Publicidade

Premiação 2026

Autodidata

Hélio Delmiro: o carioca que é um mago das cordas

Um dos mais importantes guitarristas brasileiros de todos os tempos; seu estilo de improvisação é apreciado e aplaudido internacionalmente

Música  –  14/11/2012 20:14

421

(Fotos: Divulgação)

Delmiro já tocou com algumas das

figuras mais importantes do cenário

nacional e internacional

Você gosta de guitarra e violão? Conhece um cara chamado Hélio Delmiro? Se a resposta foi não... Digo que deveria conhecer, o cara é um mago das cordas, considerado um dos mais (ou o mais) importantes guitarristas brasileiros de todos os tempos. Seu estilo de improvisação é apreciado e aplaudido por muitos e ele já tocou com algumas das figuras mais importantes do cenário nacional e internacional, como, por exemplo: Elizete Cardoso, Clara Nunes, Marlene, César Camargo Mariano, Arthur Verocai, Antonio Carlos e Jocafi, Maria Creuza, Elza Soares, Elis Regina, João Bosco, João Donato, Carlos Lyra, Marcos Valle, Tamba Trio, Wagner Tiso, Toninho Horta, Djavan, Renato Russo, Nana Caymmi, Emilio Santiago, MPB-4, Milton Nascimento Paul Horn, Jeremy Steig, Dave Grusin, Sarah Vaughan, Lalo Schifrin e Tom Jobim.

Gravou com César Camargo Mariano o álbum “Samambaia”. Gravou ainda diversos discos com Gato Barbieri e Tom Jobim. Participou do Festival de Berlin tocando com Charlie Haden, Carla Bley e Paul Motion, entre outros. Voltando a se apresentar no exterior no festival de jazz da Espanha, ao lado de Paulo Moura e César Camargo Mariano. A lista é longa e na internet você encontra muitas informações, é só procurar.

Um pouco sobre o artista

O violonista Hélio Delmiro de Souza nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1947. Carioca do Méier, teve forte influencia pelo gosto musical de seu irmão Carlos, pianista e professor de violão. De seu irmão Juca ganhou um cavaquinho na adolescência. Aos 14 anos, dedica-se inteiramente ao violão, entusiasmado pela bossa nova.

1

O violonista nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1947

Autodidata, aos 18 anos formou o grupo Fórmula 7, que contava com Claudio Caribé, Márcio Montarroyos, Luizão e animava os bailes da Zona Norte e tocava um pouco de jazz nos intervalos.

Ele tem um blog, não sei se atualizado, mas mesmo assim vale conferir, muitas fotos e matérias de jornais.

 

De sua discografia como artista principal, destacam-se:

. “Emotiva” (1980)
. “Samambaia” (1981) com César Camargo Mariano
. “Chama” (1984)
. “Romã” (1991)
. “Symbiosis” (1999)
. “Violão urbano” (2002)
. “Compassos” (2004)

Por Márcia Tunes  –  marciatunes@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×