Publicidade

Premiação 2026

Progressivo Sinfônico

Poços & Nuvens: universo de letras e melodias delicadas

Banda gaúcha, com dois CDs lançados e projeção internacional, coleciona elogios da crítica especializada

Música  –  30/11/2012 20:40

535

(Fotos: Divulgação)

Grupo começou como trio em 1986, depois

virou quinteto e em 1998 gravou seu primeiro CD

 

A primeira vez que ouvi Poços & Nuvens foi por acaso e faz muito tempo, tanto que nem lembro ao certo. Lembro-me de ficar impressionada com a delicadeza das letras e melodias, gostei muito do nome da banda também, uma ideia bacana de chão e espaço. Quando ouvi o grupo ainda não havia CD lançado, ouvi músicas soltas em um site especializado em bandas novas. Hoje a banda é universal, ainda bem! 

Banda gaúcha, com dois CDs lançados e projeção internacional talvez desconhecida por muitos, porém no exterior receberam da crítica especializada muitos elogios em revistas dos EUA, Europa, Japão, Nova Zelândia e Uzbequistão. O grupo começou como um trio em 1986, depois virou um quinteto e em 1998 gravou seu primeiro CD, “Ano veloz outono adentro”, que foi considerado um dos melhores discos do ano pela critica especializada.

O que dizem os especialistas em música 

Na Itália, país de excelência no rock progressivo, o primeiro disco da banda foi considerado como "Um dos três melhores trabalhos de estreia do ano" e ainda "Uma verdadeira obra instrumental, um disco como não se faz mais hoje em dia. Uma ocasião única para se escutar um progressivo sinfônico originalíssimo..."

No ano de 2001, a banda ganhou um sexto integrante, a violinista Iva Giracca, e então a banda gravou o seu segundo CD, "Província universo" (2001/02). Esse trabalho, lançado pelos selos Musea e Rock Symphony, obteve reações ainda mais positivas de revistas especializadas mundo a fora.

"Poços & Nuvens é uma das melhores bandas brasileiras que eu já ouvi (se não a melhor)" Progressor, Uzbequistão.

"A audição deste álbum é imensamente prazerosa do começo ao fim. Os vocais em português não desmerecem o trabalho como um todo que flui em passos incrivelmente suaves, e certamente deve interessar a muitos, se não a todos amantes do rock progressivo. Se você está interessado em ouvir o que o mundo latino-americano tem para oferecer a respeito de rock progressivo, então este é um bom álbum de onde começar" The Dutch Progressive Rock Page, Holanda. 

"Província Universo possui, de fato, todos os elementos para se tornar em pouco tempo um pequeno clássico do progressivo sinfônico" Luciano Costarella - Eventyr Records, Itália.

1 

Gérson Werlang: músico,
poeta e compositor

2

Edgar Sleifer: flautista,
guitarrista e compositor 

3

Sávio Werlang: tecladista

4

Carlos Netto: baterista

5

Alan Garcia: baixista 

6

Iva Giracca: violinista formada
pela UFSM, é atualmente
violinista da Orquestra
Sinfônica de Santa Catarina

6

Rodrigo Bernardon: natural
de Passo Fundo, RS, é baterista
da Poços desde 2001

7

Chico Gonçalves: baixista e
mais novo integrante da banda,
natural de Santa Cruz do Sul - RS
 

> Site da banda 

Por Márcia Tunes  –  marciatunes@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×