
(Fotos: Divulgação)
Cicatra é composta por Matheus Shock (vocalista), Silvio Augusto (guitarrista), João Victor (baixista) e Arthur Stoduto (baterista)
Experiência de Quase Morte (EQM) é o novo mergulho da Cicatra no metal moderno nacional com letra em português. “Eutanásia”, o segundo single da banda que ganhou o Prêmio OLHO VIVO 2024 - Categoria Clipe (Troféu Técnico), por “Inferno Azul”, já está disponível. Um lyric video foi desenvolvido para o lançamento da música.
- Eutanásia aborda um tema mais denso, musicalmente mais melancólica do que "Inferno Azul". Ainda mantemos as afinações baixas de "Inferno Azul", o que deve se propagar em quase todos os outros lançamentos, propiciado pela guitarra de 7 cordas e baixo de 5 cordas, nossa base tonal fica mais grave e servem de inspiração para temas mais complexos - explica o guitarrista Silvio Augusto.
Além de tocar guitarra, Silvio Augusto é o letrista da banda e, segundo ele, busca se aprofundar em temas não habituais.
- No caso de “Eutanásia”, tratamos da EQM, Experiência de Quase Morte, sempre com o maior respeito possível. O intuito da letra não é chocar, mas, sim, refletir, e não pontuamos uma solução ao tema, apenas propomos para quem ouve se imaginar no lado de quem está nesta situação. A letra se trata de uma hipótese, onde quem se encontra enfermo ainda tem consciência, ouve tudo o que acontece em volta e tem medo do que pode acontecer. O tema é jogado em discussão.
A faixa foi gravada também na Track Media, a mesma produtora onde a banda gravou "Inferno Azul" e seu clipe.
- “Eutanásia” começou como um embrião apenas da cabeça de um dos membros da banda, que logo depois de apresentada aos outros integrantes, as diversas pontuações e opiniões formaram o single no final das contas.
O processo de composição é todo online, já que metade da banda trabalhou ou ainda trabalha com produção musical.
- Equipamento e conhecimento para passar faixas de computador para computador, ou celular para celular, com a maior qualidade e competência possível, viabilizam esse processo criativo remoto.
O clipe para “Eutanásia” já foi gravado, e será nos moldes de “Inferno Azul”, porém com adição de takes externos, ilustrativos, acrescentando uma pitada de história e não apenas a banda tocando.
- Infelizmente alguns contratempos nos fizeram adiar o lançamento do clipe e, para não atrasar o cronograma de lançamentos, desenvolvemos um lyric video para o lançamento da música.
Amizade e companheirismo
O projeto da Cicatra começou em 2023, mas só se concretizou em 2024. O propósito da banda era, além de fazer som, estar entre amigos, porque a maioria dos integrantes tem uma longa história de amizade e companheirismo entre si. A banda está situada em três cidades (Volta Redonda/RJ, Barra Mansa/RJ e Bananal/SP): dois integrantes moram em Volta Redonda, um mora em Barra Mansa e o outro, em Bananal.
Inicialmente a banda tinha outro nome, mas por questões legais, antes ainda do lançamento do primeiro single, os integrantes acharam por bem mudar. Cicatra é uma espécie de adaptação da palavra “cicatriz”, também é a tradução da palavra na língua corsa, mas, de acordo com o guitarrista da banda, tem mais a intenção de soar impactante do que, de fato, de agregar sentido.
> Acompanhe as novidades da banda Cicatra no Instagram e no YouTube.