Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Laboratório de Produção Independente

Polifonia comemora 1 ano com show de lançamento do EP da 7Cantos

Banda de BM é a atração do evento; coletânea do catálogo que promove a produção musical do Sul Fluminense será lançada

Música  –  28/08/2014 09:08

Publicada em: 11/08/2014 (12:41:09)
Atualizada em: 28/08/2014 (09:08:47) 

1

(Fotos: Divulgação) 

Será a primeira vez que a banda (Heitor Santiago, voz, violão e piano;
Faliton Araújo, violão; Cristiano Valentin, guitarra, percussão, escaleta
e backing; Hícaro Lima, guitarra; 
Zyel Nascimento, contrabaixo;
e Felipe Valentin, bateria) se apresenta para o público
 

A produtora e pesquisadora Ana Paula Antunes, idealizadora do Polifonia - catálogo para promover a produção musical do Sul Fluminense -, comemora um ano do projeto em 30 de agosto. Para marcar o sucesso dessa iniciativa que, além de catalogar discos, singles e EPs produzidos na região, propõe ações e intercâmbios a partir de seu próprio Laboratório de Produção Independente, vai realizar um evento, às 19h, no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda. A atração principal é o show de lançamento do EP da banda 7Cantos. 

Ana Paula conta que será a primeira vez que a banda (Heitor Santiago, voz, violão e piano; Faliton Araújo, violão; Cristiano Valentin, guitarra, percussão, escaleta e backing; Hícaro Lima, guitarra; Zyel Nascimento, contrabaixo; e Felipe Valentin, bateria) se apresenta para o público. 

- Além do show, haverá o lançamento da primeira Coletânea do Polifonia e a divulgação de novidades do projeto - diz. 

A 7Cantos é uma banda de Barra Mansa, formada em 2014, com a proposta de experimentar fusões entre música brasileira e outras influências sonoras. Segundo a pesquisadora, os arranjos são marcados pela variedade de climas que refletem a tentativa de fugir de caminhos comuns. Ainda de acordo com ela, "as letras trazem canções poéticas transportadas por melodias simples e belas". O EP compila ritmos e referências múltiplas. Do blues à bossa, do reggae ao baião. Em 2014 a banda lançou em formato digital o single "Morfeu" (ouça aqui), com boa repercussão na internet. Na sequência, o webclipe "Rosa dos ventos" e, conforme consta no material de divulgação, "passou a ser reconhecida como mais uma banda promissora da região". 

Veja o clipe de "Rosa dos ventos" 

Aspas: Ana Paula Antunes 

> "A grande maioria das bandas e grupos permanece desconhecida em sua própria cidade. A região conhece pouco sobre sua musicalidade. Os músicos têm dificuldade de promover sua música dentro da própria região. As rádios comerciais não tocam os artistas locais, as casas de shows são poucas e não contemplam a diversidade de gêneros, os espaços culturais enfrentam dificuldade para se manter devido a ausência de políticas públicas de fomento".

> "O Polifonia nasceu de um projeto de pesquisa que visa contribuir para a valorização e difusão da produção musical Sul Fluminense. Sua primeira ação foi a criação de um catálogo online (www.polifonia.art.br) onde é possível encontrar discos, singles e EPs produzidos na região. O website, desenvolvido a partir de plataformas disponíveis gratuitamente na internet (WordPress, Soundcloud, Google Docs e redes sociais), permite realizar busca por palavra-chave, gênero musical, município e ordem alfabética". 

> "Centralizar as produções em ambiente online é uma solução simples e barata que contribui para a distribuição de música não só na região, mas para além dos municípios. Recebemos acessos de vários estados brasileiros e de outros países, principalmente Estados Unidos e países da Europa. O compartilhamento feito pelas bandas nas redes sociais faz esse alcance expandir muito. Mas o catálogo é só um ponto de partida. A ideia é promover a música regional através de ações em rede, distribuição de coletâneas, produção de eventos e mostras musicais". 

> "A primeira parceria do projeto se concretizou com o campus do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), em Volta Redonda. Sob orientação do professor de artes Ayrton Júnior, os alunos do curso de automação industrial movimentam a primeira web rádio especializada no acervo do Polifonia. Além disso, uma vez por mês uma banda visita o campus para um bate-papo com os alunos sobre música e produção independente. Entre os temas abordados, a banda conta como se organiza e como se apropria das tecnologias para promover a atividade musical. Ao final é fotografada e entrevistada pelos alunos que preparam uma matéria para o jornal do campus". 

> "O Laboratório de Produção Independente é um espaço criado para promover trocas e experiências de intercâmbio entre músicos e profissionais de outras áreas que dialogam com a música: gestão, produção musical, fotografia, audiovisual, design gráfico, ilustração, imprensa, entre outras. As experiências são delineadas a partir de necessidades identificadas e por este motivo podem apresentar diferentes formatos. Não há um formato único para o Polifonia Lab. A primeira experiência se deu a partir de uma necessidade identificada como comum aos músicos: a dificuldade de planejar, organizar e realizar o lançamento de um projeto novo, que pode ser um disco ou videoclipe. Outra dificuldade está relacionada a uma etapa posterior ao lançamento: como promover, distribuir e criar oportunidades de circulação para o grupo. Sendo assim, laboratórios com este formato envolvem consultoria e acompanhamento técnico que se desenvolvem nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção". 

> "A iniciativa ainda não recebe patrocínio. Tudo é feito com o auxílio de parceiros que reconhecem a relevância do projeto. Nesta primeira edição formei uma equipe com o apoio de instituições e profissionais que na região já conquistaram destaque com sua atuação: o Ponto de Cultura ECFA, o Centro Cultural Fundação CSN, o Wave Studio (com o Leandro Rezende na produção audiovisual), o LM Studio (que gravou, mixou e masterizou o EP da banda 7Cantos), a produtora Casulo Roots (com o olhar da fotógrafa Marcela Aguiar), e o Selo Pandario. Trabalho com comunicação há mais de dez anos, então, além das consultorias, completo o time na parte de comunicação e produção gráfica".

> "Outra ação se concretiza com o lançamento da primeira coletânea do projeto, 20 grupos foram selecionados considerando a diversidade de gêneros do catálogo. A coletânea será distribuída em formato físico e digital".

Serviço 

2

> 1 Ano de Polifonia - Data: 30 de agosto, às 19h. Entrada: gratuito. Classificação: livre. Local: Centro Cultural Fundação CSN, Rua 21, n.402, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Para participar basta comparecer na data e local. Não haverá necessidade de retirada de ingressos. Página do evento no Facebook. Contatos do projeto - E-mail: polifonia.art@gmail.com website, página no Facebook

Edição impressa

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×