Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Fim de Relacionamento

Willian Stoduccor lança seu primeiro single em português

Canção faz parte do EP que tem lançamento previsto para 16 de novembro

Música  –  14/10/2014 12:22

1

(Fotos: Divulgação)

"Os beijos dizem tudo o que fica escondido e subentendido
num relacionamento, o poder de percepção que os beijos transmitem
é simples, porém direto, as pessoas mentem, mas os beijos não"
 

"Beijos não mentem" é o nome da primeira música de trabalho do Willian Stoduccor. Lançada no dia em que o site do cantor entrou no ar, em 12 de setembro, onde pode ser ouvida, ou baixada aqui. O objetivo desse single, segundo o artista, é fazer com que as pessoas conheçam o trabalho autoral de Stoduccor em português e os covers em inglês. A canção faz parte do EP "Meu vício", que tem lançamento previsto para 16 de novembro.

- "Beijos não mentem" segue conforme todas as músicas que eu escrevo. Elas dizem a respeito da minha vida, falam sobre algum momento em que eu não somente me senti inspirado, mas como também tive que desabafar sobre os meus sentimentos através da música. Eu namorei pela primeira vez em meados de 2006, e, em 2007, tive que escrever sobre algo que me incomodava nesse relacionamento - diz. 

- Toda aquela paixão, vontade, empolgação e desejo que eu sentia através dos beijos no começo do relacionamento, já não sentia mais depois de um tempo. As mentiras e as desculpas eram constantes, sei que era o meu primeiro relacionamento, porém eu tinha maturidade o suficiente pra perceber que já não eram mais os mesmos. Os beijos que simbolizavam amor e vida passaram a ter apenas gosto de cuspe, não havia mais vida ali - acrescenta. 

Stoduccor conta que "Beijos não mentem" foi trabalhada desde o primeiro momento em que escreveu em 2007, no entanto, tem pouco mais de um ano que vem trabalhando na carreira solo e consolidando as músicas em estúdio.

Confira a entrevista com Willian Stoduccor 

É uma canção de amor? Qual a mensagem? O que você quer passar para o público com essa música?

"Beijos não mentem" é uma canção de amor sim, porém retrata o fim de um relacionamento. A mensagem da música consiste na ideia de um relacionamento entre um casal que sente que o desgaste, a infidelidade, as desculpas e as mentiras já tomaram conta. E, embora quem você ame não tenha a coragem de falar e nem tampouco afirmar o que você pensa, os beijos dizem tudo o que fica escondido e subentendido num relacionamento, o poder de percepção que os beijos transmitem é simples, porém direto, as pessoas mentem, mas os beijos não. Tudo o que as pessoas escondem num relacionamento os beijos acabam entregando. Seja lá o que for. 

Qual o gênero musical dessa canção? Foi inspirada em algum artista ou tem a influência de algum artista especialmente?

É uma mistura de R&B (Rhythm & Blues) com pop. Eu sou apaixonado por R&B, que em português poderia ser traduzido como "Ritmo & Blues", eu tentei colocar essa cara na música e dei referências de músicas em R&B para os meus produtores, apenas pedi para acrescentar algo pop, que é uma paixão também. Sobre a inspiração, eu sou fã incondicional de uma cantora chamada Christina Aguilera, ela é americana, porém um de seus álbuns é em espanhol - "Mi reflejo", e através desse álbum que veio a inspiração de "Beijos não mentem". Ela tem uma música em "Mi reflejo" que se chama "El beso del final", essa música é de 2000, e a minha conexão com essa música sempre foi muito forte, eu a escuto até hoje, com aquela empolgação da primeira vez. Nessa música a Christina canta sobre o último beijo de uma relação entre duas pessoas que até então se amavam, e que ela sentiu através dos beijos o fim do que ambos tinham planejado e prometido viver a vida inteira.

Christina Aguilera sempre foi e será fonte da minha inspiração, em minha opinião, ela é a melhor cantora de todos os tempos, é uma grande e perfeita vocalista pelo fato de eu me arrepiar com tudo o que ela canta. Existem cantores que apenas executam notas musicais, fazem a escala musical perfeitamente, mas não me transmitem emoção alguma, pois são apenas "máquinas". Eu já sinto que a Christina é uma vocalista de verdade por passar essa barreira, além da extensão vocal fantástica e da voz única que ela tem, é possível sentir dor, mágoa, angústia, sofrimento, alegria, deboche, raiva, serenidade e mais um bando de emoções quando ela canta. Ela transcende de forma única. E foi justamente isso o que me inspirou a escrever "Beijos não mentem", pois minha preocupação maior com a música foi de escrever a minha história, as coisas que eu passei e senti, toda a frustração e a antecipação causada pelos beijos que já não eram mais os mesmos. 

Essa canção fará parte de um EP. Qual a previsão de lançamento? Quantas canções?

