Publicidade

Premiação 2026

Gravado em Dois Dias

Black Sabbath é destaque na série "Discos Fundamentais"

Feito em pouco tempo e praticamente sem verbas, mas o resultado é o super álbum de estreia da banda mais maldita da história do rock

Música  –  28/11/2012 20:15

502

(Fotos: Divulgação)

Em 1969, a banda, que ainda

usava o nome Earth, resolveu

mudar para Black Sabbath

 

Meu álbum fundamental de hoje foi gravado em apenas dois dias! É isso mesmo, dois dias. Iommi lembra que gravaram ao vivo: "Pensamos assim: Temos dois dias para fazer tudo, e um dia é só para a mixagem. Então tocamos ao vivo. Ozzy cantava ao mesmo tempo; nós o pusemos num canto separado e fomos em frente. Nunca fizemos uma segunda versão da maior parte do material".

Pouco tempo e praticamente sem verbas, mas o resultado é... O super álbum de estreia da banda mais maldita da história do rock, Ozzi e seus morcegos e aquele seu ar de viajandão de sempre - só que hoje mais pra zumbi do que pra doidão, enfim...

Pouco importa o que o cara fez, fazia, faz ou fará, em pauta no momento apenas o álbum. Apenas? Como assim... Apenas? Esse é o disco mais bacana do Black Sabbath, o que mais gosto! E é o primeiro disco de heavy metal da humanidade!

 1

Em 1969, a banda, que ainda usava o nome Earth, resolveu mudar o nome para Black Sabbath, porque havia outra banda com o mesmo nome. Black Sabbath era uma homenagem ao filme clássico de 1963, dirigido por Mario Bava. Em dezembro de 1969, eles gravaram e lançaram seu primeiro compacto, "Evil woman". Em janeiro de 1970, a banda gravou e mixou as outras sete faixas que apareceriam em seu primeiro LP. Diz o guitarrista Tony Iommi: "Entramos no estúdio e fizemos tudo num dia só: tocamos nosso repertório daquele tempo e pronto. Achamos até que um dia era tempo demais (para gravar um disco), então viajamos no dia seguinte para tocar na Suíça por um cachê de 20 libras".

 2

Tudo no disco é sinistro, a começar pela capa! E o som começa quase que como um filme de terror com sinos badalando, letras falando de morte e escuridão, clima sombrio e tempero fúnebre, tudo era assustador no disco, um clássico!

Adoro esse disco e lembro-me de sempre que estava meio chateada com algo o colocava pra tocar bem alto - mil perdões por isso vizinhos!

> Tony Iommi - guitarra
> Geezer Butler - baixo
> Ozzy Osbourne - voz, harmônica
> Bill Ward - bateria

1. "Black Sabbath" Iommi / Osbourne / Ward / Butler
2. "The Wizard" Iommi / Osbourne / Ward / Butler
3. "Behind the Wall of Sleep" Iommi / Osbourne / Ward / Butler
4. "N.I.B." Iommi / Osbourne / Ward / Butler
5. "Evil Woman" (cover de Crow) Wiegard / Wiegard / Wagner
6. "Sleeping Village" Iommi / Osbourne / Ward / Butler
7. "Warning" (cover de Aynsley Dunbar Retaliation) Dunbar

 3

Existem várias versões desse álbum, dependendo da versão, os nomes aparecerão diferentes, mas essa é a única diferença. A versão europeia tem "Evil woman" como a primeira faixa do lado B, enquanto a versão americana tem "Wicked world".

Na foto abaixo uma curiosidade, a locação da capa do álbum.

 4

Fica em Mapledurham Watermill, em frente ao Rio Thames, em Oxfordshire, na Inglaterra

 6

Por Márcia Tunes  –  marciatunes@gmail.com

2 Comentários

×

×

×

  • Márcia Tunes

    Marcelo o que acontece é que nunca vi o Led como uma banda de heavy , então...
    Mas isso é uma opinião pessoal... Quando escrevo não falo em verdades absolutas, apenas falo o que penso e sinto e posso e devo estar errada muitas vezes.

  • Marcelo Mello

    Esse é, realmente, um disco sensacional!... Mas discordo veementemente de que seja "o primeiro disco de heavy metal da humanidade!". Não é questão de gosto, mas este título, sem qualquer sombra de dúvidas é do disco de estreia do Led Zeppelin, álbum homônimo gravado a partir de outubro de 1968 e lançado em janeiro do ano seguinte. E "Dazed and Confused" é a faixa que permitiu cunhar a expressão heavy metal... Báscico dos báscicos na História do Rock.