Publicada em: 12/12/2015 (08:08:50)
Atualizada em: 20/01/2016 (08:40:11)
Mensagem na rede: Música de trabalho é a faixa de nº 1, “Contra o inimigo”, que ganhou clipe
Reggae roots com influência do reggae raiz em conexão com o new roots jamaicano e música brasileira. É a Unidade Resistência, claro. Hugo Araújo (guitarra e voz), Robson Oliveira (baixo), Júlio Gonçalves (teclado) e Felipe Canjah (bateria). A banda está divulgando o seu segundo CD, "Quando as crianças clamam a Babilônia cai", lançado de forma independente. A música de trabalho é a faixa de nº 1, “Contra o inimigo”, que ganhou clipe.
- Retrata bem a mensagem que a Unidade quer passar, apontar e desmascarar as enganações de Satanás - diz Hugo.
A Unidade Resistência foi formada no fim de 2012, ainda sem uma identidade ou nome definido. Hugo conta que, ao começar uma tentativa de gravar as músicas autorais para disponibilizar na internet, surgiu a oportunidade de uma apresentação na Toca do Arigó, em fevereiro de 2013, e assim iniciou-se a caminha da banda. Após essa apresentação, a Unidade tornou-se fixa todos os sábados na Toca, e iniciou a retomada do Movimento Reggae de Volta Redonda.
Logo em seguida, começou a turnê da banda. A Unidade Resistência saiu de Volta Redonda em 13 de dezembro de 2013 com destino a São Luís do Maranhão (MA).
- Sem saber como faríamos, Eu, Robson e Vítor Assumpção (ex-tecladista), entramos com algumas roupas e nossos equipamentos na Fiat Prêmio 93 e partimos em direção ao nordeste do Brasil. Acreditando que Deus providenciaria tudo o que precisássemos, por isso o nome - “Turnê Jah Guia”. Fomos em busca do que Deus já nos tinha dado, com aproximadamente R$ 600 em caixa, depois de nove longos meses chegamos a São Luís do Maranhão, entre saudades e perrengues, maravilhas e tristezas, recepções e despedidas, Deus estava conosco e moramos em muitas casas, marquises e calçadas sempre lutando a cada dia contra nossas próprias fraquezas - conta Hugo.
A banda passou por todas as capitais do litoral do Brasil e parou em várias cidades turísticas, onde apresentou o trabalho em bares, praças e casas de shows. A turnê durou 14 meses.
_______________________________________________________
Faixa a faixa do álbum, por Hugo Araújo
1 - Contra o inimigo - Mensagem clara e direta que visa desmascarar o enganador, pai da mentira.
2 - Você - Exaltação ao nome de Jesus e um convite a ter intimidade com Deus Pai, Filho e Espírito Santo, por meio de mudança de atitudes.
3 - Only Jah love - Como no refrão é explícito que só o amor de Deus pode nos salvar para a vida eterna.
4 - Não deixe de fazer - Fala da necessidade da busca por Deus, independente do que as pessoas pensam sobre isso.
5 - Jah está aqui - A constante presença de Deus através do Espírito Sando que habita em cada um de nós!
6 - Que manhã - Louvor que exalta as criações do Deus Altíssimo.
7 - O amor de Jah é real - É possível sentir o amor de Deus por meio das pessoas e suas atitudes. Fala também sobre as ciladas que o sistema arma para nos desprender do amor de Deus.
_______________________________________________________
Confira a entrevista com o vocalista da banda
(Fotos: Divulgação)
Reggae roots com influência de raiz em conexão com o new roots jamaicano e música brasileira
Quando começaram a gravar esse disco? Como foi o processo de criação?
Assim que chegamos ao Estado do Rio, iniciamos a gravação do disco, janeiro de 2015. O processo de criação se deu parte durante a “Turnê Jah Guia” e parte antes da turnê. “Jah está aqui” foi escrita numa parceria minha e Robson, antes da turnê; “O amor de Jah é real” foi escrita em Natal-RN por mim, Robson e Vítor, durante a turnê; e as outras músicas que fazem parte do álbum foram escritas antes e durante a turnê por mim.
O álbum sai apenas em formato virtual ou também em físico? Onde foi gravado?
O álbum está disponível na rede no site SoundCloud e YouTube, e o formato físico está a venda nos shows e nas lojas On Board - Pontual Shopping, Be Happy Tabacaria - VR, BM, Resende. Foi gravado no Estúdio do Russão, em Rio das Ostras, e masterizado no Wave Studio-VR por Felipe Canjah e Unidade Resistência. A parte gráfica ficou por conta de Rafael Fernandes Film Maker.
Existe um conceito no CD? Como isso foi trabalhado? Como foi a escolha do repertório?
Sim, “Quando as crianças clamam a Babilônia cai” vem reforçar o que nos diz o Evangelho de Jesus Cristo, guiar e instruir as crianças no caminho do Senhor é o que gerará novos adultos com valores diferente aos que são oferecidos pelo mundo atual, pois quando uma criança confia em Deus ela consegue passar pelas dificuldades, sem se corromper, fazendo assim um novo mundo se levantar e a Babilônia cair. O repertório foi escolhido de acordo com o conceito do álbum.
O que foi mais difícil no processo de gravação do CD e o que foi mais gratificante?
A maior dificuldade foi produzir este álbum sem ter recursos financeiros, e o mais gratificante foi ver o trabalho concluído com a ajuda de vários irmãos envolvidos no processo de produção.
Como surgiu a ideia do clipe, quem dirigiu, qual a proposta do vídeo?
A ideia do clipe surgiu pelo nosso produtor, diretor e amigo Rafael Fernandes Film Maker, o qual adotou o conceito obscuro para a abordagem desse assunto importante nos dias de hoje - a escolha do uso abusivo de álcool e drogas por jovens e adultos no Brasil e no mundo.
Existe um planejamento de shows para o lançamento do disco?
O show de lançamento do disco em Volta Redonda foi em 14 de julho, na Fundação CSN, no entanto, ocorrerão shows em outras cidades e a agenda está disponível na nossa fanpage.
Como vocês analisam o atual cenário musical em Volta Redonda e região, no Brasil e no mundo?
A cena musical em Volta Redonda é dominada pela grande mídia e os artistas da cidade e região encontram grande dificuldade para se apresentarem e divulgarem seus trabalhos, o que faz crescer a cena independente, sendo Volta Redonda um celeiro de grandes artistas talentosos que não encontram incentivo, mas, mesmo assim, continuam na batalha. No Brasil e mundo, nos dias atuais, a música tem se tornado mais comercial do que cultural ou reflexiva como era, abordava assuntos importantes, e hoje abusa do entretenimento e mensagens fúteis ou imorais, e esse tipo de música constrói um público cada vez mais superficial, que não valoriza a cultura de informação e sim a diversão e o entretenimento.
Projetos. O que vem por aí?
Novos clipes deste álbum e no início de 2016 entraremos novamente em estúdio para gravarmos um trabalho que somará com o disco atual. Jah Guia!
>Unidade Resistência - Contatos: fanpage da banda, telefone (24) 9-9929-0141.