"Beijos não mentem" fará parte do EP "Meu vício", que tem previsão de lançamento para 16 de novembro, dia do aniversário da minha mãe. Dei o nome ao EP de "Meu vício", pois sou viciado em música, um eterno apaixonado por esta obra-prima. E, claro, mostro os meus vícios dentro do que já vivi de amores e desencontros. Canto sobre o que eu já passei, o que vejo da vida atualmente e onde quero chegar. "Meu vício" contará com cinco faixas, "Beijos não mentem", "Viajante", "Você & eu", "Sentinela" e "Brindando ao desapego". Pode ser que o EP tenha seis faixas, ainda estou pensando sobre isso. 

Todas as músicas do EP seguirão a mesma linha desse single? Ou será diversificado? 

Olha, eu amo música, minha paixão maior é música internacional, mas eu cresci ouvindo de sertanejo até bossa nova, de pagode e internacional a forró. Estou explorando a combinação de sons que me agradam. Estou experimentando estilos musicais diferentes, do reggae ao R&B, do country ao rap e hip-hop. Sou bem transparente, não consigo mentir e deixar de expor o que sinto. Esse é um grande defeito meu, então quando faço música, eu me preocupo em executar e produzir a minha verdade, o que me agrada. Sinceramente não me preocupo se as pessoas vão gostar ou não, a minha única preocupação é expor uma letra verdadeira e honesta do começo ao fim, falar do que eu sinto, expor as minhas verdades e ter a certeza de que eu primeiramente antes de tudo e todos estou satisfeito com o resultado, se eu conseguir executar tudo o que eu tinha em mente, então aí sim, eu posso dar os passos seguintes. Claro que ao divulgar meu trabalho autoral a minha intenção é a de que o segundo passo seja o da identificação. Eu não faço música pra todo mundo, eu faço música para mim e consequentemente para pessoas que se conectam com os meus sentimentos, com as minhas emoções. E por isso que esse EP é algo arriscado, pois eu não me apego ao que as pessoas em sua maioria estão escutando e querem ouvir de um artista. Eu gosto de seguir os meus instintos, fazer música que me agrade antes de mais nada. 

Depois de lançado o EP, virá o CD. Como está o processo de finalização? Quando começou a ser gravado? Existe um conceito do CD? Quantas faixas?

O EP "Meu vício" é apenas uma amostra do que virá no meu CD em 2015. Eu só lançarei o CD ano que vem, e ainda nem tenho data definida, mas posso adiantar que são 16 faixas, tem "intro" + "interlúdio" e tudo que tem direito. Eu quero saber que tudo está do meu jeito, conforme eu planejei e tanto quero. Depois que esses passos tiverem sido dados, aí sim, lançamento. O CD tem um conceito sim, e o meu comprometimento é cantar sobre as minhas verdades, sobre as fases da minha vida. O conceito desse álbum é falar de mim e sobre o que eu penso, mostrar pras pessoas quem eu sou. As pessoas vivem fazendo julgamentos a todo instante, nós todos fazemos isso, porém em distribuições diferentes, em alguns momentos de forma racional e benevolente e outras de forma pejorativa. Eu canto sobre o que eu vejo de mim. Eu cresci com o sonho de um dia poder cantar, e por muitos anos as pessoas influenciaram tanto na minha vida de uma forma negativa que eu mesmo decidi ir devagar.

Já parei por vontade das pessoas sem nem ao menos ter querido isso. Eu ouvi muito que não tinha capacidade de cantar, que eu não sabia compor, que eu jamais chegaria em algum lugar. E esse é o conceito desse álbum, dizer às pessoas que se elas acreditam em si mesmas, que elas conseguem o que quiserem. É difícil, mas prazeroso, pois os riscos que se corre são feitos de cada pedaço do que se sonha, e é isso que vale a pena. Nós somos todos do tamanho de nossos sonhos. E infelizmente quem não sonha, não vive, não existe. E o meu álbum fala disso. Esse álbum é relacionado e dedicado às vozes interiores que nunca se calaram. Em uma das faixas, "Selva de concreto", eu falo sobre o racismo, preconceito contra nós negros, assim como também falo do preconceito que as mulheres sofrem perante a sociedade, sejam elas quem forem e de qualquer cor. Falo do machismo, assim como também falo de mães solteiras, amores proibidos, levanto várias questões políticas, é a faixa em que o rap e o hip-hop são muito presentes e fortes, porém com aquela pegada do R&B. 

2

EP "Meu vício" contará com cinco faixas, "Beijos não mentem",
"Viajante", "Você & eu", "Sentinela" e "Brindando ao desapego"

Nesse processo de criação e gravação do álbum o que está sendo mais difícil? Haverá a versão física do CD, ou apenas na internet?

Eu já trabalhei com outros produtores aqui mesmo em Volta Redonda, porém não senti confiança no trabalho de nenhum deles. Eles têm estúdios lindos, mas são vazios de música. O que é uma pena. Eles não tinham interesse em saber e executar o que eu tinha em mente. Eles apenas achavam que eu fosse mais uma das diversas pessoas que lá entram. Eu senti que só queriam o meu dinheiro, não tinham a paixão pela música como os atuais produtores do meu trabalho têm. Eu consigo sentir quando as pessoas fazem as coisas por fazer, e quando realmente se empenham no que estão trabalhando. Eu acredito que Deus existe, e que Ele olha por nós, porém primeiro Ele nos deixa sentir o gosto amargo da derrota, para que posteriormente possamos dar valor ao gosto que a vitória tem. E, sinceramente, eu não poderia estar mais feliz com o desenvolver das minhas músicas. Estou bem confiante e satisfeito com o que tenho de resultado até o momento.

