Publicidade

RH

Experiência Marcante

Primeiro EP de Ive Seixas estreia em fevereiro

Disco traz três músicas; em uma delas a artista apresenta seu lado pianista; EP tem o mesmo nome do show que cantora faz apenas com violão, voz e chapéu no chão

Música  –  25/01/2014 15:24

1

(Fotos: Marcelo Bravo)

Ideia de tocar na rua se consolidou depois de participar do Tomada Urbana - ato V,
que o Coletivo Teatral Sala Preta, de Barra Mansa, realizou no ano passado
 

"Andorinha só" é o nome do primeiro EP que Ive Seixas preparou para o dia 1 de fevereiro. Além disso, esse é o nome que a cantora dá ao show que faz apenas com seu violão, sua voz e o chapéu no chão. Na maioria das vezes as apresentações acontecem na rua mesmo, numa praça, num largo ou numa calçada. A ideia de tocar na rua se consolidou depois de participar do Tomada Urbana - ato V, que o Coletivo Teatral Sala Preta, de Barra Mansa, realizou no ano passado. Foi a primeira vez que Ive experimentou esse formato. Cada show tem se revelado uma experiência marcante. 

- É um desafio para quem sempre esteve apoiada na figura de uma banda, que me exige um pouco de coragem, convidando a deixar de lado a timidez que me resta, dando alguma voz àquela ideia romântica de se jogar no mundo para ver o que acontece - diz. 

Ive Seixas é envolvida com música desde pequena. Sua mãe é professora de piano, e, por isso, foi o instrumento que Ive estudou durante a infância. Mas o contato com o rock a levou a aprender violão. Hoje, os dois instrumentos acompanham a cantora nos momentos em que compõe ou interpreta uma canção. 

Produção no modelo "Faça você mesmo" 

Na adolescência, Ive conheceu o rock e com Rafael Fralda montou a banda Ricto

- Essa é uma banda para a vida, onde tive contato com a cultura "Do It Yourself" - afirma a cantora. 

Foi com a Ricto que ela aprendeu a fazer fanzines, promover shows, além de poder gravar e tocar em diversos pontos do país. 

A cantora revela que para lançar o EP faltam alguns detalhes de logística, mas que tudo já está prontinho, para o dia 1 de fevereiro. 

- Cada música foi gravada de uma forma, em um lugar diferente - conta a cantora, ao falar sobre como viabilizou o seu trabalho: 

- O bom da tecnologia é quando facilita o processo de se gravar a música. Cada uma foi gravada em diferentes lugares, por alguns artistas que nem se conhecem, mas que se sintonizaram na mesma onda. 

Uma andorinha não tão só 

2

"É um desafio para quem sempre esteve apoiada na
figura de uma banda, que me exige um pouco de coragem"

Para seu EP de estreia, Ive gravou três músicas. Uma delas a artista apresenta seu lado pianista. A música "O circo", apesar de ter sido composta no violão, foi no piano que a melodia encontrou sua base. Além de Ive ao piano, "O circo" conta com o trompete, sax horn e bateria de Nicolai Lamin, e com uma tuba gravada por Rawlinson Seixas, irmão dela.

A canção "Cervejas populares" é um samba composto por Ive. Mas foi o músico e produtor Felipe Mendonça quem arranjou e adicionou os elementos característicos do samba. 

- O Felipe colocou o violão de sete cordas. Foi ele quem chamou o Mestre André para a bateria, Wallace Lopes para o cavaco e Moises Ferreira para o trombone - detalha. 

A canção que dá nome ao EP, "Andorinha só", foi feita a partir do projeto "Quem Sabe para onde o tempo vai?", da artista paulista Anita Bertelli, que sorteou uma página de um de seus diários e publicou na internet. No perfil de Bertelli no Facebook, ela se refere ao projeto como "Evento/Performance participativa a partir de diários". Ive teve contato com a proposta por indicação de uma amiga e topou o desafio. 

- Cada internauta tinha que criar uma resposta, à sua maneira, para responder a pergunta título do projeto, a partir do texto do diário. Minha resposta foi a música - explica. 

Ive acha interessante o fato de ter se interessado por música brasileira apenas depois da adolescência. Somente em 2012 que ela passou a ouvir também música brasileira, da MPB ao samba de raíz e de cirandas às misturas que essa chamada nova MPB tem feito. 

- Todos esses sons influenciam meu trabalho solo, mas no geral mantenho a mente aberta - enfatiza a cantora, indicando que o caminho de sua carreira não está nada definido. 

Serviço

> Ive Seixas disponibiliza todo seu material no seu site. Acompanhe as novidades no perfil da artista no Facebook.

3

Por Bravo  –  marcelobrv@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • andre whately

    Já conheço a Ive faz tempo, nunca conversamos, mas ao vê-la cantar "Cervejas populares" me surpreendi "maravilhadamente", percebi a força e consistência de um belo trabalho autoral, de um talento singelo, firme nos propósitos das conquistas que virão..."uma andorinha só, faz um belo e lindo verão!".