter ficado tão orgulhoso.
    Vicente é merecedor de todas as possíveis homenagens a ele feitas, valendo ressaltar a beleza e a leveza dessa que agora ressalto.