"Beijos não mentem", assim como o meu EP e meu CD, tinha que ser produzido na AF Records, pelo Alessandro Pires & Deejay Figura, os caras realmente são gênios no que fazem. Tiro meu chapéu pra eles, são pessoas que trabalham com música, amam o que fazem e respeitam os artistas da região assim como qualquer outro. Eles já produziram o Buchecha (sim, da dupla Claudinho & Buchecha), e o que eu admiro nos caras é o talento que eles têm, e o tratamento e a simplicidade. Eles não visam só o dinheiro, eles têm respeito por tudo e todos, eles te escutam, procuram entender o que você tem em mente e como você quer expor seu trabalho pelo artista que é e quer ser. Comecei a trabalhar com eles, pouco mais de um ano, e minha música não poderia estar em mãos melhores. E a maior dificuldade que enfrento chega ser quase impossível de nomear, uma vez que eu paro pra analisar fatos. Eu até o momento não tenho empresários, uma certa pessoa já me ofereceu patrocínio, mas não me identifico com o que foi proposto. Eu deixaria os meus princípios de lado para ser o artista que queriam que eu fosse. Eu não nasci pra cantar mentiras, saca?! Pra eu cantar algo, eu realmente tenho que me conectar com aquilo. Dinheiro é uma das dificuldades, pois meu sustento vem das minhas aulas, eu sou professor de inglês. Eu arco com todas as despesas de uma casa, todas mesmo, sem tirar e nem pôr, e ainda me desdobro pra fazer minha música, pois eu não paro nunca mais, digam o que disserem.

Uma outra dificuldade é a negatividade e o pessimismo que as pessoas tentam me cercar. Eu sinceramente não dou ouvidos, chega a ser chato a forma que pregam. Volta Redonda é pequena, "todo mundo" conhece "todo mundo", mas a maioria dos artistas prefere ser tão pequenos quanto o lugar em que vivem, seja pela discórdia ou pela inveja, ou pelo descaso com o trabalho alheio ou pela limitação do que as pessoas desejam pra você. É complicado demais! 

Quais os próximos passos, depois do lançamento do CD?

Após o lançamento do EP, eu trabalharei cada vez mais no restante do meu CD. E após o CD saindo eu quero divulgá-lo e ver a identificação do público, aí sim começo a fazer shows. Eu já fui chamado pra cantar em vários locais aqui em Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e região. Tive que recusar os convites por não querer fazer do meu show algo que ainda não está de agrado com a minha visão. Eu só aceitei fazer parte do Festival 6 Continentes, que ocorrerá no dia 6 de dezembro em todo o mundo, na mesma hora, pois eu terei tempo de continuar trabalhando em cima do que eu quero, com um espaço maior de folga. Posso arrumar o que não gosto e fazer as coisas da maneira certa. Esse é o meu objetivo, saber que o público sabe quem eu sou e sabem cantar as minhas músicas. Meu maior medo é ser cantor de uma música só, e por isso venho trabalhando pesado em todas as faixas, eu não quero sentar e relaxar porque uma música está "grandiosa" pra mim, eu quero esse empenho em todas as faixas. 

_____________________________________________________
Beijos não mentem

Meu coração não consegue se calar por inteiro
Eu te vejo tão longe de mim
E o nosso lance está em transe
Você não é mais como antes 

Vivendo de agonia, de aflição.
Eu te quero tanto, embora os seus beijos me digam que não.
Que não é pra ser, não é pra nós dois.
Não é mais o nosso momento 

Pré-Refrão:

Parece até que já nem sou mais livre
A sensação é de que eu cometi um crime
Pode se abrir, fale a verdade,
Melhor seguir na sinceridade 

Refrão:

Meu coração percebeu
Que não sou mais seu
Eu sinto algo esquisito em meu instinto
Embora você negue
Beijos não mentem 

Essa tensão entre nós dois tá me matando
Um dia, nem liga, no outro, diz “eu te amo”.
Cai na real, você não me engana!
Não prolongue a tristeza da ansiedade 

Abre o jogo, olhe nos meus olhos, fala logo.
Se você tem outro cara
Que anda rodeando a sua mente, ou se é
Carnaval fora de época, e você quer curtir independente 

Bridge:

Isso o que eu sinto não é neurose
Você tá diferente, não me enrole.
Eu te conheço e sei que não estamos bem
A cada beijo seu, eu me sinto seu refém.
Refém desse amor que tem me causado dor
Refém desse papo que é mais do que furado
Beijos não mentem... 

_____________________________________________________
Serviço
 

> Willian Stoduccor - Telefones: (24) 9-9824-8340 / (21) 9-7911-5059. Site, onde é possível ter acesso às redes sociais do cantor: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. E-mails: stoduccor@gmail.com / stoduccor@live.com

Edição impressa

3

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×