Publicidade

Premiação 2026

Hora de se Programar

Janeiro: é tempo de se preparar para o Rock in Rio

Produção do evento confirmou as contratações de Bruce Springsteen, Ben Harper, George Benson, Iron Maiden, Avenged Sevenfold, Mettalica, Sepultura, Slayer, Ghost, Tambour du Bronx, Ivan Lins, Alice in Chains e Muse

Música  –  02/01/2013 15:14

695

(Foto: Divulgação)

Produção ainda negocia com artistas nacionais

e internacionais, como Miley Curus e Beyoncé

 

Janeiro é um bom mês para planejar, pensar em tudo que podemos fazer durante o ano que começa. Então, que tal ir se preparando para os grandes eventos musicais, como o Rock in Rio, por exemplo? Veja as bandas já confirmadas e fique atento às datas de venda dos ingressos. A produção do evento confirmou as contratações de: Bruce Springsteen, Ben Harper, George Benson, Iron Maiden, Avenged Sevenfold, Mettalica, Sepultura, Slayer, Ghost, Tambour du Bronx, Ivan Lins, Alice in Chains e Muse. E segue negociando com artistas nacionais e internacionais, como Miley Curus e Beyoncé.

Falando um pouco do Rock in Rio, eu nunca entendi o Rock in Rio Lisboa, por exemplo, sem querer falar mal do evento, que é um dos poucos no mundo que ainda reúne bandas e fãs em vários dias de festa, e como todos os eventos de grande porte tem muitos problemas. Mas o motivo do Roberto Medina ter mantido o nome Rock in Rio em Lisboa ou Espanha isso eu não entendi. Pra manter a marca? Mas, convenhamos, Rock in Rio Lisboa fica um tanto ao quanto esquisito! Mas enfim... Este ano teremos também o Rock in Rio Argentina? Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 12 edições, quatro no Brasil, cinco em Portugal e três na Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.

Uma pena mesmo é um evento deste tamanho não dar uma maior visibilidade a bandas novas, criar um palco específico para mostrá-las, dando espaço a muitas excelentes que poderiam ter uma maior projeção, se participassem de um evento com esse. Um palco que explorasse a dinâmica com shows menores e um maior número de bandas em exposição em horários alternativos, e não nos mesmos horários de outros palcos, horários mortos dentro do evento, mesmo que no meio da madrugada. Quem está na chuva quer mais é ficar molhado e a garotada de bandas novas nem liga se o show é às 22h ou 4 da madrugada, o lance é tocar! Mas quando falo bandas novas, são as novas mesmo, aquelas que não participaram ainda de nenhum evento mega importante de nível internacional, como o Rock in Rio. Algumas muito melhores do que muitas famosas, eu mesma poderia organizar esse palco sem problema algum. Há lista de excelentes bandas que conheço e a maioria que desconhece é gigantesca. Garanto que seria um sucesso!

Admiradores da banda Dorsal Atlântica criaram uma página para o grupo no Facebook. Lá, entre outros acontecimentos, existe um abaixo-assinado solicitando à organização do evento um espaço dentro do festival para a banda. Confira o texto e participe do abaixo-assinado:

“Nós, através desse abaixo-assinado, viemos solicitar à organização do Rock in Rio, evento a ser realizado no Brasil no mês de setembro de 2013, a inclusão da Dorsal Atlântica no line-up de bandas para o festival, devido ao seu pioneirismo, ousadia, qualidade musical e trajetória no cenário musical brasileiro".

"Em 2012, depois de 12 anos, a Dorsal Atlântica voltou às atividades a partir de uma campanha de crowdfunding, onde os próprios fãs da banda financiaram a gravação de um disco inédito. Desde a sua origem, a Dorsal sempre quebrou paradigmas e esteve um passo à frente do seu tempo. Um exemplo claro de resposta do público para com a banda foi o abaixo-assinado que possibilitou a sua inclusão no Monster Of Rock - o principal festival de heavy metal do Brasil, em 1998".

Atitudes como essa deveriam ser desnecessárias, se a organização do evento estivesse mais atenta ao cenário rock do país e do mundo, onde outras bandas muito interessantes deveriam ter acesso a um espaço em um mega evento como esse, que tem por obrigação dar visibilidade a bandas novas - o que não é o caso da Dorsal Atlântica, uma banda com mais história do que o próprio festival.

Vendas de ingressos recomeçam em abril de 2013

Local: Cidade do Rock. Endereço: Avenida Salvador Allende, sem número - Barra da Tijuca (ao lado do Riocentro). Datas: Dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013. Mais informações

O festival em suas edições pelo mundo 

> 1985: Rock in Rio - Brasil/Rio de Janeiro
> 1991: Rock in Rio II - Brasil/Rio de Janeiro
> 2001: Rock in Rio III - Brasil/Rio de Janeiro
> 2004: Rock in Rio Lisboa - Portugal/Lisboa
> 2006: Rock in Rio Lisboa II - Portugal/Lisboa
> 2008: Rock in Rio Lisboa III - Portugal/Lisboa
> 2008: Rock in Rio Madrid - Espanha/Madrid
> 2010: Rock in Rio Lisboa IV - Portugal/Lisboa
> 2010: Rock in Rio Madrid II - Espanha/Madrid
> 2011: Rock in Rio IV - Brasil/Rio de Janeiro
> 2012: Rock in Rio Lisboa V - Portugal/Lisboa
> 2012: Rock in Rio Madrid III - Espanha/Madrid 

Previstas novas edições em: 

> 2013: Rock in Rio V - Brasil/Rio de Janeiro
> 2014: Rock in Rio Lima - Peru/Lima
> 2014: Rock in Rio Buenos Aires - Argentina/Buenos Aires
> 2014: Rock in Rio Lisboa VI - Portugal/Lisboa
> 2015: Rock in Rio VI - Brasil/Rio de Janeiro 

Tudo sobre o Rock in Rio

Por Márcia Tunes  –  marciatunes@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Xan

    O nome Rock in Rio é um nome totalmente estranho para um festival que tem vários estilos em seu line up (e não somente o rock) e que acontece em outros lugares (não somente no RJ).